O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

310

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

alcance, que andam estudando, de viação publica principalmente, que é o mais urgente e fecundo melhoramento material que esperam aquellas regiões.

Temos a expedição scientifica da exploração africana, cuja proposta, apresentada pelo meu illustradissimo antecessor, achei sobre a mesa o fiz votar nas duas casas do parlamento. Depois: não me viram todos na presidencia da commissão central permanente de geographia sinceramente empenhado em orgarnisar e preparar a expedição (Apoiados.), que emfim partiu e começou, já o seu penoso itinerario? E a proposito vem dar d'ella noticias á camara, que ha de desejar conhecel-as, chegadas ha poucos dias por um officio do governador geral de Angola, que vou ler (leu e continuou); disse-se, segundo me informaram, que tinhamos abandonado os exploradores africanos.

Aqui tem a camara, n'este documento, a formal contradicção d'essa arguição. Não os abandonámos, sr. presidente, demos para o ultramar as ordens mais energicas para serem auxiliados e protegidos por todos os modos e maneiras que coubessem nos recursos da nossa auctoridade (O sr. Costa e Silva — Apoiado.) como encarregados de uma commissão, que póde resolver-se em factos muito importantes para a honra e gloria da patria e para o progresso da civilisação colonial.

Sr. presidente, eu queria ir mais longe, mas não posso. Queria ir á India e a Lourenço Marques ver em que se tinham embaraçado os projectos dos caminhos de ferro do Mormugão á região algodoeira da India ingleza, e de Lourenço Marques ao Transwall. Faria tambem uma visita á missão evangelica do lago Nyassa, e atravessaria o continente para vir ao Zaire, por me dizerem que o illustre deputado tratou estes dois pontos, com quanto ignore o que sobre elles ponderou. Estimaria tambem dizer alguma cousa sobre a marinha militar e mercante, no que tem de commum com os interesses coloniaes.

Mas estou muito fatigado, não posso já articular uma palavra, tão incommodado me sinto. (Apoiados.) Se tiver de vir para uma d'essas cadeiras, e houver occasião; então me explicarei, e com mais liberdade e franqueza do que o posso fazer d'este logar. (Apoiados.) Peço desculpa á camara, e termino aqui.

Vozes — Muito bem.

(O orador foi comprimentado por muitos srs. deputados de todos os lados da camara.)