O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

216 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

nado de 960$000 réis, que era o vencimento do seu antecessor n'aquelle logar.
Art. 2.° Este vencimento ser-lhe-ha substituido pelo que actualmente percebe como aposentado.
Art. 3.° Fica revogada a legislação em contrario.
Sala das sessões, 26 de janeiro de 1886. = O deputado, Santos Viegas.
Lido na mesa, foi admittido e enviado á commissão de fazenda.

Proposta para renovação de iniciativa

Renovâmos a iniciativa dos projectos de lei que tiveram segunda leitura nas sessões de 23 de fevereiro de 1883 e 4 de fevereiro de 1884, os quaes dizem respeito a tornar collativas algumas parochias urbanas da ilha de S. Miguel.
Sala das sessões da camara dos senhores deputados, 26 de janeiro de 1886. = Visconde das Laranjeiras (Manuel) = Arthur Hintze Ribeiro = Sousa e Silva.
Lida na mesa, foi admittida e enviada, á commissão dos negocios eclesiasticos.

REPRESENTAÇÕES

1.ª Da camara municipal de S. Vicente da Beira, solicitando auctorisação para desviar do fundo de viação a quantia de 1:584$164 réis para a construcção de um edificio destinado a duas escolas de instrucção primaria.
Apresentada pelo gr. deputado Reis Torgal, ficando para ser enviada á commissão a que for o projecto nobre o mesmo assumpto, e qne ficou para segunda leitura.

2.ª Da camara municipal do concelho de Celorico de Basto, contra o projecto do sr. deputado Franco Castello Branco, que tem por fim desannexar o concelho de Guimarães do districto de Braga, e ficar pertencendo ao do Porto para todos os effeitos administrativos e politicos.
Apresentada pelo sr. deputado Santos Viegas, enviada á commissão de administração publica, o mandada publicar no Diario do governo.

3.ª Da camara municipal do concelho de Espozende, no mesmo sentido da antecedente.
Apresentada pelo sr. deputado Adolpho Pimentel, enviada á commissão de administração publica, e mandada publicar no Diario do governo.

4.ª Da sociedade de geographia de Lisboa, suggerindo a concessão de uma recompensa para os beneméritos exploradores Capello e Ivens.
Apresentada pelo sr. deputado Luciano Cordeiro, enviada á commissão de fazenda, e mandada publicar no Diario do governo.

REQUERIMENTOS DE INTERESSE PUBLICO

1.° Requeiro que, pelo ministerio da guerra, me seja remettido o processo original, em virtude do qual foi concedida a reforma no posto de tenente coronel a José Sanches Barreto Perdigão. Peço a urgencia. = Luiz José Dias.

2.° Requeiro me sejam remettidos, pelo ministerio da guerra, os documentos pedidos por mim na sessão de 1 de maio de 1885, aos quaes se refere o officio n.° 349. = Luiz José Dias.

3.° Requeiro que seja novamente remettido á commissão ou commissões respectivas a petição de D. Carolina Fernandes Thomás por mim apresentada á camara em sessão de 11 de fevereiro de 1884. = O deputado, Lopes Vieira.
Mandaram-se expedir.

DECLARAÇÕES DE VOTO

1.ª Não estando presente, por motivo de incommodo de saude, á parte da sessão de hontem, em que se votou o requerimento do sr. deputado Vicente Pinheiro, declaro que o rejeitaria se estivesse na camara. = O deputado, Santos Viegas.

2.ª Declaro que, se estivesse presente na sessão de hontem, teria votado a favor da moção do sr. deputado Amorim Novaes. = O deputado, Antonio de Castro Pereira Corte Real.

3.ª Declaro que, se estivesse presente no fim da sessão de hontem, teria votado contra a doutrina do requerimento feito pelo deputado sr. Vicente Pinheiro. = Cypriano Jardim.

Para a acta.

4.ª Declaro a v. exa. e á camara que não compareci hontem á sessão desta casa em virtude de obrigações officiaes, a que não podia faltar, sem quebra dos meus deveres.
Aproveito o ensejo para declarar igualmente que, se houvera comparecido, teria retirado a minha moção, votando a do meu illustre collega o sr. Alves Matheus. = Luiz Jardim.
Para a acta.

JUSTIFICAÇÕES DE FALTAS

1.ª Declaro a v. exa. que o sr. deputado Luiz Ferreira de Figueiredo faltou á sessão do dia 2 de janeiro por motivo justificado. = Santos Viegas.

2.ª Declaro que faltei á sessão do dia 2 de janeiro por motivo justificado. = J. Alves, deputado por Lisboa.

3.ª Declaro que faltei ás sessões desta camara por motivo justigicado. = Visconde de Alentem.

4.ª Declaro que tenho faltado às sessões desta camara por motivo justiticado. = O deputado, A. de Castro Pereira Corte Real.

5.ª Declaro que o meu collega, o sr. deputado Manuel José Vieira, não tem comparecido às sessões por motivo justificado. = O deputado pela Madeira, João Augusto Teixeira.

6.ª Declaro que faltei á sessão de 2 de janeiro por motivo justificado. = Moraes Carvalho.

7.ª Tenho a honra de participar a v. exa. e á camara que o sr. deputado pelo circulo dos Olivaes, João da Silva Ferrão de Castello Branco, não compareceu á sessão do dia 2 e a mais algumas do corrente mez por motivo justificado. = Antonio Maria Jalles.

8.ª Por motivo justificado faltei às sessões, desde 2 a 26 do corrente. = O deputado, Avelino Cesar Augusto Callixto.

9.ª Declaro que o sr. deputado João Antonio Pinto faltou á sessão de 2 de janeiro por motivo justificado. = J. J. Alves, deputado por Lisboa.

10.ª Declaro que o sr. deputado Arthur Seguier faltou às sessões de 2 a 4 de janeiro por motivo justificado. = J. J. Alves, deputado por Lisboa.

11.º Participo a v. exa. e á camara, que o meu collega e particular amigo João de Sousa Machado, faltou á ses-