O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

208

desenvolvesse, bastaria deixar-lhe seguir o natural pendor. Para que se completasse, sobraria o impulso ganho.

Em toda a marcha ha dispersos e retardatarios; em toda a luta ha feridos e mortos. Onde o transito é mais áspero e mais porfiada a peleja, em maior numero são esses desditados. Mas porque na marcha alguns se extraviam, recommendar-se-ha a immobilidade? Mas porque na pugna alguns desfallecem, aconselhar-se-ha a inercia?

Não sem fadiga e combate se realisam as conquistas do Bolo pela industria. Deplorem-se e soccorram-se as victimas, que o são muitas das proprias fraquezas ou de supposições absurdas; mas não se faça d'ellas um motivo de desanimo ás vocações firmes, que de ordinario a perseverança premeia.

No meio dos nossos mais bastos e providos povoados, muitos phantasiam riquezas adquiridas sem risco nem privações. A cada passo vemos esses expiando cruamente o seu erro, sem por isso fazermos parar a lida commum. O mesmo succede ali, e por obvias rasões ha de succeder com mais frequencia. Corre maior perigo de despenhar-se quem ás cegas procura a fortuna, e demais são os que em tal intuito e por tal modo se expatriara. Aquelles a quem fallece na crise a resolução, achando se de repente em condições para elles novas e estranhas, queixam-se da sorte em vez de se queixarem de si e crêem-se desamparados quando a energia os desampara. Fortalecer estes é o dever, não afugentar os outros.

Isto o commum, o experimentado, o rasoavel. Isto o que não póde nem deve alterar o rumo.

Se algumas colonias por mal situadas se definham, muitas mais têem prosperado. Não de muito tempo data Mossamedes e é já uma villa importante. Tres annos escassos conta Capangombe e estão lá estabelecidos mais de duzentos europeus. Pede a imparcialidade que se não citem só os exemplos desfavoraveis onde os ha tão eloquentes.

Nem encarecimentos para seduzir, nem terrores para afastar. A exploração da terra pela intelligencia activa produz com menos promptidão, do que a exploração do homem pelo homem no que ella tem de mais repugnante. Era compensação o producto é solido e são. Não se dispensam rudes trabalhos e longas provações; mas tudo é por fim amplamente recompensado.

Não é a Africa um paiz em que fructos de oiro se offereçam espontaneos a quem lhe procura as aventuras. Tem-n'os, dá-os, mas comprados por duras fadigas e continuos suores. Onde não é assim?

Em muitas de suas zonas as culturas não são menos productivas nem mais difficeis do que nas Américas, e quanto mais desbravado o chão mais sadios os ares; mas ali, como em toda a parte, nada d'isto se alcança sem custosa iniciação. Leia-se a historia dos arrojados arroteadores dos Estados Unidos. Antes de se tornarem poderosos fazendeiros, que de riscos e inclemencias, que de agonias e desastres!

Esta a verdade que importa diffundir, para que não haja quem allegue com justiça ignorancia ou engano, para que só emprehendam a perigrinação e o commettimento os decididos, que são os uteis.

Dos novos colonos, reemigrantes e outros, os que não têem achado prompto emprego pertencem geralmente a classes indefinidas ou a profissões, como se disse, menos necessarias no paiz. Aos que tiverem a vontade e a capacidade de trabalhar nas occupações proprias de europeus, não faltará em breve accommodação com desenvolvimento das obras publicas.

A experiencia está com isto advertindo que importa escolher previa e cuidadosamente as aptidões. Neste sentido dará pois o governo as respectivas instrucções, sem todavia desistir do proposito.

Imprimir um forte impulso á agricultura, auxiliar poderosamente a colonisação, só se faz com o effectivo concurso do capital. Para se tornar porém verdadeiramente fecundo, não ha de este ser só o capital subsidiario do estado, ha de principalmente ser o capital estimulante da industria.

A creação de um banco nacional colonial ou, melhor, banco nacional ultramarino o insular, creação que muito confio ver em breve realisada porque para isso tem já o governo em seu poder uma proposta importante, resolverá este problema economico, e dará a Angola, como a alguma das outras provincias, uma verdadeira existencia industrial, no que muito e muito lucrarão, espero o, as artes agricolas.

