O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° I 7
SESSÃO DE 24 DE ABRIL DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
(Joaquim Gonçalves Mamede
SECRETÁRIOS OS SRS.
(Luiz Albano de Andrade Moraes
Chamada—presentes 77 srs. deputados.
Entraram durante a sessão—os srs. Braamcamp, Lacerda (Antonio), Alves Martins, Azevedo c Cunha, Avila, Barroso Sá, Arrobas, Fontes, Pequito, Pinlo de Albuquerque, Rodrigues Sampaio, Antonio de Serpa, Tihurcio Pinto Carneiro, Sousa Azevedo, Xavier da Silva, Zeferino Rodrigues, barão das Lages, Carlos Bento, Ramiro Coutinho, Pinto Coelho, Cláudio J. Nunes, conde da Torre, Forjaz, Faustino da Gama, Frederico de Mello, Bivar, Barroso, Costa Lobo, Gavieho, Bicudo Correia, Pulido, Posser, Gaspar Pereira, Carvalho e Abreu, Gomes dc Castro, Mártens Ferrão, Aragão, Sousa Machado, Mamede, Pinlo de Magalhães, Lobo d'Avila, Maia, José Estevão, Sá Vargas, J. M. dc Abreu, Casal Ribeiro, Frazão, Ponte e Horla, Justino de Freilas, Camara Leme, Mendes de Vasconcellos, Penetra, Plácido de Abreu, Pitta, Moraes Soares, Pinto da França, S. M. dc Almeida, Horla, Thomas dc Carvalho e Ferrer.
Não compareceram—os srs. C. Caldeira, Gouveia Osorio, Ponles, Paiva Pinto, Batalha, Minas, Rebello Cabral, Silva Cabral, S. P. Bastos, Pacheco, Lacerda (D. José), Costa e Silva, Silveira e Menezes, Mello Gouveia, Antonio Nogueira, Freitas Branco c Sampaio Júnior.
Abertura—á meia hora da lardc. Acta—approvada.
DECLARAÇÕES
1."—Do sr. Arrobas, de que não compareceu ás sessões de 21 e 23 por motivo justificado. A camara ficou inteirada.
2."—Do sr. Bivar, de que fallou ás sessões desde o dia 22 por motivo justificado. A camara ficou inteirada.
3.'—Do sr. Francisco Costa, de que fallou ás duas ultimas ressoes por incommodo de saude. A cama-tri ficou inteirada.
4."—Do sr. círios Bento, de que osr. Sousa Pinlo Basto, por motivos justificado*, iem deixado de comparecer na camara e pelos mesmos motivos um de deixar de o fazer por alguns dias mais.
A camara ficou inteirada.
5."—Do sr. Henriques Sec«o, de que por molivo justificado deixou de comparecer ás sessões antecedentes. A camara ficou inteirada.
6."—Do sr. Lobo d'AviIa, de que lem faltado a algumas sessões por incommodo de saude. A camara ficou inteirada.
Vol. 111—Abkil—1860.
REPRESENTAÇÕES
1."—Da camara municipal de Alvito, pedindo a approvação do contrato para a continuação do caminho de ferro do sul até Évora e Beja, com a bifurcação mencionada no mesmo contrato.
Foi á commissão de obras publicas.
2."—Da camara municipal dc Ourique, no mesmo sentido que a antecedente.
Foi á mesma commissão.
EXPEDIENTE
A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA
REQUERIMENTOS
1.°—Requeiro que as representações dos habitantes da freguezia do Milharado, concelho de Mafra, e das fregnezias de Fanhõcs e Loures, concelho dos Olivaes, que se acham na illustre commissão dc obras publicas, pedindo que a directriz da estrada de Lisboa a Torres Vedras seja antes pelo leito da antiga estrada, do que por qualquer oulra direcção, por inconveniente de menos fácil construcção e mais dispendiosa, sejam remettidas ao sr. minislro das obras publicas, para serem tomadas na devida consideração quando se Iralar de fazer a definitiva escolha da directriz mais apropriada.*=A. D. de Azevedo.
Para a secretaria, para ter o competente destino.
2.'—Peço que a mesa requisite da secretaria da camara, uma representação que na sessão passada foi feita pelos habitantes de ligares, no concelho de Freixo, para ser enviada á commissão de estatística, para esta dar o seu parecer.
Sala das sessões, 23 de abril de 1860.==• Antoni o Joaquim Ferreira Pontes.
3." — Requeiro que sejam remettidas á commissão de estatística todas as representações dos extinclos concelhos no districlo administrativo de Coimbra.—F. L. Gavieho.
Foram remettidos ao governo.
NOTA DE INTERPELLAÇÃO
Desejo interpellar o sr. minislro do commercio e industria, sobre a nova phase que está tomando o tratado cnlre a Inglaterra e a França, com relação á nossa agricultura e ao nosso commercio. 23 de abril dc 1860.=Affonseca.
Mandou-se fazer a communicação respectiva.
O sr. Visconde de Pindella:—Sr. presidente, pedi a pa-