O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(220)

Campeam; Santos Valle; Silva Carvalho; Passos (José); Mouzinho da Silveira; Silva Sanches; Leonel Tavares; Lourenço José Moniz; Rebello da Silva; Luiz Cypriano; Sousa Saraiva; Tavares de Carvalho; Macario de Castro; Coelho da Rocha; Vellez Caldeira; Cardoso Castellobranco; Azevedo Loureiro; Passos (Manoel); Pereira de Lemos; Fonseca Magalhães; Sousa Castelbranco; Fernandes Thomaz; Northon; Visconde de Bóbeda; Visconde de Semodães; Manoel Antonio de Carvalho; Queiroga; Soares d'Azevedo.

O Sr. A. J. D'avila: - Sr. Presidente, não estava na sala quando fui chamado; mas declaro que tambem - approvo.

O Sr. Presidente: - Está unanimente approvado na sua generalidade. - A ordem do dia para amanhã é o projecto N.° 100 B, em especial; e depois pareceres da Commissão de petições. Está alevantada a secção. - Eram tres horas e meia da tarde.

Para o Ministerio dos Negocios do Reino.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Devendo uma Deputação d'esta Camara apresentar a Sua Magestade a Rainha a resposta da mesma Camara ao discurso do Throno, na abertura da presente Sessão das Côrtes Geraes, tenho a honra de assim o participar a V. Exa., é de lhe pedir que receba da mesma Augusta Senhora as suas ordens, ácerca do dia e hora, em que se digna de a receber, as quaes V. Exa. se servirá de me communicar, para as fazer constar á mencionada Deputação.

Deos guarde a V. Exa. Palacio das Côrtes, em 25 de Janeiro de 1836. - Illustrissimo e Excellentissimo Sr. Luiz da Silva Mousinho d'Albuquerque. - Francisco Xavier Soares d'Azevedo, Deputado Secretario.

Para o Ministerio dos Negocios da Guerra.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Tenho a honra de communicar a V. Exa., para conhecimento do Governo, que o Sr. Deputado João Ferreira Sarmento declarou n'esta Camara que cedia, a beneficio das urgencias do thesouro publico, o seu soldo de coronel do estado maior do exercito, em quanto durar a presente Sessão legislativa.

Deos guarde a V. Exa. Palacio das Côrtes em 25 de Janeiro de 1836. - Illustrissimo e Excellentissimo Sr. José Jorge Loureiro - Francisco Xavier Soares d'Azevedo, Deputado Secretario.

O Redactor.

J. P. Norberto Fernandes.

SECÇÃO DE 26 DE JANEIRO.

Ás dez horas e meia disse o Sr. Presidente. - Está aberta a secção.

O Sr. J. B. da Rocha: - Sr. Presidente. A palavra para depois da correspondencia.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo fez a chamada, e annunciou que se achavam presentes cento e quinze Srs. Deputados, e que faltavam com justificado impedimento, Os Srs. Gallafura Carvalhaes - Barão de Leiria - Bernardo Joaquim Pinto - Vieira da Motta - Soares Caldeira - Baeta - Camacho - Jeronimo José Carneiro - Joaquim Antonio de Magalhães - Morão - Sá Vargas - Reivoso.

O Sr. Passos (Manoel): - Peço a palavra para antes da ordem do dia.

O Sr. Deputado Secretario Sousa Queiroga leu a acta da secção antecedente. Foi approvada.

O Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa: - Sr. Presidente, peço a palavra para um requerimento.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo deu conta da

CORRESPONDENCIA.

Ministerio dos Negocios do Reino.

OFFICIOS.

1.º Com a cópia do decreto da conçessão d'uma pensão annual de cem mil réis, a D. Angelica Roza Madeira. Foi á Commissão de fazenda.

2.º Com uma relação dos empregados d'aquella secretaria, e seus ordenados. Mandou-se que ficasse na secretaria.

Ministerio dos Negocios Ecclesiasticos e de Justiça.

OFFICIOS.

1.º Com uma relação analoga á antecedente, dos empregados d'aquella secretaria, e seus vencimentos. Teve o mesmo destino.

2.° Dando conta das medidas tomadas, para satisfazer á indicação do Sr. Silva Sanches, a respeito d'eclesiasticos immoraes ou conhecidos por sectarios da usurpação. A Camara ficou inteirada.

Ministerio dos Negocios da Fazenda.

OFFICIOS.

1.° Com uma relação dos empregados d'aquella secretaria, e seus ordenados. Mandou-se que ficasse na secretaria.

2.° Com uma consulta do tribunal do thesouro publico, sobre a concessão d'uma pensão annual de cento e quarenta mil réis, a Marianna dos Santos Diniz, e seus dous filhos, viuva de João Gregorio Ferreira Diniz, mandado arcabusar pelo governo usurpador na cidade de Portalegre. Passou á Commissão de fazenda.

Ministerio dos Negocios da Marinha.

OFFICIOS.

Unico: - Com um requerimento de varios donos e mestres d'embarcações costeiras, para se diminuirem os direitos de porto e outros, que pagam por sahida. Foi á Commissão de commercio.

Deu conta em seguimento.

1.º D'uma representação da Camara municipal da villa do Barreiro, queixando-se de haver sido prohibido o uso de certas redes. Passou á Commissão do commercio e artes.

2.° D'uma porção d'exemplares d'um opusculo sobre o commercio e navegação de Portugal, para a Azia, offerecida por Bento José Cardozo. Mandou se que se mencionasse na acta, que fora recebida com agrado, e que se distribuissem os exemplares pelos Srs. Deputados.

O Sr. Presidente: - A correspondencia está concluida. Agora vai fazer-se a segunda leitura de diversos papeis, que estão sobre a mesa.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo fez a seguda leitura das seguints indicações.

1.ª Do Sr. Lopes de Lima ácerca dos eggressos habilitados da comarca d'Aveiro. (Diario pag. 208 col. 2.ª linh. 48).

O Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa: - A palavra Sr. Presidente, sobre este requerimento.