O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

258

de i rãs cm cada casa, estas casas sito muilo pequenas, e ha nellas falta de todo o conforto. Nós aqui somos de todas as orca t. u rã s que figuram na Scejia Política as mais mal Inict.adas. Eu peço que V. Ex.a dispondo de todos os meios de que pode dispor, se pôde dispor de alguns, ou recommendando ;io Sr. Ministro do Reino, se ello também tem meios para _ isso, tracto de fazer alguns melhoramentos na Casa" — os melhoramentos convenientes para se poderem reunir as Secções—; e também que escolha uma casa para se poderem fazer as reuniões de todo o Corpo Parlamentíir, e os sorloameutos— casa que não temos. Não e preciso gastar o.s vinte ou trinta contos que todos sabem custou est.a insupporlavel barraca; porem nós não lemos, V. K\.' bem sabe, senão quatro cadeiras ern cada casa, de Co m missão, em cada cella, onde não ha nem tinteiros, nem cousa nenhuma para se poder trabalha r.

O Sr. Corrêa Caldeira: — Pedi a palavra para, mandar para. a Mesa uma participarão d<_ p='p' ue='ue' que='que' diz='diz' leal='leal' em='em' não='não' pud='pud' deputado='deputado' sr.='sr.' mendes='mendes'>

comparecer hoje á Sessão, nem veiu á antecedente por incommodo de saúde.

O Sr. Presidente: — O Sr. Derramado propóz que levantando-se a Sessão se dividisse a Gimara em Secções para elegerem Presidentes e Secretários...

O Sr. Louzada •— Seria preciso então t a/cr segunda chamada depois de acabada a reunião das Secções, e isto deita a muito tarde, e nem mesmo ainda se sabem nem conhecem os nomes de todos os Senhores que forniam as diversas Secções ; parece-me ser muito precipitado irern já reunir-se as Secções.

O Sr. Presidente: — A. minha intenção e dar para ordem do dia de Segunda feira o seguinte: — reunirmo-nos, ler-se a Acta, o expediente, e não havendo de que nos occupar, dividir-se então a Camará em Secções para se organisarern (Apoiados). Kstá levantada a Sessão. — Eram três hora* da tarde.

O 1." Rr.DACTOH,

J. B. GASTÂO.

N.° 19.

Presidência do S". Silva Sanchcs.

da.— Presentes 81 Srs. Deputados. . — A<_ p='p' dia.='dia.' meio='meio'>

_//c'/o, — A pprovada sem discussão.

O Sr. Secretario ( Rcbcllo de Carvalho): — Participo á Camará, que o Si. Louzada mo encarregou de fazer presenlr, que por incommodo de saúde, não podia assistir á Sessão de hoje. O Sr. Custodio Manoel Gomes lambem fez constar á Mesa, que faltou á ultima Sessão, alem de outros motivos por falta de saúde. O Sr. José Ferreira Pinto Basto re-rrictleu para a Mesa o diploma que suppunha ler-se-lhe extraviado—Mandou-se jantar ao respectivo Parecer da Coininissáo.

CORUKSPONDTíNClA.

OFFICIOS.—l.° Do Sr. Deputado Justino Ferreira Pinto Basto, participando que não lhe lem sido possível comparer na Camará por incommodo de saúde, o que fará logo que possa. — Inteirada.

(-2." Do Ministério «.Io Reino, acompanhando os documentos requeridos pelo Sr. Corrêa Caldeira, relativamente á Companhia do Gaz.— Para a Secretaria.

RKPRESENTAÇ/VO.—Da Direcção do Banco Com-inercial do Porto, reclamando contra o Decreto de 3 de Dezembro ultimo.— //'o* remettido ás Secções.

SLXÍUN.DAS LEITURAS.

REQUERIMENTO. — Rcqueiro se peça pelo Ministério dos Negócios do Reino, que este exija dos dif-ferentes Governos Civis dos differenles Districtos do Reino, por onde atravessam as estradas publicas começadas ou continuadas pela Companhia das Obras Publicas os esclarecimentos seguintes:

1.° Se se acham pagas todas as indemnisações concedidas aos proprietários pelos terrenos expropriados.

1852.

2." Se nos recibos passados aos proprietários se declarou o quantitativo da expropriação, ou simplesmente se limitara a dizer, que tinham recebido o preço du expropriação BUIU declarar u uuanínni. — f/oltrci>nin.

l'\>i ndmiltido d discussão.

O Sr. Placi-lo de ^1 breu:— A minha posição do Din.-clor das Obras Publicas, e especialmente de liquidatário dos Contrários da Companhia do Minho, leva-me a dizer algum;» cousa, relativamente ao objecto do Requerimento, Nos recibos das expropriações feitas pela Jimpreza, alguns nem a quantia da expropriação tem, nem tão pouco se referem ao quan-tum das mesmas expropriações ; existem recibos q_ue dizem só na generalidade — recebi a quantia, vendi uma porção de terreno ou campo que me pertencia, e recebi o impoi te. desta venda — mas não se declara a porção de terreno que era, nern se (ira expropriação, ou o que era. O Governo não lem esclarecimentos a este respeito, porque nós os Liquidatários da Companhia pedimos esses documentos, quando traclamos da liquidação, e os documentos que nos mandaram, nãodiziam nada; portanto procedemos nesta parte segundo os contractos, íippli-cando a Lei ao lacto, e nem á vista dos contractos e disposições dos mesmos sobre a matéria sujeita se podia seguir algum outro arbítrio. Intendi que devia dar estas explicações, para esclarecimento do illustre Deputado.