O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(6)

Ó SY. Preside-rife': — Parece-me conveniente a Comtnijsão fique entendendo que ainda que Ijje ejíi presente a,!gum Pip.lojn.a , ,d' algum Sr

do .não deve dar o seu Parecer, só quando eUe se í i p/è senta r (.Apoiado ^ , , . , ' , • .,

' O Sr. *4go*tinlu> sííbano : -7- Eu julgo . de muita impo'tíint'iu os Requerimentos apresentados pelos Sr». Aguiar, Cardoso Çastd-Bran,co,. e Anões de Carv.ílh), c entendia que se lhe devia dar Ioda a pulíUcidade (Jpoiado) ? por isso peço que elles se-jíiin i-f^pressos no t)iario do Governo (Apoiado.,}

O Sr. Presidente : — Eu devo notar que o Sr. JVnries não pediu a urgência do seu Requerimento, e por isso não está^ainda .votado. ,

O Sr. slnnes de Carvalho : — Peço a urgência do mV u Requerimento. . ...

O Sr. Presidente : — Como o Sr. Deputado pede et urgência do seu Requerimento, vou propô-lo assim á Camará. ........

Julgou-se urgente o Requerimento do Sr. ./ínnes détCarvalho, e foi approvado sem discussão. — 'igualmente se resolveu que estes liequerimentosfossem impressos no Diário do Governo.

O Sr. JVfousinho de Albuquerque .• — Eu lintia pedido a palavra sobre esses Requerimentos; porém como já se acham votados não tenho nada à dizer— Esse Requerimento pede razões, e não documentos, e parece-me que não se podiam pedir assim.

O Sr. Ministro do Reino:— Não ha inconveniente a'lgòm em se ter approvado, porque sempre estes

-,, " . -i4,í;::; • • t ' •'-• ,J: . ,.'. ,-

Ixequerimenlos se approvam com a condição de o

Governo só dizer o que poder sobre elles»

O Sr. Aguiar: — Em additamento ao Requeri-que fiz, ern que pedia diffWentes documen-

• ' '. . .. . .. .

tos com urgência , peco que a proporção , que s«

torcns apromplandoj o Governo os vá enviando a está Camará (/Jpoiado.)

O Sr. Presidente : — Não ha mais ninguém ins-crVpto. 8ègué-'ié a nomeação 'dás Comrnissôe?, e ha sobre esta nomeação um Requer! mento do Sr. Re-bollo Cabra! ; a Camará approva, que se leia wgora o Requerirpento doSr. Rebèílò Cabra! ? ( /ípoiados.) Be w ; .P n i tVo v a i - se ler — ( Leu-se. )

Sendo approvada a sua urgência entrou em discussão.

O Sr. Ávila: — Sr Presidente, eu ãpprovõ o requerimento, mas não sei se na primeira partedclle está bem expressa a idea de que quiz fali ar o seu illustre auctor ; isto e, não sei se iiá primeira parte do requerimento estão compre lie n d i dos os prece-denios tie 34 a 37 : se'o estão par;jre-me quo se deve opprovar o requerimento', « se p não estão, que se devo redigir pnr maneira que o* cornprehehda : segundo o Ftegirnento da Carta à tíesposta ao Dis-cuiso da Coroa é feita pelo Presidente da Cainara, e í> sua discussão deve ser feita em Sessão secreta; estas disposições estão alteradas de^de 1834, è e indispensável, que o Requerimento coròprehenda esse precedente. (Apoiados.}

O Sr. licbel.lo Cabral: — O que disse o Sr. Deputado eslá comprehendiclo no "meu requerimento, e nem podia deixar de ser; eu abrangi todas as alterações, que a experiência tem mostrado necessárias. O que eu quero é\ que o Regimento da Caria seja alterado só naquilío, que poder, e de"ver ser aíu-rado, como por exemplo a eleição para aCom-

niisgão, que tem.de formular a Resposta ao Discurso do Throno; para que as Sessões em que se tra-ctar deste assumpto sejam publicas, e não secretas, como manda o Regimento da Carta etc.; por .consequência está consignada a ideratem que falloú o Sr. Deputado.

J\7po havendo mais quem pedisse a palavra, fàí o requerimento posto á votação, e approvado.

Eleição de Comntissôes.

O Sr. Presidente:—-A primeira Cornmissâo, que temos a nomear e B que ha de preparar a Resposta ao. Discurso do Throno, e deve ser composta de sete Membros; porém o Presidente da Ca m si rã e Membro nato .

Procedeu-se ao escrutínio, e verificou-se terem entrado na urna 88 listas, das quaes sete eram brancas —ficaratn votados com a maioria absoluta Os Srs. Agostinho Albano da Silveira Pm-

G

to corn....................69 votos.

Joronymo Dias d'Azevedo ...... 67

Marcos Pinto Soares Vaz Preto.. 67 João Rebello da Costa Cabral .. 67

José' Feliciano de Castilho......67

António Roberto d'Õliveira Lopes

Branco....................52

Alguns Srs. Deputados, por convite do Sr. Presidente^ subiram á, Mesa a prestarem o juramento , por ainda o não haverem prestado.

O Sr. J. M. Gr&nde: — Parece-me, que se vai proceder á eleição'da Commissãõ Administrativa, e depois á de Fazenda j eu pedia , qsse a de Fazenda fosse de nove Membros. E* verdade, que i&ío e' alterar o Regimento, mas femo* o precedente da Câmara passada , ejn que esta Commissâo foi de qua-lorzé MiMubros ; e realmente esta Commissâo deve reunir as siuhrniJndes financeiras da CaVnaro pelos grandes, e difficcis trabalhos, que vão ter a seu cargo. (Apoiados.)

Ora taotíbeí» me lembrava dizer á Cornara, visto que este objecto de eleições e' muito enfadonho, que nós podíamos nomear uma Commissâo, ou Mesa Suppletoria, epela mesma chamada deitarmos uma lista em cada urna ; e ao mestno tempo, que estava uma Commissâo nomeada, estava outra pela Mesa Suppletoria. Lto, Sr. Presidente, poupa-nos metade do tempo, e não acho inconveniente algum, pois que essa Mesa Suppletoria et\i nomeada pela Mesa , ou por V. Ex.a, tomava a Presidência delia" o Sr. Vice-Presidenle , com os dons Srs. Vice-Secre-tarios, e dous Escf utinado,res nomeados peio mesmo modo. Queira V. Ex.a consultar a Camará a este respeito ; isto e' não havendo discussão, porque se eu vir, que ha grande discussão,, retiro o meu requerimento. Se é necessário, eu formulo o meu requerimento, e mando-o para a Meia ; mas acho que não e' necessário.