O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

206

tambem os contingentes do deposito disciplinar, e as praças do exercito, engajadas para aquelle serviço por tempo fixo, que no intervallo lhe foi possivel obter; achando-se já determinada a organisação de uma força mais consideravel d'estas ultimas quando chegou a noticia da submissão do Jaga, força que, posto tornar-se agora menos urgente, será ainda opportunamente para ali transportada como conveniente prevenção.

As tropas disponiveis da provincia, tendo á sua frente para as organisar e consolidar o coronel Borges, official indicado geralmente para esta commissão como experimentado nas guerras do mato e temido dos negros, concentraram-se entretanto no Sanza, ponto escolhido por mais saudavel, e pela sua visinhança de Tala-mugongo, fortissima posição estrategica onde será muito conveniente que nos fortifiquemos. Era este posto avançado propriissmo tambem para o resgate das mercadorias, e como tal accommodado a fazerem derivar para ali os feirantes boa parte do commercio que se tratava em Cassange, o que importaria uma das hostilidades mais sensiveis aos regulos sertanejos mais buliçosos. N'elle pois acamparam as columnas de observação, já para inquietar o inimigo, já para proteger a fronteira, já para aguardar as companhias dos Bailundos auxiliares, ácerca dos quaes differentes vozes correram, e que effectivamente se não apresentaram nas epochas varias vezes fixadas.

Com serem estas forças ainda muito diminutas para abrir uma campanha, que por todas as rasões se não devia começar sem probabilidades de decisiva, custava a reunião d'ellas grandissimos sacrificios, empecendo o muito que instava fazer, e tolhendo o aproveitamento de tantos naturaes recursos como os que a provincia possue. Fazia tudo isto ardentemente desejar uma solução prompta, com tanto que a nossa bandeira e os legitimos interesses recebessem justa desaffronta e compensação.

Por outro lado, viera o Jaga a reconhecer toda a perda que tambem lhe resultava da falta do nosso commercio, pressentira que a instauração da feira no Sanza arruinaria o seu trato, e muito mais do que os nossos padecia da fome que lhe assolava os povos.

Tal era de uma e outra parte a situação, quando o proprio filho do Jaga se apresentou no acampamento do Sanza ao coronel commandante das forças em operações, pedindo a paz e o restabelecimento da auctoridade portugueza no territorio de seu pae. Pactuadas com o referido commandante as condições que este dictou, e o filho do Jaga logo aceitou, foram os competentes enviados, portadores do convenio provisorio, em solemne embaixada conduzidos a Loanda, á presença do governador geral, que, depois de examinadas todas as clausulas, as approvou e ratificou, perdoando ao Jaga o crime de rebellião, e tomando-o novamente á obediencia.

São estas condições, como já havereis noticia: — reconhecer-se o rebelde potentado subdito da corôa de Portugal obrigando-se a cumprir as leis e reinstallar as auctoridades portuguezas; restituir os prisioneiros feitos na ultima guerra e os escravos refugiados nas suas terras; indemnisar o estado e o commercio dos prejuizos causados pela mesma guerra, bem como as despezas que d'ella se liquidarem; obrigar-se emfim a affiançar o que os Banglas deverem aos negociantes portuguezes.

Confio, senhores, que a satisfação obtida com estas clausulas vos parecerá decorosa, e penso que não a tereis em conta de menos apreciavel por não ter custado derramamento de sangue, holocaustos de vidas, e a prolongação de uma crise despendiosa e oppressiva, com todas as suas funestas Consequências.

Se bem que na indole inconstante dos naturaes, na volubilidade de seus incultos instinctos, e no cumprimento de suas promessas, se não deva fundar inteira segurança, e ao menos por'ora cumpra estar sempre vigilante e prevenido, não é menos certo que os bons exemplos, a recta administração da justiça, a austera probidade de transacções, uma paternal solicitude nas relações, logrará mais para attrahi-los do que as mais tremendas repressões para doma los. Não foram elles homens se assim não fôra. Está por ingenito dom este sentimento no coração dos mais rusticos e boçais, e mal se póde ter por inefficaz um systema de protectora equidade, quando nunca, ou bem raras vezes, tem sido ensaiado. Desgraçadamente — não hesitarei em dize-lo, porque não é dissimulando os erros que os povos se nobilitam, porque não são alguns desvios lastimosos para deslustrar os brios do geral de uma nação — desgraçadamente nem sempre, nem só dos negros, tem vindo as provocações á depredação, e até os exemplos de ferocidade.

