O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

106 )

po? cm pratica para este fiín foi o de convencer o Presidente da Câmara Municipal, que o era também da Mesa do apuramento, que esta podia aer composta de homens, que não fossem portadores de actas (não quero rnoralisar esta circumstancia, creio que a Garoara avaliará devidamente as intenções, com que aquelle Magistrado recorreu a tamanho absurdo). O Presidente da Assemble'a, combinado comelle? apre-tou-se na Casa da Camará, e propoz effeclivamente para membros da Mesa homens, que não eram portadores de actas: alguém que estava n| Assemble'a, e que entendeu que esta determinação ia de encontro á lei, oppoz-se a ella, e demonstrou que o Presidente excedia assuasatlribuições, fazeirdo essa proposta : porem que havia de fazer o Administrador Geral? Pediu a palavra, e sustentou que, segundo a própria letra da lei, podia a Mesa do apuramento ser composta de homens estranhos áAssemble'a! O resultado foi o que se devia esperar; islo e, que a Mesa fosse composta dos amigos do Administrador Gera!. A Mesa entrou no exame das actas, que lhe tinham sido enviadas; e sob o pretexto de que uma Assembléa não mandara as actas, senão por um único portador, apesar de ter vindo a participação de que o outro estava doente; e de que d'outra Assemble'a nào tinham vindo portadores, apesar de se saber official-mente que ahi não houvera eleição, acordou ern suspender os seus trabalhos, até que o Governo respon= desse a uma consulta, que a este respeito lhe ia dirigir.

Mas o firn da Mesa, e do Administrador Geral, não era o obter esclarecimentos sobre.duvidas ^ que não existiam ; o seu fim era dar logar a que os Depu-tados eleitos se não assentassem aqui , pelo menos nesta Sessão: conseguiram-no com efieilo ; porque só dous mezes depois pôde sair a consulta da Ilha, e só talvez hontem e que ella aqui chegou ; e por muitos desejos, que tenha o Governo de responder immedia-tamente a ella , nào e' possível que a resposta chegue ali em menos de vinte dias, attenta a difficuldade, e escassez das cominuicações, principalmente no Inverno.

Pore'm como está presente o Sr. Ministro do Reino, pedia a V. Ex.a licença para lhe perguntar se já recebeu a representação da Junta do apuramento, e ao mesmo teaipo rogar a S. Ex.a que respondesse a ella com a maior brevidade, em ordem a aproveitar um navio, que está a partir; porque se nào responder já, talvez etn dous, ou trez mezes não tenha embarcação para aquella Província.

O Sr. Costa Cabral: — Pedi a palavra para lembrar que, agora de que se Iracta e do Requerimento do Sr. Gorjão: não é agora occasião de estarmos fazendo interpellações ao Sr. Ministro, principalmente quando tiverem por objecto, fazer accusa-ções muitíssimo graves a uma authoridade qualquer: o camjriho que o Sr, Deputado tem a seguir, é fazer um requerimento, para que o Governo dê as informações á. Camará, sobre as faltas imputadas ao Administrador Geral do Faial; mas se nós formos complicar a questão que agora se ventila, e que e o objecto do Requerimento do Sr. Gorjão, com interpellações queimportão accusações a diffe-rentes authoridades, então a questão será interminável, e o resultado será nenhum; peço portanto a V. Ex.a que quando os Srs. Deputados saiam da ordem os chame a ella.

O Sr. Presidente: — Seguramente a questão é sobre as eleições de Braga (vozes— e outras).

O Sr. Ávila: — Sr. Presidente, eu fallei sobre este assumpto porque elle estava ligado com o Requerimento do Sr. Gorjão; digo mais, provinha da naturesa d'esse Requerimento : ali recommenda-se ao Governo, que expessa ordem as authoridades suas subalternas , para que façam com que a eleição de Braga e a d'outros Círculos possa ser feita em plena liberdade; quaes são estes Círculos? Aquelles erri que não estiver completa a eleição; o Circulo da Horta está nestas circumstancias, porque a eleição ainda não está terminada. Quanto á observação que fez oillustre Deputado, que me precedeu, e que contestou o direito que eu tinha de fazer nesta occasião uma interpellação ao Governo, principalmente quando ella tendia a inçrepar alguma authoridade ; direi ao Sr. Deputado, que esta Camaia deve em toda a occasião velar pela execução da lei, e sobre tudo em penhar-se em que a liberdade eleitoral seja a mais ampla ; para que a Nação seja verdadeiramente representada: nem eu esperava, que um illustre Deputado que acabou ha pouco de exercer um alto Cargo Administrativo, viesse emittir nesta Camará doutrinas oppostas a estas; eu poderei apresentar documentos pelos quaes faça ver o comportamento abusivo que teve o Administrador Geral do Districto da Horta, e não era capaz de dirigir nesta Camará uma increpação a qualquer .authoridade, senão podesse apresentar documentos, que a provassem.

O Sr. Presidente:—Eu entendo que estas questões são completamente distinctas; porque o Sr« Ávila pede explicações sobre o passado e no requerimento em discussão tratasse de pedir providencias para o futuro.