O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 91 —

tello, Santa Combadão, S. João d'Arêas, S. João; do Monte, S. Miguel do Outeiro, S. Pedro do Sul, Satão, Senhorim, Sul, Tondella, Vizeu, e Vouzella, para eleger 7 Deputados.

Foi dividido o Circulo Eleitoral em 30 Assembléas, constando das Actas parciaes ter sido o numero dos votantes 6:527, e o minimo necessario para poder ser eleito Deputado, o de 1:632 votos.

Obtiveram maioria os Srs.:

Antonio Augusto de Mello Castro e Abreu 5:930 votos

Francisco Antonio Barroso...........4:035»

Cezar Ribeiro de Abranches Castello

Branco.......................... 4:399»

Gonçalo Pires Bandeira da Gama.....4:312»

Thomaz Maria de Paiva Barreto...... 4:239»

João de Mello Soares e Vasconcellos... 3:021

Alexandre José Botelho de Vasconcellos 2:327

Não houve occorrencia que possa alterar o resultado da eleição, devendo comtudo ser deduzidos ao Sr. João de Mello Soares de Vasconcellos 23 votos que indevidamente lhe foram contados na 1. Assembléa do Concelho de Tondella, por não se achar escripto o seu nome com exactidão nas respectivas listas. Com a referida deducção ficam os 3:021 votos, que obtivera aquelle Cidadão, reduzidos a 2:998, numero este pelo qual fica ainda incluido nos 7 mais votados.

Parece, pois, á Commissão que a eleição do Circulo de Vizeu, N:º 21, deve ser approvada, proclamando-se Deputado, desde já, o Sr. Alexandre José Botelho de Vasconcellos, que apresentou o seu diploma, e se acha legal.

Sala dá Commissão, em 18 de Janeiro de 1853.

— Elias da Cunha Pessoa. — A. J. Coelho Louzada. — Antonio dos Santos Monteiro. — Vicente Ferreira Novaes. — Carlos Bento da Silva.

Additamento (ao Parecer N. 2 — C da 2.ª Commissão.)

O Sr. João de Mello Soares de Vasconcellos, Deputado eleito pelo Circulo de Vizeu, apresentou o seu diploma. E porque está legal, intende a Commissão que tambem o mesmo Senhor deve ser proclamado Deputado da Nação Portugueza.

Sala da Commissão, 21 de Janeiro de 1853. — Elias da Cunha Pessoa. — A. J. Coelho Louzada — Carlos Bento da Silva. — Vicente Ferreira Novaes. — Antonio dos Santos Monteiro.

2.º Additamento (ao Parecer N.º 2 — C)

21.º Circulo = Vizeu.

Os Srs. Antonio Augusto de Mello Castro e Abreu, e Cesar Ribeiro de Abranches Castello Branco apre sentaram os seus diplomas. E porque estão legaes intende a Commissão que os ditos Senhores devem ser proclamados Deputados da Nação Portugueza. (Assignados os Membros da Segunda Commissão.)

Foram approvados sem discussão, tanto o Parecer, como os Additamentos.

Seguiu-se o seguinte:

Parecer N.º 2 — D. — O Districto Administrativo da Guarda foi dividido em 2 Circulos, e pertenceu á segunda Commissão o exame do Processo Eleitoral de cada um delles.

22.º Circulo = Guarda.

Compõe-se dos Concelhos de Almeida, Belmonte, Castello-Mendo, Cêa, Ervedal, Gouvêa, Guarda, Jermello, Linhares, Loriga, Manteigas, Penalva d'Alva, Sabugal, Sandomil, Valhelhas, e Villar-Maior, para eleger 4 Deputados.

Deviam haver 2-2 Assembléas, porém, entre os papeis remettidos á Commissão não se encontrou a Acta da Assembléa de Belmonte; consta comtudo que o numero dos eleitores recenseados deveria ser o de 123.

O numero total dos votantes em todo o Circulo foi de 5:342, sendo portanto necessarios pelo menos 1:336 votos para qualquer Cidadão poder ser eleito Deputado. Obtiveram maioria os Srs.:

Conde de Saldanha, com.............5:085 votos

José Ribeiro d'Almeida.............. 3:836»

Antonio Alves Martins...............3:765 »

Joaquim Manoel da Fonseca Castello

Branco..........................2:231»

Não se encontra em todo o processo cousa que possa fazer variar o resultado da votação. O immediato em votos teve no apuramento geral 1:323, e quando mesmo se lhe devessem addicionar os de todos os que podiam votar na Assembléa de Belmonte, seria o numero elevado a 1:446, com o qual ainda assim ficaria inferior em 785 votos ao medos votado dos 4 que alcançaram a maioria precisa para poderem ser considerados Deputados.

Parece pois á Commissão que as eleições do 22. Circulo devem ser approvadas, e proclamados Deputados os Srs. Conde de Saldanha, José Ribeiro d'Almeida, e Antonio Alves Martins, que apresentaram os seus diplomas, e que estão legaes. Foi approvado sem discussão. Seguiu-se o seguinte Parecer.

23. Circulo = Trancozo.

Compõe-se dos Concelhos de Aguiar da Beira, Almendra, Alverca, Celorico da Beira, Figueira de Castello Rodrigo, Fornos d'Algodres, Freixo de Numão, Marialva, Meda, Penedono, S. João da Pesqueira, Pinhel, Trancozo, e Villa Nova de Foscôa, para eleger 3 Deputados.

Houve 15 Assembléas: das Actas parciaes confrontadas com a do apuramento geral, consta ter sido o numero total dos votantes em todo o Circulo o de 5:061, sendo indispensaveis 1:265 para poder haver eleição.

Os Cidadãos mais votados foram os Srs.:

D. Francisco de Assis de Almeida Saldanha, com..:.....................3:536 votos

Francisco Maria da Guerra Bordallo...3:064»

Visconde de Monção;........3:024»

Não ha em todo o processo falla que possa fazer variar o resultado das eleições, sendo por esse motivo a Commissão de parecer que devem ser approvadas,