E por isso o governo, em tudo o que d'elle depende, tem amiudado recommendações, apertado instancias e repetido terminantes ordens aos governadores geraes, para que estes façam estreitamente vigiar e rigorosamente punir todos os desregramentos e abusos de quaesquer seus subordinados nas differentes ordens de delegação do poder. A consciencia dos factos determina a impreterivel necessidade de com inexoravel escrupulo fazer cumprir as leis, applicando toda a sua severidade aos que por qualquer modo as affrontarem ou illudirem. Sem estes custosos, mas salutares exemplos, nunca n'essas afastadas paragens se arreigarão e acreditarão as verdadeiras noções de justiça, sem as quaes não ha sociedade possivel.

Ao sul foram prompta e energicamente reprimidas as Ousadias dos Mondombes, montanhezes da serra de Chella, que haviam commettido varias mortes e roubos em pessoas de mercadores, e ameaçavam os novos e já prosperos estabelecimentos de Capangombe, povoados de colonos europeus em grande parte procedentes do Brazil. Com adequadas providencias se atalhou tambem por aquelle lado a guerra dos gentios do Nano, que ha poucos annos tantos estragos e perdas causaram em Mossamedes, e dos quaes novamente se annunciava imminente invasão.

Ao norte por diversas vezes foram soccorridas de gente e dos necessarios abastecimentos as fortalezas do Bembe e do Ambriz, achando-se na actualidade com sufficiente guarnição, munições e viveres para seis mezes. Particularmente a do Bembe, pelo que tem de especial, acha-se defendida com um forte destacamento para occorrer a qualquer eventualidade, com artilheria, e com armamento do systema moderno, parecendo por isso que nada haverá para temer da parte dos naturaes, posto serem estes os de propensão mais traiçoeira que ha por aquellas partes. Na primeira d'estas remessas foram transportadas para o Ambriz as muitas cargas, assim do governo, como da companhia e dos particulares, que se achavam demoradas na Quiballa em rasão da falta de segurança nos caminhos.

Por esta occasião cumpro um grato dever mencionando ainda o acto de patriotismo dos habitantes de Loanda, já devidamente louvado, mas nem por isso menos digno de nova memoria como exemplo recommendavel. Tinha o governador geral de superar uma grave difficuldade para completar o supprimento das fortalezas acima referidas. Faltavam conductores, que se haviam requisitado aos concelhos do interior, e que talvez chegassem tarde. Não se podia sem elles levar a effeito esta expedição, visto não haver outro meio para o transporte das cargas, attenta a natureza do terreno e o estado dos caminhos. Instando prover, dirigiu se o mesmo governador aos habitantes referidos pedindo lhes que cedessem dos seus carregadores os que podessem dispensar, ao que sem hesitar annuiram, offerecendo generosamente 105, com os quaes, juntos aos 141 já reunidos, se organisou a conducção precisa, chegando a expedição felizmente ao seu destino, como fica dito.

Uma pequena sublevação militar que rebentou em Malange, originada de turbulentos pretextos, foi rapida e vigorosamente reprimida, sendo logo os culpados entregues ás justiças respectivas, e achando-se instaurados os competentes conselhos de guerra. Por serem tão graves infracções da disciplina, sempre altamente condemnaveis, ali ainda mais criminosas com o terrivel exemplo dado aos naturaes, cumpria resolutamente refrear o attentado, e o commandante do destacamento em que elle se manifestou assim procedeu cumprindo o seu dever.

No serviço ecclesiastico tratou o governo de acudir á viuvez da igreja angolense designando para succeder na sede, vaga pela morte do chorado bispo D. Manuel, um respeitavel sacerdote, antigo parocho de Lisboa, que no largo exercicio pastoral, cuja pratica tão util se torna aquellas christandades, se habilitou para bem reger mais vasto rebanho; e é de esperar que o pae dos fieis na sua solicitude brevemente confirme a eleição, nomeação e apresentação feita por Sua Magestade. Este o exordio necessario, o indispensavel fundamento da regeneração que tanto importa promover.

