O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 89 —

lhos do Districto Administrativo de Coimbra. Procedeu ao mesmo exame com todo o cuidado e escrupulo, e ficou habilitada para submetter á vossa deliberação o seu Parecer a respeito de cada um dos ditos Circulos.

17. Circulo — Coimbra.

Compõe-se dos Concelhos de Ançã, Cadima, Cantanhede, Condeixa a Nova, Coimbra, Mealhada, Miranda do Corvo, Penacova, Penella, Semide, Tentugal, e Santo Varão, para eleger 5 Deputados.

Foi dividido em 21 Assembléas, funccionando unicamente 20; porque na de Febres, Concelho de Condeixa a Nova, me houve eleição.

Das Actas parciaes, comparadas com a do apuramento geral, consta que o numero total dos votantes fôra de 5:491, sendo necessarios 1:373 votos para poder ser eleito.

Não consta que houvesse irregularidade que altere o resultado da votação. Os Cidadãos mais votados foram os Srs.:

Basilio Alberto de Sousa Pinto, com 8:367 votos.

Justino Antonio de Freitas..........3:195»

Francisco José Duarte Nazareth......3:183»

Thomaz de Aquino de Carvalho..... 3:106

Julio Gomes da Silva Sanches....... 2:886»

Parece por tudo á Commissão que as eleições deste Circulo devem ser approvadas, sendo desde já proclamados Deputados os Srs. Bazilio Alberto de Sousa Pinto, Justino Antonio de Freitas, e Thomaz d'Aquino de Carvalho, que apresentaram os seus diplomas, e que eslão legaes;

N. B. A assignatura dós illustres Membros da Commissão vai depois do Parecer sobre o Circulo 19.º — Figueira.

O Sr. Louzada: — Ha aqui um ligeiro erro de imprensa; aonde se diz — porque na de Febres, Concelho de Condeixa a Nova, deve dizer-se na de Febres, Concelho de Cantanhede. Isto é um erro de imprensa, e que nada vale; mas é bom que se rectifique, para que se não diga que não se examinou isto com cuidado.

E pondo-se logo á votação o Circulo 17.º — Coimbra. — foi approvado.

O Sr. Presidente: — A ordem do dia para amanhã é a continuação do resto dos Pareceres que não foram hoje votados, e eu peço aos illustres Deputados eleitos que façam a diligencia possivel, a ver se nos podemos reunir em numero ás 11 horas para começarmos os trabalhos; eu posso asseverar á Junta que muito antes das 11 horas me acho dentro deste recinto. Está levantada a Sessão. — Eram quatro horas da tarde.

O 1.º REDACTOR

J. B. GASTÃO.