O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N: i.

DIÁRIO

1842.

N.° 1.

em

1842.

Presiàtncia do Sr. F. C. de Mendonça (Decano.)

_ — Presentes 72 Srs. Deputados eleitos.

jflerlura — Ás 11 horas e meia da roanbâ.

A\la~— Approvádn sem discussão.

OSr. Secretario Brandão leu o seguinte:

DECRETO.—Hei por bem, e em virtude do Ari. vigessimo primeiro da Carta Constitucional da Mona rch ia , Nomear sobre a Proposta da Camará dos Senhores Deputados da Nação Portugueza a Bernardo Gorjâo Henriques para Presidente da mesma Câmara, e a Agostinho Albano da Silveira Pinto para Yice-Presidenle. — Palácio das Necessidades em trinta de Julho de mil oitocentos e quarenta e dois = &AINHA = António Bernardo da Cosia Cabral.

O Sr. Presidente:—Em virtude da Cada Constitucional, e pela nomeação de Presidente, eVice-Presidente, eslão concluídas as funcções da Mesa .Provisória, e aclia»se esta dissolvida. Convido o Sr. Presidente , e os Srs. Secretários a virem occupar os logares da Mesa.

O Sr. Bernardo Gorja® Henriques passou a occupar o Iflgar da Presidência — o Sr. António Pereira dos Reis n de \.° Secretario — e o Sr. António ¥ic*nte Peixoto o de Secretario. — Então o Sr. Presidf.n fé , em pé disse :

Q Sr. Presidente: — Senhores Deputados: rogo a Yossa attençâo, e solicito a desculpa da Carnara , se-eheo-ado a este logar tão honroso lhe tomo a!-

• *•* 1 * * > J l

guns, ainda que cuttos, moínerítos , em dingir-ine poucas palavras, a fim de significar-lhe o meu sincero reconhecimento pôr haver-me habilitado com seus votos a occupar uma posição tão culminante «o System a Representativo.

Com a singela franqueza, de que me preso ser dotado, vos digo, Senhores, que já mais me vi tão surprehendido em metis desejos, e em minhas esperanças; não desejava eu obter tamanha honra, por tjee tenho a intima convicção de que em mim se dá ã ausência de tanta* qualidades, cujo complexo íéfíiente pôde formar o perfeito composto que e indispensável dar-se na pessoa que chega a tão distin-«to logar; não esperava eu esta mesma honra, por sque entendia que vós me conheceríeis tão bem , co-TOO eu me conheço a rnitn mesmo.

Com tudohavers mostfado assim o querer; da mi-

nha parte nada resta senão obedecer á vossa indicação, e á resolução da nossa Soberana, e mostrar-me, quanto em minhas forças couber, digrto da confiança que a Camará e o Chefe do Poder acabam de manifestar-me.

Começo por affiançar*vos que toda a acção de Partidos, toda a influencia de cores políticas, e todo o individualismo, serão estranhos a este alcaçar da imparcialidade; não tenho a fazer abnegação de resentirnentos pessoaes, porque a todos os membros desta Camará respeito, e cordialmente preso, e de todos hei recebido provas de consideração pessoal muito alem do que entendo ser-me devido.

No desempenho desta tão honrosa corno árdua tarefa , que desde hoje está a meu cargo , eu espero que todos os membros desta Camará hão de generosamente prestar-me sua cooperação , ou seja ajudando-me edirigindo-rne com suas luzes, ou seja dando ao paiz o modelo de patriotismo e civilisação , já na assiduidade dos trabalhos desta Camará , já na ordem e decência que lhes deve presidir, cumprindo religiosamente as disposições da Lei Regimental desta Casa, que muito tenho a peito executar e fazer executar dentro desta Sala , e fora delia em todas as dependências da mesma Camará.

Dando começo ao exercício dos direitos que me confere este nobre cargo, entendo dever votar condignos agradecimentos á Mesa da Assernble'a Preparatória, que tão cabalmente, e com tanto aproveitamento desempenhou os seus trabalhos, e especialmente ao muito honrado Decano que tão digna e imparcialmente a ella presidiu, e que soube juntar a prudência de urna idade provecta , sempre consumida no exercício de virtudes, com uma firmeza, e o desenvolvimento próprios de uma perfeita virilidade, e de um acrisolado saber. ( Foi muito apoiado em varias partes do seu Discurso).

Seguidamente passou o Sr. Presidente a prestar o seguinte juramento:

«Juro ser inviolaveloienlc fiel á Religião Caílio-(«liça Apostólica Romana, ao Rei, á Nação, e á <_ que='que' de='de' sabias='sabias' fazer='fazer' gloria='gloria' dos='dos' do='do' mim='mim' leis='leis' concorrer='concorrer' para='para' formação='formação' justas='justas' rei='rei' das='das' hajam='hajam' a='a' carta='carta' couber='couber' povos='povos' e='e' em='em' estado.='estado.' prosperidade='prosperidade' o='o' p='p' esplendor='esplendor' constitucional='constitucional' quanto='quanto'>