O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

17.ª SESSÃO

EM 26 DE MAIO DE 1908

SUMMARIO. - Approvada a acta, foram lidos dois officios, um da Presidência do Conselho de Ministros e outro do Ministerio da Guerra transmittindo participações requeridas pelo Sr. Affonso Costa, sobre o professor primario de Valle de Cavallos e o capellão militar Martins de Almeida. - Teve segunda leitura, sendo admittido, um projecto de lei autorizando a Camara Municipal do concelho de Redondo a contratar a prorogação de dois emprestimos. - O Sr. Magalhães Ramalho faz considerações e propõe se modifiqne o regimento sobre a inscrição antes da ordem do dia. Refere-se á crise operaria de Lamego, ao caminho de ferro entre a Regua e Lamego, e pondera a necessidade de se apresentar uma reforma sobre organização militar. - O Sr. Ministro da Guerra responde ás considerações do Sr. Magalhães Ramalho. - O Sr. Adriano Anthero pondera a necessidade de se modificarem varias disposições dos Codigos Civil, Commercial e do Processo Civil, e occupa-se da questão dos alienados em Portugal, respondendo-lhe o Sr. Ministro da Justiça. - O Sr. João de Menezes lê uma proposta de inquerito aos serviços da marinha de guerra, fazendo varias considerações. - O Sr. Pereira de Lima pede se de conveniente collocação ao busto de Passos Manuel. - O Sr. D. Luis de Castro requer o parecer da Procuradoria Geral da Coroa sobre um pedido da Companhia das Moagens. - O Sr. Jardim de Vilhena manda para a mesa um aviso prévio ao Sr. Ministro da Marinha.

Na ordem do dia o Sr. Francisco Joaquim Fernandes discute, com varias considerações, o projecto de resposta ao Discurso da Coroa, a que responde o Sr. Ministro da Justiça. - O Sr. Alexandre Braga aprecia igualmente o projecto em discussão. - Sobre o assunto, considerado urgente, da existencia de duas commissões para tratarem dos adeantamentos á Casa Real, usam da palavra os Srs. Moreira de Almeida, Affonso Costa, João de Menezes, Moreira Junior, Pereira dos Santos, Brito Camacho, Adriano Anthero e Queiroz Ribeiro.