Em conclusão, senhores, penso que adiantou a administração da provincia alguns passos na previsão do futuro, julgo a obra da sua reorganisação não parou.

MOÇAMBIQUE

Immensidade de riquezas de todo o genero encerra esta vastissima região; mas, como se a natureza avara d'ellas quizera ainda encarecer-lhes o valor, grandes são tambem as difficuldades que por ora estorvam a plenitude da sua conquista. Dilatados territorios para guardar, extensa porção de costas para vigiar, gentes inquietas para conter, e n'estas condições rara população industriosa e policiada, rendimentos diminutos, forças escassas, catechese nulla.

Tal continua a ser, senhores, em nada vo-lo dissimulo, a situação daquelles espaçosos districtos.

Ali todavia, proporcionando o arrojo ao perigo, a constancia ás contrariedades, mais ameudados foram os feitos honrosos das nossas armas no periodo que relato, provando-se por este modo que o antigo espirito não esmoreceu como suppõem os menos attentos, e que os nossos brios militares, quando a occasião e a necessidade os incita, renascem medindo o esforço pelo custoso dos commettimentos. Dão se com frequencia n'aquellas paragens as turbulencias e rebeldias do gentio. É preciso administrar, e abrir caminho ao commercio, a bem dizer com a espada em punho. São as naturaes consequencias das circumstancias acima rapidamente esboçadas. Por succinta que seja a relação das operações militares, occupa esta necessariamente uma parte importante, talvez a mais importante, nos annaes da provincia.

Achava-se é districto de Moçambique sobresaltado pelas correrias do bando do Mussa quanto, que impediam as transacções dos moradores com os sertanejos, e muito prejudicavam o commercio interno. Apromptou-se uma expedição, que foi atacar aquelle bando, e completamente o dispersou, prendendo-lhe 45 homens. O chefe Mussa conseguiu porém evadir-se, e constava na capital da provincia ter fugido para Madagascar n'um pangaio arabe. Desde então restabeleceu-se o socego, acabaram as depredações, e o commercio póde regularmente continuar as suas operações.

Nos districtos do sul era por extremo precario o estado das populações ao findar o anno de 1862. Estava n'essas partes o commercio paralisado em rasão das desordens promovidas nos sertões pelas partidas que seguiam os dois filhos do Manicusse na guerra da successão, que estes entre si pelejavam, como já tive occasião de compendiar no meu antecedente relatorio. Actualmente, por effeito de algumas expedições habilmente concebidas e valorosamente executadas, acham-se aquelles districtos em condições muito mais propicias.

Em Angoche, como importa nos primeiros tempos do restabelecimento da auctoridade depois de larga usurpação, o nosso legitimo dominio é sustentado por consideravel desenvolvimento de forças. A submissão de 25 regulos trouxe porém a pacificação de todo aquelle districto, o qual se tem conservado em muito favoravel estado, melhorando-se gradualmente. Tinham n'estes ultimos tempos concorrido ali varios mercadores do interior, para renovarem as antigas relações commerciaes, ha muito interrompidas. É certo que se nota por ora a timidez de quem tenta receioso uma senda mal conhecida. Nada porém mais natural. Quando não fosse esta a indole d'aquelles povos, bastariam as circumstancias que antecederam. Não podia de repente serenar a commoção resultante do acto de vigor, com que as nossas armas completamente destruiram o oppressivo poder do antigo sultão, sublevado contra a corôa de Portugal. Mais do que as desconfianças dos naturaes tem todavia concorrido para difficultar estas primeiras transacções a escassez de mantimentos, que desgraçadamente afflige todo aquelle districto, e que, tendo por causa a falta quasi absoluta de chuvas na estação propria, se tornou mais grave pela usual imprevidencia dos indigenas. Foi a secca tamanha que mal se conheceram este anno as cheias periodicas do Zambese e do Chire, de ordinario muito caudaes.

Chegou tambem esta secca ao districto de Moçambique, onde os alimentos alcançaram por isso preços consideraveis. Com grandes mas necessarios sacrificios proveu a tudo promptamente o digno governador geral, comprando avultada copia de generos para occorrer á sustentação dos destacamentos que defendem este ponto e guarnecem Bazaruto.

