O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

230 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

ministerio da guerra para pôr em estado regular de defeza as praças de Elvas, de Almeida e de Valença, hão só pelo que respeita ás novas obras de fortificação a construir, em Vista da insufficiencia das actuaes, mas tambem para o artilhamento completo d'essas praças, em harmonia com o alcance da artilheria moderna;
8. Informação sobre os estudos feitos para a defeza efficaz dos caminhos de ferro, em caso de guerra, e especialmente dos pontos de reunião de differentes vias ferreas;
9.° Copia de todos os pareceres dos engenheiros ou commissões militares que estudaram, sob o ponto de vista militar, os caminhos do ferro da Beira Alta e da Beira Baixa, não só pelo que respeita aos traçados propostos, mas tambem com relação aos locaes da bifurcação das mesmas linhas ferreas, das de leste e do norte;
10.º Iguaes esclarecimentos com relação ás linhas ferreas do sul e sueste e ramal de Setubal. = O deputado, M. A. Espregueira.
Os requerimentos mandaram-se expedir.

REQUERIMENTOS DE INTERESSE PARTICULAR

Do contra almirante reformado Celestino Claudio da Fonseca Ferreira, pedindo melhoria de reforma.
Apresentado pelo Sr. deputado Ferreira de, Almeida e, enviado á commissão de marinha ouvida a de fazenda

De Roberto Francisco Lança, capellão naval de 3.ª classe, pedindo que se lhe conte, para todos os effeitos, o tempo que serviu como capellão do regimento de infanteria do ultramar.
Apresentado pelo Sr. deputado Adriano Cavalheiro e enviado á commissão de marinha.

JUSTIFICAÇÕES DE FALTAS

Participo a v. exa. que por motivos justificados deixei de comparecer a algumas sessões d'esta camara. - O deputado, José Novaes.

Participo a v. exa. e á camara que por motivos justificados deixou de comparecer ás sessões o sr. Estevão de Oliveira. = O deputado, Silva Cardoso.

Participo, a v. exa. e á camara que por modivos justificados deixaram de. comparecer a algumas sessões os meus distinctos collegas os srs. Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto e Joaquim Alfredo da Silva Ribeiro. = O deputado, Alberto Pimentel.

Participo a v. exa. e á camara que por motivos justificados deixei do comparecer a algumas sessões. = O deputado, Adriano Monteiro.

Para a secretaria..

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Antonio de Serpa Pimentel): - Por incommodo de saude não pude vir á camara nas ultimas sessões; foi-me, porém, dito por parte de um dos meus collegas que um illustre deputado desejava a minha presença para me interpellar ou pedir esclarecimentos a respeito de occorrencias no concelho de obidos.
Creio que esse illustre deputado está presente, e eu aqui estou para dar todos esclarecimentos que me forem pedidos.
O sr. Luciano Cordeiro: - Mando para a mesa o parecer da commissão de negocios externos sobre a declaração commercial negociada entre o governo portuguez e
a Turquia, e assignada em 11 de janeiro do corrente anno.
Como n'esta declaração ha uma questão de praso, e a camara precisa tomar uma resolução prompta sobre ella, peço a v. exa. a maior urgencia na impressão e distribuição d'este parecer.
Foi a imprimir.
Monteiro Cancella: - Mando para a mesa um requerimento e um projecto de lei. (Leu).
Não está presente o sr. ministro das obras publicas e eu desejava chamar a attenção de s. exa. para este projecto.
Como v. exa. sabe os viticultores estão passando por uma crise medonha.
A phylloxera vae devastando os nossos vinhedos, e só por qualquer modo os proprietarios e o governo não oppozerem um dique a esta devastação de certo que muito brevemente desapparecerá este principal ramo da agricultura portugueza.
Por um decreto, de cuja data me não recordo, foram creadas duas estações ampelo phylloxericas, uma ao norte e outra ao sul do paiz, installando - se a primeira na Regua e a segunda em Torres Vedras, e ficando completamente desprezado o centro do paiz, onde tambem a viticultura se exerce a n´uma vastissima região.
Não só na Beira como na Bairrada, que são duas regiões essencialmente viticolas, não ha uma estação ampelo phylloxerica, onde só ensinem os proprietarios e jornaleiros a tratarem convenientemente as vinhas.
Parece-me portanto justo e conveniente que junto á escola pratica de viticultura e ecnologia da Bairrada se crie uma estação ampelo phylloxerica onde os proprietarios possam mandar praticos estudar o modo de preparar as vinhas.
A despeza que se fará com este serviço é insignifícantissima, porque, como se vê do meu projecto, esta estação ficará annexa e immediatamente subordinada á escola pratica de agricultura, e por consequencia o seu pessoal é insignificantissimo.
Quando estiver presente o sr. ministro das obras publicas voltarei a tratar d´este assumpto, que é da maior vitalidade para o paiz.
O requerimento mandou se expedir.
O projecto ficou para segunda leitura.
O sr. Fernando Palha: - A ultima vez que eu usei da palavra , n'esta casa v. exa. e a camara recusaram-me o direito de replicar ao sr. ministro da fazenda que respondêra a umas perguntas que eu tinha feito a s. exa. que, saindo do campo dos negocios publicos, me tinha até respondido com actos da minha vida particular.
V. exa. e a camara reconhecerão que foram pouco generosos para commigo. (Apoiados na esquerda.}
No entretanto sujeitei-me pacifica e moderadamente porque uma das principaes armas que tenciono usar n'esta casa será a paciencia. (Apoiados na esquerda.)
Aproveito portanto o ensejo de estar presente o sr. ministro da fazenda para levantar algumas phrases de s. exa. e terminar por uma pergunta que me parece ter importancia para o paiz.
S. exa. na sua replica accusou me, se a isso se póde chamar accusação, de ter sido eu quem lhe apresentou o sr. Ephrussi, chefe da casa Ephrussi & C.ª, e contratador do ultimo emprestimo.
Confesso ingenuamente que não me lembrava d'este facto, que deve ser perfeitamente verdadeiro, que- não póde deixar de o ser, desde que s. exa. o affirmou, mas do qual me não lembro porque não costumo conservar um registo exacto de todos os actos da minha vida particular, não o julgando necessario, e porque nunca imaginei que viessem com elles para quando houvessem de se referir á minha vida publica.