Sabeis já, senhores, a doutrina que a tal respeito professo, porque bem francamente a expuz no anterior relatorio. Ocioso seria pois repeti-la. Acrescentarei apenas que tanto mais a attenção se entranha no exame das provincias ultramarinas, tanto mais cresce o convencimento da summa necessidade e grandissimas utilidades de ter ali um clero condignamente remunerado para ser bem escolhido, um corpo de sacerdotes que sejam exemplares de virtudes, zelosos até á abnegação, dedicados e esclarecidos como o devem ser os guias moraes de uma sociedade nova em luta com os vicios da sua origem, com as difficuldades da sua situação e a contagiosa barbarie que a rodeia e comprime. Taes homens não os ha de exclusivamente convidar o lucro de mercenários, mas tambem não podem viver desamparados ou famélicos, entregues ás ruins tentações da miseria em que a miudo seccumbe a dignidade. Se o dever d'elles é entregarem-se sem desvio de attenção ao cultivo das almas, preclaro mas arduo encargo em sólo sáfaro e duro, o dever do estado é prevenir-lhes todos os mundanos cuidados afastando-lhe as preoccupações perigosas da vida material. O sacrificio effectuado com tal fito é acaso o mais productivo, que ahi, como em nova terra da promissão, o grão dá cem por um. É em todo o caso indispensavel, se queremos povoar, educar, civilisar; se devéras se deseja amanhar, para colher da seara o muito que ella já promette, o muito mais que indubitavelmente dará com o tratamento proprio e efficaz.

Não ha com effeito persuasão tão infallivel e prestante como o benefico e suave influxo da religião, quando sinceramente exercida, quando absolutamente deslaçada de todas as alheias suggestões e especiosas ardilezas. Não ha certamente mais poderoso elemento para converter indoles, amansar bravezas e corrigir costumes, para carear, para polir, para fundar.

São as armas indispensaveis no abrir caminho e no conter por meio da força intelligente a força brutal; mas a sua acção, com impor um temor tristemente necessario, provoca magoas e ressentimentos que afastam, dores e odios que separam. Cura porém estas feridas o balsamo da paz, oblitera estas memorias a amoravel palavra, que vae apostolando a fraternidade, evangelisando o perdão, proscrevendo as violencias, condemnando as iras. Sobre o rasto de sangue, que deixa a espada vencedora, inclinam se as vindictas; nos degraus das aras incruentas, que levanta a missão religiosa, celebram-se as allianças. Ante o estandarte da guerra marcha o terror, que afugenta os povos; em torno ao emblema redemptor affluem estes, como chamados por seus braços sempre abertos. Onde a metralha passou fica a devastação e o ermo; onde o templo se abriu começa a familia e assenta-se a patria.

Debalde rasgará o seio á terra quem não lançar a semente no sulco. Esta semente fecundissima só a esparge e a trata com fructo a piedade ilustrada e solida, que tira dos celestes affectos o melhor lenitivo aos males communs, e a melhor disciplina ás paixões terrenas.

Se dos ministros d'esta sublime crença, d'onde procede a liberdade e a civilisação, importa cuidar attentamente e urgentemente em toda a parte, no ultramar ha de esse empenho ter-se como necessidade das maiores, a maior e a primeira certamente.

Seria porém caminhar ás cegas, e correr perigo de transviamento, intentar a respectiva reforma sem haver nas dioceses, investidos de jurisdicção competente, prelados esclarecidos para inquirir, para examinar, para informar; e não menos para superintender, organisar e dirigir; e ainda mais para vigiar e aproveitar os caracteres, as vocações e as capacidades.

Esta fundamental condição foi, como disse, satisfeita quanto dos poderes publicos dependia. Virá successivamente o restante, achando se todavia, para effectuar o já possivel, regulada a organisação do registo parochial, cuja falta era da mais grave importancia.

Ainda que o pessoal preciso é difficil de encontrar, e mais difficil com os convenientes predicados, augmentou-se elle enviando, a fim de parochiar na provincia, um sacerdote, que para ali effectivamente partiu, e está nomeado para a sé de Loanda, e proximo a partir, um conego com obrigação de missionar.

