O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 205 )

eom tudo o único meio que ha dê poder retardar, enfraquecer, e inquietar um inimigo vencedor.

As praças de Juromenha, Campo Maior, Eivas e Alíneidà situadas" sobre as nossas fronteiras, que na acclámação do Senhor D. João IV não prestaram alguns serviços, em consequência da guerra pouco iriethodica que nos fez Filippe IV de Hespanha, são não somente inúteis, não podendo pela "sua posição topográfica concorrer para a defensa do Paiz, como onerosas pela perda de capitães'improd.ucti-vameule despendidos na conservação das mesmas^; e ate' mesmo prejudiciaes, porque enfraquecem com suas guarnições o nosso Exército activo desde o começo da campanha. :; ^ •

Em quanto a Almeida e' diffiçil de conceber corno esta Praça podesse ate IBlOter sido considerada como um antemural dg, Província da Beira e de Lisboa: fortificada por umhexagono de pequena fortifi» cação, sua guarnição nunca poderia exceder o numero de 2,400 homens; força insuíficiente para' poder ser abandonada a si mesma.

O que deveria em todo ó tempo dar a esta praça o caracter-de uma nullidade absoluta, e'até mesmo de prejudicial ás nossas operações defensivas, e a sua posição typogi;afica; situada além do Côa, rio que corre em um leito assaz profundo, bordadp de escarpados e altos ribanceiros, seria fácil de cònhe-cer que um Exercito invasor tem toda a facilidade de investi-la, sitia-la e toma-la: aquelle rio servindo-lhe de linha natural decontravallação, torna como impossível toda a; espécie de soccorros,- reduz assisn sua pequena guarnição ao abandono de suas próprias forças-, e apresenta ao Exercito defensor grande obstáculo na sua passagem, a qual quando mesmo effectuada o poria na situação perigosa de arriscar uma batalha, o que seria, violar todas "as regras, todos os princípios da grande arte da guerra, pois que a primeira condição de um campo de batalha é não ter .desfiladeiros na sua "retaguarda. Assim também sendo em 1762sitiada pelos hespanhoes, e em 180.9 por Massena, nem o Conie reinante de Schà-urnbourg Lippa, nem lord Wellingtoa ousaram ir em seu soccorro.

Se esta praça é inútil para a nossa-defensiva, el-la é da mais alta importância para um Exercito invasor: no estado mesmo ern que se acha, servir-lhe-ha como um dos pontos mais.importantes de sua base de operações; deslinando-a para deposito geral de suas munições de guerra e de boca, qiie coberto por aquelle rio ficará por isso mesmo ao abrigo de qualquer insulto da nossa parte: e será dalli tarn-bem que fará partir sua principal linha de operações sobre Lisboa; donde resulta a necessidade de demolir quanto antes suas fortificações, fazendo-as saltar por meio de fornilhos, que já n'outro tempo foram mandados abrir para este fim.

Não me deterei acerca da pouca importância de Campo Maior, Eivas e Juromenha; basta olhar para a Carta do Paiz para conhecer que estas praças não cobrem Lisboa e o Porto ; e que não é pela Província de Alerntejo que as operações de uni Exercito invasor se hão de dirigir sobre estas duas grandes Cidades.

Todas as gue.rras de invasão, feitas nos nossos dias, se tem dirigido ás capitães: sem d ti v ida que sua occupação decide do destino da Nação: o inimigo impõe dalli Leis ás Províncias que por elle VOL. l."—JANEIRO — 1843.

não foram invadidas, -e pôde dispor da vida e dos bens'daquelles mesmos que nunca viram seus soldados. .^ '

Paris deveu nos séculos passados sua salvação a seus antigos muros: se em 1811 tivesse sido uma praça forte, capaz de. resisti r aos Exércitos alliados, .talvez, existira ainda hoje o Império Francez. Se em 1805 Vienna tivesse sido fortificada, a batalha de Ultn não teria decidido da guerra, e a Áustria não teria depois perdido as suas Possessões de Itália, as Províncias Illizianas e oTyrol. Se em 1808Madrid fosse fortificada, o Exercito Francez, depois das vi-ctorias de Espinosa , de Tudela , Burgo* e Sommo Sierca não teria marchado sobre esta Capital, deixando de traz de si os Exércitos TIespanhol e Inglez.

As mesmas guerras de invasão que tem tido togar neste século , provam também que as Capitães sendo fortificadas tèem frustrado, pelos grandes meios que em si mesmos contém, os ataques cofitra ellas dirigidos. Dresde fortificada em 1813 por uma linha de reductos dispostos e construídos co.n intelligen-cia, e atacada depois em $7 de Agosto do mesmo anno, mas defendida por uma parte' do Exercito Fraucez que occupava aquelle campo intrincheira-do, repelliu os esforços dos Exércitos Austríaco., Russo e Prussiano, cotnmandados pelos seus mesrnps Soberanos. . '•

As linhas denominadas de Lisboa construídas em 180Í), e defendidas p.ilo Exercito Angloluso salvaram esta ,Capital de ser occupada pelo Exercito Francez, com mandado por Massena.; O Porto muito mal fortificado, mas defendido por um punhado de bravos desembarcados nas Praias de Mindello, mallogroa todos os esforços do usurpador. Lisboa tomada em -24 de Julho de 1831 pelo invicto Duque da Terceira-,- e fortificada pouco depois pelo immortal Duque de Bragança segando o permittia a urgência das circumstancias, mostrou co:iio o Porto que são-se:npre baldados os esforços de um Exercito invasor contra uma Cidade populosa e rica, que pugna pelas suas instituições, vidas, e bens.

Tal é a influencia que uma Capital tem sobre suas Províncias: estas segueru sempre o destino da-quella; assi.n também o Corpo-Legislativo de França votou os meios necessários para fortificar Paris.

Lisboa c o centro da Administração Geral; é a Pátria da flor da Nação: contem no, seu interior uma numerosa população, immeasas riquezas, .muitos estabelecimentos industriaes e scientificos, os nossos Arsenaes Marítimos e de -Terra: seu Porto é o surgidouro da nossa Esquadra ; 'é e;n fim. o deposito de tudo; e pela sua posição geográfica ácha-se a dez ou doze dias de marcha das nossas fronteiras.

Seria a maior das contradiccões deixar um ponto tão importante e tão próximo das fronteiras sem dé-fensa immediata. Nas épocas de desgraça, de grandes calamidades pôde uma Nação carecer de soldados, mas nunca de homens para sua defeza interior. 40/000 homens de Guardas Nacionaes, de Batalhões provisório,*, fixos ou moveis, qualquer que seja sua denominação,' e 2$000 artilheiros defenderão está bella Capital contra um Exercito-de ^OOjf homens."

Não é verosímil que"uin Exercito, invasor dirija

pela Bííira Baixa as suas linhas de operações,sobre

Lisboa; a parte deste Paiz comprahenlida entre o

Tejo e,o Zezere, e o extenso ramal de montanha