O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

APPENDICE Á SESSÃO DE 14 DE MAIO DE 1890

O sr. Coelho de Campos: - Sr. presidente, tive a honra de pedir a palavra na sessão de segunda feira, e hontem; mas a inscripção não permittiu que usasse d'ella.

Pedi a palavra n'essa occasião para fazer algumas observações é associar-me ao meu illustre conterraneo o sr. José Victorino, relativamente ao pedido que s. exa. fez de uma parcella de terreno pertencente ao ministerio da guerra; e a installação do correio do Vizeu Com relação ao projecto de lei que s. exa. apresentou, não tenho objecção nenhuma a fazer, tanto mais que já em tempo, em uma das anteriores legislaturas, tive occasião de apresentar um projecto n'este sentido, e sinto não estar presente o sr. ministro da guerra, porque desejaria chamar a sua attenção para este negocio, de pequeno valor para o thesouro, e de grande interesse para o embellezamento de Vizeu.

Com relação ao correio é que eu tenho divergencias na opinião do meu illustre
conterraneo; sinto não ver presente o sr. ministro das obras publicas, por cuja pasta corre, este assumpto. O sr. José Victorino pediu que, em vista do mal accommodado que está o correio d'aquella cidade, se tirassem ao instituto agricola duas salas, em que elle tem o seu museu.

Allegou s. exa. para isso que as casas que estão occupa das pelo correio são insalubres, e que já lá tinham morrido quatro ou cinco empregados. Em primeiro logar devo dizer a v. exa. e á camara, que a casa em que estilo installados estes dois estabelecimentos é uma das mais vastas da cidade; pertenceu a uma das familias mais opulentas d'aquella terra, que ha poucos annos a vendeu ao governo. Esta compra foi feita nas condições mais vantajosas de preço, porque é tão grande e apparatosa que ali se alojaram Suas Magestades e Altezas quando era 1882 foram a Vizeu. Custa crer em taes condições de insalubridade, que ali se não possa accommodar o pessoal do correio, e que se attribua á casa a mortandade dos empregados, mortadade por mim ignorada.

Desculpe-me s. exa., que é medico, que, ainda assim, divirja da sua opinião.
O que posso assegurar a v. exa. é á camara é que na epocha em que eu frequentava aquella casa, que era de uma das mais distinctas familias d'aquella cidade, havia cocheiras e cavallariças e ninguem se queixava de insalubridade, e actualmente que está servindo unicamente para aquellas repartições, melhores serão as suas condições hygienicas.

Alem d'isso succede que quando aquella casa foi adquirida pelo governo, o meu amigo, o sr. conselheiro Emygdio Navarro, então ministro das obras publicas, mandou dois funccionarios, que a camara conhece perfeitamente, para fazerem as installações do correio e da escola agricola. Para ali foram estes dois funccionarios de reconhecida e notoria competencia, os srs. Alfredo Pereira e Elvino de Brito.

Parece-me que estes dois cavalheiros suo competentissimos para julgar com acerto da installação de qualquer dos dois estabelecimentos.

No entretanto é possivel que o correio possa estar em melhoras condições, ao que eu não mo opponho. O que eu desejava, e para isso chamaria a attenção do sr. Ministro das obras publicas, se s. exa. estivesse presente, era que sobre estivesse sobre qualquer providencia a tomar, até estar devidamente informado; mas visto s. exa. estar ausente d'esta casa, peço ao seu collega da instrucção publica queira ter a bondade de o prevenir d'este meu desejo.
Em primeiro logar, o sr. ministro das obras publicas tem na secretaria do seu ministerio dois empregados que foram installar aquella repartição, e em segundo logar estes individuos são competentes para poderem informal-o com inteira verdade.

O pedido que eu queria fazer ao sr. ministro das obras publicas era que não cedesse as duas salas para o correio sem primeiro por construcção, ou por qualquer outra forma, fazer a acquisição de uma casa onde possa realisar-se a exposição dos productos agricolas.

Como v. exa. e a camara comprehendem perfeitamente em um instituto d'esta natureza, onde se estão fazendo ensaios de todas as culturas que se podem apropriar áquelle solo, é indispensavel que as sementes, os productos do taes culturas, estejam bem expostos, de maneira que os visitantes possam vel-os, examinal-os e adquiril-os. Mas pegar nas sementes dos diversos productos agricolas, que estão ali arrumados e pol-os em uma loja ou em qualquer outro logar improprio, onde o publico não possa vel-os o examinal-os, não me parece conveniente.

Installe-se melhor o correio, tirem-se muito embora as duas casas á escola agricola; mas primeiro adquira o sr. ministro das obras publicas ou faça construir uma casa, o que não trará um grande despendio, n'um annexo qualquer da quinta, onde se estabeleça o museu, a que ellas eram destinadas.

Sinto que s. exa. não esteja presente porque desejava pedir-lhe que quando tivesse occasião visitasse aquelle instituto. E natural que gostasse de ver a forma como tem prosperado, as vantagens que hoje todos lhe reconhecem e outras que mais tarde lhe hão de reconhecer os mais incredulos.
Parece-me inconveniente que á custa de um estabelecimento que dá uma grande esperança, porque a grande esperança do paiz é a agricultura, se vá beneficiar outro, que o póde ser de outra forma, como eu já indiquei. (Apoiados.)

É provavel que o sr. ministro das obras publicas queira ver esses differentes institutos, que; na minha opinião, merecem toda a protecção e desenvolvimento, como se lhes dá em toda a parte onde ha verdadeiro amor pela agricultura, porque estes institutos não foram inventados no nosso paiz, mas sim importados de outros onde têem prosperado ,e as suas vantagens têem sido reconhecidas pelos homens competentes.(Apoiadas.)

Era isto simplesmente que queria dizer e novamente peço ao sr. ministro da instrucção publica a fineza de, quando estiver com o seu collega, lhe apresentar esta singela exposição.

Desejava tambem dirigir algumas perguntas ao sr. ministro da justiça; mas, como s. exa. não está presente, reserve-me para o fazer em outra occasião.