As necessidades do respectivo ensino e as do culto têem sido attendidas devidamente. Pelo cofre da fazenda mandaram-se prestar os necessarios soccorros ao seminario, e em data de 23 de março ordenou se a construcção de uma igreja na Huilla.

Por natural ordem e successão, ao serviço ecclesiastico segue se o serviço de instrucção publica, tão connexo com aquelle, e tambem tão essencial e prestadio na sua illustrada acção.

De 23 era o numero das escolas da provincia nos dois graus de instrucção, primaria e secundaria, e por 806 individuos andava o numero dos alumnos, no periodo correspondente ao anterior relatorio. Segundo as ultimas informações o numero de escolas é de 24, e a população escolar subiu a 914 individuos. Ha como se vê progresso consideravel no movimento.

Das escolas citadas 5 acham se estabelecidas em Loanda e 7 nos concelhos do seu districto; 6 no districto do Golungo Alto, 3 no de Benguella, 2 no de Mossamedes, 1 no do Ambriz. O total da população escolar de Angola reparte se do seguinte modo: em Loanda as 12 escolas da capital e concelhos são frequentadas por 562 alumnos de ambos os sexos; no Golungo as 6 escolas são frequentadas por 147 alumnos do sexo masculino; em Benguella as 3 escholas são frequentadas por 125 alumnos dos dois sexos; em Mossamedes as 2 escolas são frequentadas por 42 alumnos do sexo masculino; no Ambriz a escola é frequentada por 31 alumnos do sexo masculino.

Das 24 escolas 3 são destinadas ao sexo feminino, 2 em Loanda, 1 em Benguella. As alumnas, que eram ao todo 34 no antecedente periodo, são agora 40. Tambem aqui ha proporcional augmento.

Continua todavia a desproporção entre os dois sexos. A causa é obvia, e não provém, como poderá apparentemente parecer, da inferioridade relativa no numero das respectivas escolas, antes esta deriva d'aquella. A população feminina apta para receber a educação escolar é numericamente muito inferior á população masculina no mesmo caso.

O seminario organisado, como já vos expuz, para servir de lyceu, e para preparar ordinandos e missionarios, é frequentado por 191 discipulos, sendo a aula de instrucção primaria ali estabelecida, e regida por um ecclesiastico digno e zeloso, cursada por 180 alumnos, pertencentes na maior parte ás classes pobres.

Procura-se consolidar devidamente o piedoso estabelecimento, denominado Recolhimento de D. Pedro V. para o qual será enviada, para regente e professora em substituição da que se retirou, uma senhora que reuna todas as precisas qualidades.

A falta de pessoal é tambem n'este ramo a difficuldade principal, difficuldade que se diligenciará vencer mantendo na escola normal de Lisboa o possivel numero de alumnos ultramarinos, a fim de ali se habilitarem professores. Para reanimação e complemento do seminario, que tão util póde e deve ser ao serviço ecclesiastico de toda a Africa occidental, poderosamente concorrerá tambem, espero, a presença do respectivo prelado.

Na administração da justiça é rasão de transtornos, não a falta de pessoal habilitado porque não faltam os pretendentes aos logares judiciaes, mas o movimento d'esse pessoal, quer pela difficuldade das transportações nas transferencias, quer pela demora nos concursos, sem fallar nas licenças auctorisadas pelas juntas de saude, que deixam com frequencia os cargos de justiça entregues a substitutos. Todas estas causas reunidas produziram um periodo de paralisação no respectivo serviço provincial, que por todos os modos o governo procurou abreviar e remediar, não cessando ainda hoje de attender ao preenchimento do competente quadro judicial.

Dois pontos importantes da reorganisação d'esse serviço foram já regulados n'esta como em todas as provincias do ultramar — uniformidade de systema nos cartorios judiciaes, para que se logre estabelecer a ordem que só póde tornar effectiva a responsabilidade — o registo criminal, principalmente util, sobretudo necessario onde as leis depositam os que o seu rigor alcança. Outra reforma effectuada foi a elevação dos vencimentos aos agentes do ministerio publico em todo o ultramar, com a prohibição de advogarem, clausula por bem obvias rasões necessaria.

Ácerca do serviço militar já vos são conhecidas as modi-