O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 204 )

Keal; e de algumas reducçõés^tn alguns vencimen* tos do mesmo Conservatório. -

.É esta a única economia das que se dizem feitas pelo Ministro do Reino, a que se pôde applicar alguma razão -de necessidade; por isso mesmo que, feita.reducção mais tarde,^só prevaleceria d'ahi para diante, e a despeza até «mão continuaria a fazer-se. E valerá isto a violação da Carta? -; Sr. Presidente, eu tenho de continuar na. analyse das cifras; mas >ja é tarde. Espero, que a Camará

consentirá, que eu use do mesmo direito, de que lêem usado alguns Srs. Deputados, reservando-me a palavra para a Sessão seguinte (Apoiado).

O Sr. Presidente: — A Ordem do Dia é a mesma de hoje. Está levantada a Sessão. — Eramjcinco ho~ rãs da tarde.

O 1.° REDACTOR ,

J. B. GASTAO

N.° ia

Sessão í»* 25 òt Jatwr0

1843.

'C*

•Presidência do Sr. Agostinho Albano ( V~ice~Presidente.)

'hamáda~-Presentes 87 Srs. Deputados. Abertura—Pouco depois do meio dia. . j2cta— Approvada sem discussão.

CORRESPONDÊNCIA.

Ministério dos Negócios ^eclesiásticos e de Justi* f a: —Um officio pedindo uma relação nominal dos Srs. Deputados, que exercem empregos públicos da competência daquelle Ministério, declarando-se se optam pelo respectivo ordenado, se pelo subsidio como Deputados; declarando-se mais, no ultimo caso, desde quando lhe começou a ser abonado o dito subsidio, a fim de ser-lhes liquidado o seu vencimento na conformidade da Carta de Lei de 16 de Novembro de 1841.— Foi para a Secretaria para se lhe dar cumprimento.

Um officio do Sr. Deputado Mari% Coelho: —Participando que não tem comparecido na actual Sessão por motivo de moléstia, mas que se apresentará logo que possa. — A Gamara ftcou inteirada.

Outro do Sr. Deputado'/lffonseca: ~- Participando que não comparece á Sessão de hoje, e talvez a mais algumas por motivo de-incommodo de saúde. •—- A Camará ficou inteirada.

Uma Representação da Camará Municipal d'Al-JMStrel, Districto de Beja, apresentada pelo Sr. De-,putado Sobrinho;, — contra, o Contracto .das Saboa-rias. — A1 Commissão de Fazenda.

Outra, apresentada pelo mesmo Sr, Deputado, -da Camará Municipal de Castro Verde, sobre o naes-jno objecto. — A' mesma Commissão. , Outra, apresentada pelo mesmo Sr. Deputado, ,da Camará da Villa da Vedigueira, pedindo que se não alterem as demarcações daquelle Concelho.— •d' Commissão d' Estatística*

• Outra, apresentada pelo mesmo Sr, Deputado, da Camará Municipal d'Alrnpdovar, contra o Contracto das Saboarias. — A* Commissão de Fazenda.

Outra, apresentada pelo Sr. Gorjão Henriques, ,da Camará Municipal d'Alíer do GÍião, em^que o Projecto de Lei, tendente a promover o livre fabrU co do Sabão, e apresentado em Sessão d'a 5 de Setembro de 184$ pelo Sr-. Palmeiro, seja convertido em Lei. — A1 Commissão de Fazenda.

Cinco representações das Camarás Munrcipaes de Villar de Maçada, Regoa . Armamar, Prevozende, e da Associação do Douro, pedindo providencias .para o Paiz do .Douro. — Foram todas apresentadas

pelo Sr. Silva e Cunha. — A* Commissão Especial dos vinhos.

Outra da Camará Municipal de Borba , apresen-tadada pelo Sr. J. B. de Sousa, pedindo a extinc-cão das Recebedorias.—J? Commissão de Fazenda.

Outra da Camará Municipal do Peso da Regoa, apresentada pelo Sr. Deputado Teixeira de Moraes, pedindo a creação de uma Companhia de Bombeiros.— A Commissão'de Administração Publica.

Outra da mesma Camará, apresentada pelo mesmo Sr. Deputado, pedindo a edificação de umaCa-dêa. — A mesma Commissão.

Outra dos Alumnos da Escola Medico-Cirurgi-ca do Porto, apresentada pelo Sr. Pcssanha, ern que pedem a modificação do Projecto de Lei, apresentado pelo Sr. J. M. Grande sobre estudos, e que se lhe confira um grau académico. — //' Commissão de Instrucção Publica.

Teve segunda leitura o segui íe

REQUERIMENTO.— Requeiro que se peça ao Governo, pelo Ministério da Fazenda, uma relação das quantidades de vinhos, que desde o L° de Janeiro de 1839 ate 31 de Dezembro de 18|<_2 que='que' com='com' de='de' gaia='gaia' cidade='cidade' silva='silva' dos='dos' verde='verde' do='do' despachados='despachados' districto='districto' declaração='declaração' cunha.='cunha.' porto='porto' vinho='vinho' para='para' _='_' nova='nova' maduro='maduro' foram='foram' e='e' p='p' douro.='douro.' consumo='consumo' na='na' villa='villa'>

Foi approvado sem discussão.

Teve igualmente segunda leitura o seguinte

REQUERIMENTO. —Muitos e interessantes foram os objectos de que esta Camará se occupou na,Sessão passada": entre ellesapprovou-se o contracro acerca do melhoramento da navegação do Mondego e deséntupimentodesuaFoz na Figueira: foigeralmen-.te bem recebido o Projecto de communicações, que abrangendo asprincipaes povoações deste Reino, devem facilitar e desenvolver o nosso Commercio interior; Projectos que ambos foram apresentados por um 5Ilustre Deputado, um dosornamentos desta Camará : manifestaram-se em fim os mais sinceros desejos de melhorar a Fazenda, Nacional, por meio de reformas bem entendidas.

Não é com tudo menos digno desta Camará e do Governo de Sua Magestade traclar durante a paz dos meios necessários que em todo o tempo ponham a Nação em estado de repellir qualquer invasão estrangeira.