O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

n.° 16

SESSÃO DE 21 DE JANEIRO DE 1859

PRESIDENCIA DO SR. M. A. VELLEZ CALDEIRA

SECRETARIOS OS SRS.

Miguel Osorio Cabral '

Bernardino Joaquim da Silva Carneiro

Chamada — presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Azevedo e Cunha, Sá Nogueira, Heredia, Dias de Azevedo, Avila, Barros e Sá, Fontes Pereira de Mello, Pequito, Rodrigues Sampaio, Antonio de Serpa, Telles de "Vasconcellos, Pinto Carneiro, Xavier da Silva, Dias e Sousa, Barão das Lages, Bernardo de Serpa, Carlos Bento, Conde de Rio Maior (D. Antonio), Conde de Valle de Reis, Garcia Peres, Silva Cunha, Palha, Faustino da Gama, Mousinho de Albuquerque, Costa Lobo, Tavares de Carvalho, Polido, Castro e Lemos, Pereira da Silva, Pegado, Guilhermino de Barros, Palma, Sant'Anna e Vasconcellos, Gomes de Castro, Costa Xavier, Santos Silva, Fonseca Coutinho, Vaz Preto, Almeida Pessanha, Ferreira de Mello, Simas, Pinto de Magalhães, Lobo d'Avila, Barbosa da Silva, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Reis e Vasconcellos, Casal Ribeiro, Mendes Leal Junior, Sampaio e Mello, Julio Ferreira, Rebello da Silva, Luiz de Castro, Almeida Junior, Pinto Martins, Paulo Romeiro, Rebocho, Campilho, Placido de Abreu, Pitta, Sebastião de Carvalho, e Visconde de Porto Covo de Bandeira. 11

Não compareceram — os srs. Gouveia Osorio, Lousada, Seabra, Couceiro, Sousa Sampaio, Barão de Almeirim, Barão da Torre, B. C. do Amaral, Seixas e Vasconcellos, Pinto Coelho, Cesario, Barroso, F. C. do Amaral, Chamiço, Pinto Tavares, Faria Junior, Cabral de Barros, Sousa Machado, Moraes Carneiro, Judice, Luz, Silveira e Menezes, Justino Pinto Basto, Correia Caldeira (Luiz), Browne, Julio Guerra, Balthasar de Campos, Charters, Nogueira Soares, Visconde da Carreira (Luiz), e Visconde de Portocarrero.

Abertura — á meia hora da tarde. Acta — approvada.

DECLARAÇÕES

1.ª — Do sr. Sampaio e Mello, de que, por motivo justificado, não póde assistir á sessão de 19 do corrente.

A camara ficou inteirada.

2.ª - Do sr. Pinto de Albuquerque, de que, por incommodo de saude, não póde assistir ás sessões de 19 e 20 do corrente.

A camara ficou inteirada.

3.ª — Do sr. Pequito, de que, por justo motivo, faltou ás sessões de hontem e de quarta feira.

A camara ficou inteirada.

4.ª — Do sr. Bivar, de que, por motivo justificado, não póde assistir á sessão de hontem.

A camara ficou inteirada.

5.ª — Do sr. Paulo Romeiro, de que não compareceu nas duas ultimas sessões por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

6.ª — Do sr. Bernardino Carneiro, de que o sr. conde de Rio Maior não compareceu ás duas ultimas sessões por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

7.ª — Do sr. Vaz Monteiro, de que, por motivos justificados, não póde comparecer ás sessões dos dias 17, 18 e 19 do corrente mez.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA

OFFICIO

Do ministerio da marinha e ultramar, acompanhando uns documentos pedidos pelos srs. Arrobas e Abranches. Para a secretaria.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

REQUERIMENTO

Não se achando completamente satisfeitos os pedidos que se fizeram ao governo, sobre a remessa da correspondencia recebida e expedida no ministerio da marinha e ultramar, porque entre os documentos remettidos pelo mesmo governo á camara se não acham os meus officios de julho e agosto de 1858, nem as copias das portarias que em virtude d'elles foram expedidas, e o officio ou officios respectivos do governador geral de Cabo Verde; bem como o officio do governador geral de 3 de dezembro ultimo, e portaria do ministerio da marinha de 27 de outubro ultimo a que se refere a portaria do ministerio da marinha e ultramar de 4 de janeiro corrente, publicada no Diario do Governo de 6 do corrente mez: requeiro que, com urgencia, se peça ao governo, remetta a esta camara toda a correspondencia recebida e expedida no ministerio da marinha e ultramar, sobre a escassez actual de subsistencias em Cabo Verde, desde 6 de julho de 1858, para servir de esclarecimento na discussão da proposta do governo sobre a mesma materia. Sala das sessões da camara dos srs. deputados, em 21 de janeiro de 1859. = O deputado por Cabo Verde, Antonio Maria Barreiros Arrobas.

Foi remettido ao governo.