O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

259

a aiinullação das indemnisações á Companhia das Obras Públicas; mas desejo saber com certeza o modo porque eram passados os recibos; quero saber, se se dizia — recebi a importância disto ou claquillo, sern se dixe r a quantia que se recebia.

O Sr. l*Incido d' Abreu :—Eu não combati, nem. combato o Requerimento do Sr. H.oltrernan; intendi conveniente, em razão da Cornmissão especial que exerci na Província do Minho, dar os esclarecimentos que referi ha pouco. Agora, o que me parece, e que o illustre Deputado nada pôde obter desses esclarecimentos, porque dos recibos não consta a quantia que cada um recebia, por isso creio que nada pôde fazer com os documentos que pede.

O Sr Holtrctnan; — O Sr. Deputado ainda não sabe o fim para que eu os quero; quando eu. a pré--senlar o meu Projecto, então verá para que os peço.

j\áo havendo quem mais tivesse a palavra sobre o .Requerimento, foi posto á votarão c approvado. •

O Sr.' Ferrer :—Mando para a Mesa o seguinte Parecer (Ia Comrnissão de Poderes.

PA u. KC.; K n N." 8 .A:—Foram presentes1 á Primeira Cornmissão de Verificação de Poderes os diplomas dos Deputados, eleitos no Circulo Eleitoral da Guarda

— Sebaslião Manoel de Gouvèa— José de Mello Ribeiro de Sousa Caldeira, e em vista dos diplomas, c actos corre.spondent.es, parece á Cornmissão que os diel.os eleitos devem ser proclamados Deputados da .Nação Portugueza.— Sala da Commissão íífí de Janeiro de 185^.—José Caetano de Campos.— y. f/errcr. — A. Maria .Ribeiro da Costa Holtrcrnan.

— José de Mello Soares e l^aseoncetlos. — Leonel Tavares Cabral.

Sendo approvado sem discussão, foram proclamados .Deput,ad"os da Nação os Srs. Sebastião Manoel, de Goiiuéa, c José de Mello Ribeiro de Sousa Caldeira j e sendo introduzidos na, Sala prestaram juramento, e tomaram ausento.

O Sr. Nogueira Soares: — Eu desejava que .V Ex." me dissesse, se já se coinmunicou ao Sr. Ministro do Reino a Nota de Interpellação que preciso fazer-lhe sobre segurança publica nos Concelhos de B,i ião, e outros. Hoje acabo de receber cartas daquel-les Concelhos, em que me dizem que os bandos de salteadores continuam ali do mesmo modo, e eu quero pedir providencias ao Sr. Ministro do Reino sobre islo, e por isso peço a V. Ex.a que me informe se a Nota de Interpellação já foi communicada a S, E\.a porque, se não foi insisto para que o seja.

O Sr. Secretario ( Hcbcllo de Carvalho): — Já se fez a comrnunieação ao Sr. Ministro.

O Sr. l*rcsidcnte': — Já se fez a communicação e terá a palavra para a Jntorpellação alguns destes dias, estando presente o Sr. Ministro do Reino.

O Sr. Derramado: — .Fui informado de que urn Requerimento que fiz aqui ha mais de oito dias pedindo certos esclarecimentos pelo Ministério da Justiça acerca da falta de Juizes de Direito ein diversas Comarcas do Continente do Reino, ainda não chegou ao seu destino; islo e, á Secretaria dos Negócios da Justiça. AIIi não esperava eu que elle tivesse demora alguma em ser satisfeito, porque sei realmente a regularidade com que ali se faz todo o serviço, e a actividade coin que se expedem os negócios; mas o que não esperava realmente lambem era, que na Secretaria cia Camará houvesse urna demora siniilhanle, e então peço ú E x.'""' M.esa que se digne dar as pro-

videncias para a expedição do meu Requerimento, que e por sua natureza urgente.

Já que estou de pé' aproveito esta occasiãopara fazer uma observação. A Camará gastou duas meias Sessões em discutir na generalidade e por artigos a minha Proposta para a divisão em Secções; gastou utra tneia Sessão em nomear os Deputados das Pro-incias, que deviam servir de núcleo ás suas respectivas Secções, c resta unicamente, para essa minha Proposta entrar em regular andamento, e considerar definitivamente constituídas as Secções, a nomeação de Presidentes e Secretários das mesmas Secções ; tudo isto poderia levar seis ou oito horas o mais, islo e, menos tempo do que se tcrn gasto para eleger toda a Assemblea em escrutínio secreto quatro ou cinco Commissões, que já aqui tem sido eleitas (.Apoiados). Peço • aos Srs. Stcnographos do Diário do Governo queiram consignar esta observação nos seus exlraelos. Entre nós tem servido a publicidade para encobrir a verdade, eu quero-rne servir delia para a fazer ma-' nisfestar.

O Sr. Secretario (Rebcllo de Carvalho): — A respeito do Requerimento do illustre Deputado pedindo esclarecimentos, lenho a informar que a Mesa não costuma demorar as comrnunicações aos Srs. Ministros acerca (Ias deliberações que a Camará toma. Eu mandei á Secretaria saber o q w; ha a este respeito, porque não lenho agora presente o que se passou ; entretanto posso asseverar ao Sr. Deputado que a Mesa não costuma demorar a remessa destes Requerimentos ao seu destino.

O Sr. Faustino da Gama: — Peço a V. Ex.a que me inscreva para apresentar amanhã um Projecto de Lei. O Sr. Leonel Tavares: — Pedi a pá l avia para mandar para a Mesa o seguinte Requerimento, sobre o qual não peço a urgência, porque não ha inconveniente em ficar para segunda leitura para amanhã (Leu). '

Ò Sr. Plácido de Abreu:—Mando para a Mesa o seguinte Requerimento a respeito do qual peço a urgência :

HKQUKIUMKNTO. — Roqueiro que pelo Ministério do Reino se remetiam a esta Camaia Iodos os documentos relativos ao Projecto de Obras do Poito e Barra de Viannu do Costello. — Plaeidn de Abreu,.