O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(1)
N.° 17. I ãzcsmo ^xc$*x*toxi& %\ to Panaro 1848.
Preiidcncia do Sr. Bispo Eleito de Castello Branco (Decano).
v> hamada. — Presentes 60 Srs. Deputados eleitos.
Abertura. — Meia hora depois do meio dia. Acta. — Approvada.
correspondência.
Officios.— 1." Do Ministério do Reino, remelten-do a copia da exposição confidencial, porque pede a sua exoneração o ex-governador civil de Vianna, Francisco Manoel da Costa, exposição que linha sido requisitada por esla Junta.
Q."—Do mesmo Ministério remeltendo o autho-.grafo da Lei de 30 de Junho de 1843 sobre as obras de communicação, e meios para a sua execução.
3.°— Do Sr. Deputado eleito, Baptista Lopes, participando que por incommodo de saúde não compareceu á sessão d'hontem, nem pôde comparecer á de hoje.
4.°— Do Sr. Depulado eleito pelo Douro, João José Ferreira da Silva, expondo, que em razão do seu mau estado de saúde e negócios privados não pode comparecer, e sollicita lhe seja acceita a resignação do seu mandato de Deputado. — Fica sobre a Aiesa para depois de consliluida a Camara.
O Sr. Meircllcs Guerra: — Mando para a Mesa o meu Diploma de Depulado pela Provincia de Traz-os-Monles; peço a V.Ex." que haja de o mandar remei ter á competente commissão para dar o Seu parecer.
O Sr.'Pereira dos Reis: — Acabo de receber uma carta do Sr. Deputado Antonio Vieira d'Araujo, em que me participa que por motivos urgentes e ponderosos não pôde por ora comparecer á sessão, o que fará logo que esses motivos desappareçam.
O Sr. J. hidoro Guedes:—Mando para a Mesa os Diplomas do Sr. Deputado pelo Douro, e Traz-os Montes, Francisco José da Costa Lobo. .
O Sr. Barão d'Ourem:—O Sr. Depulado Hen-r rique de Mello Arvellos encarregou-me de mandar para a Mesa o seu Diploma, e de participar que por motivos de moléstia não pôde comparecer hoje á sessão.
ordem do dia.
Continua a discussão do Parecer da 3.* Commissão sobre as eleições do Algarve. O Sr. J. Jzidoro Guedes: — Sr. Presidente, não pensava que a palavra me compelia Ião cedo, e re-servava-me para entrar um pouco mais tarde na discussão, esperando que outros Oradores deslelado, e que rnuilo melhor doque eu podiam desempenhar a tarefa de que estamos encarregados, houvessem de responder a algumas das observações feitas pelos Oradores que honlem nos combateram; mas já que me loca a mim, eu o farei com toda a placidez d'ani-mo, e procurarei em todas as minhas expressões não ofíender, nem de leve, os Srs. Deputados, ainda aquelles que talvez com mais algum fogo do que cabia á Voi.. 1.°— J„neiro — 1848.
brandura das provocações feitas, responderam ás nossas objecções.
O illustre Deputado que se me seguiu a fallar, inquestionavelmente um dos ornamentos desta Casa, uma pessoa de grandes talentos, e de grandes conhecimentos foi severo em demazia para com os Depu-ludos que se sentam nestes logares. O illuslre Depulado fez-me a honra de responder a algumas das expressões do meu discurso não as comprehendendo talvez bem, por não terem sido expostas com toda