Em Lourenço Marques e terras proximas foi necessario castigar a insolencia dos Vátuas, que seguiam a fortuna do Mauéva e assolavam os sertões. Resultou d'esta manifestação de força que os habitantes se tornaram logo pacificamente á sua occupação da caça dos elephantes e cavallos marinhos, o que ha muito não ousavam fazer; de sorte que lograram trazer ao mercado perto de 59:000 kilogrammas de dente de elephante, e valiosas quantidades do de cavallo marinho, e de pontas de abada, artigos que constituem o seu principal commercio.

Em Inhambane o Dunha-Dunha á testa de um bando de Vátuas roubava e assassinava impunemente os mercadores que atravessavam o sertão. Saiu uma força contra elles, e os regulos de Mecumbe, Guilandu e Zavalla, por cujas terras commettia as suas depredações, vieram submetter-se e pagar o tributo apenas souberam da approximação dos nossos. Foram as hordas dos cafres alcançadas nas terras do régulo Ingoama, vassallo da corôa portugueza, e ahi derrotadas e completamente dispersas. Ficou o districto pacificado, e poderam sertanejos e moradores commerciar livremente sem receio das incursões e assaltadas a que até ali andavam expostos.

Não estão perfeitamente socegados os sertões de Sofalla, porque os bandos do Mauéva e do Muzilla, os dois filhos do Manicusse, já cumulativa, já alternadamente, para ali entestam as correrias e causara devastações. Posto que não tenham com suas hostilidades offendido os habitantes, falta a estes a inteira tranquillidade, sem a qual nenhumas transacções se podem emprehender pelo receio das aggressões inopinadas de um ou de outro partido.

Nada mais era preciso para chamar sobre este ponto a attenção do governador geral. Com quanto haja bons fundamentos para esperar que a dispersão e aniquilamento da facção do Dunha-Dunha deva exercer salutar influencia nas tribus guerreiras e audazes d'este districto, Vátuas e Landins — tanto mais quanto, ainda antes de conhecerem o desastre d'aquelle chefe, já com temor do castigo se não atreviam, como fica dito, a hostilisar os moradores de Sofalla — para maior segurança e para extincção total d'estas perturbações receberam os governadores de Inhambane e de Lourenço Marques ordem de congregar as forças dos dois districtos, e, combinando os seus movimentos e operações, completarem a pacificação do sertão dissipando todos estes bandos hostis, o que será um feito de grande importancia e de consequencias relevantíssimas para Sofalla, quer pelo lado moral, quer pelo lado economico.

Effectivamente, só um acto decisivo, que reduza á antiga submissão aquellas tribus inquietas, pôde livrar os habitantes d'este districto do terror em que os mantem desde 1833 os chefes gentios, terror tal que preferem supportar todas as extorsões e opprobrios a tentarem um esforço para sacudir este jugo vilipendioso. São aquelles habitantes mouros ou indios na quasi totalidade, e a sua inercia e apathia constitue um dos maiores obstaculos para os respectivos governadores que não acham n'elles a energia necessaria para reprimir tão atrevidas invasões, t A memoria das pavorosas atrocidades commettidas pelos cafres, quando em 22 de outubro dê 1833 entraram em Lourenço Marques, assassinaram o governador e incendiaram a igreja e os archivos do governo, bem como a do analogo desastre de Sofalla em 1836, dura ainda n'este ultimo ponto como terrivel e permanente ameaça.

N'esta situação os proprios moradores da villa, capital do districto, mudaram-se quasi todos para a ilha de Chiloane, onde se estabeleceram e construiram casas para ficarem menos expostos ás incursões dos referidos Vátuas e Landins, desejando transferir para ali a sede da antiga povoação. D'este receio, e de todas as consequencias que d'elle derivam, estarão já livres, espero, porque deve ter-se effectuado a juncção das forças dos governadores de Lourenço Marques e de Inhambane, e o governador geral, para maior precaução, enviou um destacamento com duas peças de artilheria, que lhes assegura sufficiente protecção.

Por esta rapida exposição vereis, senhores, que não correu o periodo a que me refiro sem contribuir para restaurar e firmar o antigo prestigio do nome e das armas portuguezas n'aquellas apartadas regiões, circumstancia especial para a conservação de territorios que o futuro tornará dos mais importantes como opportunamente reconhecereis.

