O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

16.ª SESSÃO

EM 25 DE MAIO DE 1908

SUMMARIO. - Lida e approvada a acta dá-se conta do expediente que consta de vários officios. - Teem segunda leitura diversos projectos de lei, que são enviados ás commissões respectivas. - Usa da palavra o Sr. Alexandre de Albuquerque referindo-se ás colonias portuguesas no Brasil e na California, respondendo-lhe o Sr. Ministro dos Estrangeiros (Wenceslau de Lima). - O Sr. Rodrigues Nogueira apresenta um memorial do Sr. Alvaro Andréa, sobre o qual faz diversas considerações a que responde o Sr. Ministro da Marinha (Augusto Castilho). - Os Srs. Lourenço Cayolla e Álvaro Penalva participam a constituição das commissões de redacção e marinha, respectivamente. - Presta juramento o Sr. Mario Monteiro. - Usa da palavra sobre o credito agricola o Sr. João Ulrich. - Varios Srs. Deputados mandam para a mesa alguns papeis. - O Sr. João de Menezes apresenta um assunto urgente que a Camara não approva.

Na primeira parte da ordem do dia (eleição de commissões) são eleitas as commissões de negócios externos, commercio, e petições. - O Sr. Conde de Castro e Solla participa a constituição da commissão de legislação criminal, e o Sr. Alberto Navarro a de legislação civil.

Na segunda parte da ordem do dia (resposta ao Discurso da Coroa) usa da palavra o Sr. Brito Camacho, que combate o projecto, defendendo-o em seguida o Sr. Ascensão Guimarães. - O Sr. Presidente participa á Camara que pediram a palavra para antes de se encerrar a sessão oito Srs. Deputados; a Camara approva que lhes seja dada a palavra. - Os Srs. Moreira Júnior, Claro da Ricca, Visconde de Coruche, Carlos Ferreira, Antonio Osorio e Affonso Costa apresentam varios telegrammas em que se pedem providencias sobre a crise agricola e cerealifera, a que responde o Sr. Ministro das Obras Publicas. - O Sr. Almeida de Eça, Brito Camacho, João de Menezes e Pereira do Valle trocam explicações sobre o pedido de urgencia para o inquerito á marinha portuguesa.