O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

que, a menos de vinte e quatro horas do seu passamento, se lhe possa já fazer a justiça como elle a merece.

Aos homens da estatura de Emygdio Navarro o preciso deixar que recue o tempo, que se esbatam na sombra alguns dos seus contornos mais insignificantes, para que a toda a luz da verdade o brilho da sua individualidade possa surgir taes como são.

O dia de amanhã ha de fazer inteira justiça a Emygdio Navarro.

Não era, porém, sob esse aspecto que eu desejava dizer duas palavras acerca de Emygdio Navarro.

Entrei na vida politica pela mSo de Emygdio Navarro, Foi elle que me trouxe para o partido progressista e que me apresentou ao chefe d'esse partido. Fui pela sua inflo e, segundo a sua indicação, que pela primeira vez me filiai no partido a que pertenço - e, se já vão decorridos vinte annos depois d'isso, não é esse prazo tão curto na vida de um homem que deva ser desprezado.

Atraves de todas as vicissitudes que se deram, encontrei sempre em Emygdio Navarro um coração amigo e carinhoso, e, neste momento, a consciencia segreda-me que eu também sempre lhe quiz muito, a elle e aos seus.

Permitta-me, portanto, a Camara que d'este logar, onde posso exprimir abertamente o meu pensar é sentir, envie nas vibrações das palavras singelas, mas bera maguadamente sentidas, até ao corpo do meu querido amigo, que a morte já começou a arrefecer, a expressão da minha grande dor e grande saudade pela sua perda - e a homenagem e preito do meu coração grato e dolorido. (Vozes: - Muito bem).

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Paulo Cancella: - Não era decerto a mim que me competia levantar a voz para lastimar a perda que a magistratura portuguesa acaba de soffrer com o fallecimento do conselheiro Mattoso Côrte Real; mas, tenho de cumprir esse dever.

Quando fui delegado, tive como superior o Conselheiro Mattoso Côrte Real; mais tarde, vindo para Lisboa, encontrei-o aqui como juiz, e devo dizer a V. Exa. e á Camara que esse magistrado, quer como ajudante do procurador regio no Porto, quer como juiz que foi na primeira e segunda instancia, nunca vi que se deixasse guiar senão pelos ditames da maior imparcialidade.

A perda do Conselheiro Mattoso Côrte Real deixou um vacuo immenso na magistratura portugueza e a sua memoria ha de ser sempre lembrada com saudade.

Eu, como já disse, fui seu subordinado e collega, e por isso lamento que a magistratura portugueza perdesse um dos seus mais brilhantes ornamentos.

O Conselheiro Mattoso Côrte Real, além de ser um magistrado rectissimo, era um amigo dedicado. Quem se aproximava d'elle, quem tratava com elle, ficava sendo seu amigo.

Feitas estas pequenas considerações permitta-me V. Exa. e a Camara que expresse tambem a minha profunda saudade pela perda de outro meu dedicado amigo: o Conselheiro Emygdio Navarro.

Conheci-o em Coimbra; já então o seu talento era brilhante, e a sua influencia na academia era grande. Mais tarde encontrei-o na Camara, onde se tornou notavel pelo seu talento, pela paixão que punha nos seus discursos.

Se como estadista deixou na sua passagem pelo Ministerio das Obras Publicas um rasto de luz, que ainda hoje assombra a todos, como jornalista o seu nome é enorme. (Apoiados)..

Sr. Presidente: permitta-me V. Exa. que eu o considere ainda sobre outro aspecto.

Emygdio Navarro teve na vida dois aspectos distinctos: um como jornalista, em que empunhando o estadulho escrevia artigos violentos que impulsionavam todos; o outro como homem de familia, como amigo cheio de encantos, que a todos deliciava.

Quem visse Eraygdio Navarro junto da esposa e dos filhos, affeetuoso, amante, carinhoso, ficava encantado d'aquella suavidade de vida de familia. Eu, que tive a honra de ser seu amigo dedicado, e que o conheci na vida intima, lamento sinceramente a falta d'aquelle amigo, como homem publico e como homem particular.

Para elle e para Mattoso Côrte Real uma sentida saudade. (Vozes: - Muito bem).

(O orador não reviu).

O Sr. Presidente: - Está esgotada a inscripção. Vae ler-se na mesa para ser votada a proposta do Sr. Antonio Cabral.

Foram approvadas as propostas do Sr. Antonio Cabral e do Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - A proxima sessão é na segunda feira 21, sendo a ordem, do dia a mesma que estava dada para hoje.

Está encerrada a sessão.

Eram 4 horas menos 5 minutos da tarde.

O REDACTOR = Barbosa Colen.