O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Ctímmiisão; portanto só ha a eleger 3 t devem por conseguinte as suas listas conter só 3 nomes.

(Começou afazer-se a chamada para a recepção das listas.)

O Sr. Presidente:— Eu tenho a pedir á Assem-b!éa qlie se conserve em ordem, para se poder fazer a chamada dos Srs. que teem a votar: acabado este acto os Srs. Deputados poderão sahir^ e estarem em liberdade ; mas antes disso peço que estejam com ordem, (Apoiados*) .

Continuou afazer se a chamada è terminado ovptt* ro (l'o escrutínio verificou-se terem entrado na urna 81 listas, das quaes > 7 estavam em branco e duas continham nomes demais, ficaram eleitos com a maioria absolt(ta Os Srs. Tlorido Rodrigues Pereira Ferraz

com .. i.....;......... i.... 65 Votos.

Joaquim José Falcão ...;...... 64

Bernardo d'Oliveua Borges..... 60

O Sr. Presidente ; — Vai proceder-se á eleição da Commissão de Fazenda, é precizo verificar se ha numero na Salla. Na Meza ha uma proposta para que esta Commissão seja composta de 0 membros; portanto é esta a occasião de ser tomada em consideração.

O Sr. Silva Satiches:— V. Ex.* faz-me o favof de dizer se o Sr. Oliveira Borges tem já prestado o juramento? (mna voz, ainda não)* O Orador:-— £ntão se quem não presta o juramento não pôde faUar, parece-me q u'e também queni o não tem prestado, não pôde ser eleito para Commissões.

O Sr. Presidente: — O Sr. Deputado faz uma indicação, para que não seja valida a votação qne a^ Camará acaba de fazer no Sr. Oliveira Borges ; porque este Sr. ainda não prestou o juramento.

O Sr. Gavião: — Faz V. Ex.a favor de dizer se este Sr. já foi proclamado Deputado?. . .

O Sr. Secretario Pereira dos Reis: — Foi quando o foram os mais.

O Sr. Cardoso Castel-Branco: — Eu desejava saber se já está verificado o Diploma do Sr. Deputado Oliveira Borges, e seja foi proclamado f....

O Sr. Silva. Cabral:— Já foi verificado, já sé apresentou, ejá foi proclamado Deputado. Sr. Presidente, eu pedi a palavra para explicar que a razão porque o Sr, Oliveira Borges foi eleito para esta Commissão, foi aquella mesma porque cm 1840, quando, tratando-se de votar no Sr. Felgueiras, se decidiu , que apesar de não ter prestado juramento; comtudo era hábil .para ser votado, e que o juramento era só necessário .párã ellê exercitar o seu Joga r de Deputado: este é que e o precedente da Cara aTa: de mais este Deputado está já proclamado , e apenas lhe falta o juramento : elle:já se apresentou aqui nas primeiras Fessões, e mandou o «eu Diploma. Portanto os escrúpulos parece-meyque devem estar defeitos-. . . .

O Sr. Jifsé Estevão:—A mim não me deixaram fallar por -não ter «prestado o.juramento, e áquelle

)

não importa faltar esla qualidade para ser eleito para uma Commissão ! ! Bom , bom.

O Sr. Silva Cabral: — Perdoe-me o Sr. Deputado, a differença não e' muito pequenita, elle não exercita esse logar ainda j néth o pôde exercitar, sem ter prestado o jurataenlo; portanto a cousa e muito differente; este caso tem b precedente do Sr. Felgueiras, e o que aponta o Sr. Deputado não tem precedente ajgum : apesar disso, antes dê sé votar beste Sr. , eu consultei o Sr. Fonseca Magalhães, e outros Srs. •, e elles forarn deste mesmo voto.

O Sr. Cardoso Çàstel-Brancb : — Eu desejava sã* ber se o Diploma tinha sido verificado, e procla* mado Deputado; porque eslava em duvida.

O Sr. Presidente:—O Sr. Relator da Com mis-$âo de verificação dos Diplomas respondeu que já íoi verificado o Diploma, e proclamado.

O Sr. Silva Cabral: — Está verificado^ e foi pró*-clamado quando foram os mais, e ate este Sr. já aqui se apresentou nas primeiras Sessões.

O Sri Presidente: — Para tirar toda a duvida é" precisa uma votação da Camará : eu vou propor se o Sr. Oliveira Borges j estando proclamado Deputado, se pôde ser eleito para Membro da Commís-são, reservando comludo o exercício dessa eleição para depois delle ter prestado juramentos

A Camará decidiu pela affírmativa.

Ò Sr* Presidente: — Segue-se a eleição da Com* missão de Fazenda. ~ Esta Commissão tem sido de 7 Membios — ha porém, corno já disse, uma proposta sobre a Mesa para que seja de 9: eu a íaçb ler para ver se é admittida á discussão.

Foi ndmitlida e approvada sem discussão.

Ò Sr, Presidente:—i Vai procedesse á eleição , as listas devem conter 9 nomes»

Corrido o escrutimnio, verificou*se terem tn Irado na urna 78 listas, das quaes 2 continham nomes de mais — e sahirâm eleitos com a maioria absoluta

Os Srs. Joaquim José Falcão........... 64 votòSi

Agostinho Albano da Silveira Pinto___.....................63

Florido Rodrigues Pereira Ferraz 63 Bernardo Miguel d'Oliveira Borges...........».*....».....6S2

João Rebello da Costa Cabral.. 6â Jeronymo Dias d'Azevedo,. i.. 62 Felix Pereira de Magalhães.... è&

Carlos Morato Roma.......... 52

José Joaquim da Costa Si mas-.. 40

O Sr. Presidente-:—-A ordem do dia para ama* nhã é a continuação das eleições de Commissões , começando pela de Legislação, e seguindo as mais pata que houver tempo: está levantada a Sessuo. — Eram o horas e vinte minutos da tarde.