O estado religioso da provincia não é mais animador do que no periodo antecedente. Emquanto não houver o sufficiente numero de sacerdotes e missionarios, cuja educação não póde improvisar-se; emquanto sobretudo o governo não poder encontra-los com as qualidades indispensaveis, não haverá boa organisação d'este serviço, cuja importancia, influencia e absoluta necessidade escuso novamente ponderar. Remunerações mais ajustadas ás necessidades e posição, e um prelado que resida na provincia, serão ali muito conveniente inicio; mas a tudo oppõe, se não invencivel obstaculo, ao menos inevitavel delonga, a diminuição nas receitas da provincia em rasão da guerra da America. Conseguiu todavia o governo enviar, a fim de parochiar na sé de Moçambique, o presbytero José Pereira, cuja dedicação, fervor e exemplos, por muito louvaveis, podem, com a perseverança que dá a verdadeira crença, cooperar na obra fundamental da regeneração do respectivo clero. Está tambem nomeado vigario da igreja parochial de S. Thiago-Maior da villa de Tete o presbytero Pedro Antonio de Araujo.

Quanto á instrucção publica ha a maxima difficuldade em organisar um quadro correspondente a determinado periodo, em consequencia das grandes distancias e das raras e difficeis communicações entre os districtos e a capital da provincia. Não se nota porém, combinando quanto possivel as varias informações de diversas datas, differença consideravel do que a tal respeito no periodo anterior colligi e vos expuz. N'este ramo é tambem grande a deficiencia, porque não apparecem professores. Têem sido porém mandados frequentar a escola normal, como já voa communiquei referi-me a Angola, varios filhos das provincias ultramarinas, um dos quaes continua com aproveitamento; e outros para ahi vão ser enviados, esperando com estes poder successivamente supprir aquellas faltas e augmentar os quadros do serviço.

De todos os districtos da provincia o que dá mais numerosa população escolar é o de Inhambane (53 alumnos).

No serviço de saude, tão essencial no paiz, attendeu-se! ao desejado e utilissimo preenchimento do respectivo quadro, reforçando o pessoal existente, e excessivamente limitado, com mais quatro novos funccionarios — o physico mór, doía facultativos de 2.ª classe, e um pharmaceutico — alem de se mandar ali em exercicio temporario um facultativo da India.

No serviço militar a primeira linha acha-se constituida do seguinte modo, e conta a seguinte força segundo as ultimas informações: um corpo de infanteria com 369 praças; um batalhão de caçadores com 340 praças; oito companhias de districtos, nas quaes se inclue uma de veteranos e se comprehende outra disciplinar, que devem sommar 640 praças; uma bateria de artilheria que deve ter 82 praças; um esquadrão de cavallaria ultimamente decretado, mas de que ainda não consta a organisação e de que por tanto se ignora o numero. O conjuncto d'esta força, averiguado o constante dos mappas, conta apenas o effectivo de 1:243 praças.

Os auxiliares, moradores ou avassallados, não têem verdadeiramente organisação; mas podem constituir uma poderosa milicia, por serem na generalidade homens robustos, destemidos caçadores de elephantes, endurecidos nas fadigas do mato, e aguerridos nos recontros com as mais belicosas tribus do gentio bravo.

Addicionando se á força regular mencionada mais 109 praças do contingente enviado em outubro ultimo, 70 do deposito disciplinar, 33 voluntarios e 6 officiaes, teremos um total de 1:352 praças, força bem diminuta comparada com a extensão do territorio, e a multiplicidade dos pontos que importa occupar e guarnecer para lhes affiançar a integridade, para auxiliar o commercio e proteger todos os interesses.

Este mesmo quadro militar da provincia está desde 1857 provisorio, e convem regula-lo definitivamente, acrescentando outro batalhão de caçadores, creando uma companhia de artífices que ha de ser utilissima, e incluindo n'um corpo de estado maior provincial todos os officiaes não arregimentados, que desempenham os serviços especiaes de commandantes de presidios, districtos, fortalezas, e outras commissões. N'este sentido se prepara a competente proposta como cousa de summa necessidade.