O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.6.18
SESSÃO DE 25 DE ABRIL DE 1860
presidência do sr. bartholomed dos martyres dias e sousa
SECRETÁRIOS OS SRSJ
(Joaquim Gonçalves Mamede (Luiz Albano de Andrade Moraes
Chamada—presentes 61 srs. deputados.
Entraram durante a sessão—os srs. Balduíno, Braamcamp, Alves Martins, Azevedo c Cunha, Correia Caldeira, Gouveia Osorio, Ferreira Pontes, Barros e Sá, Fontes, Fonseca Osorio, Lopes Branco, Bodrigucs Sampaio, Santos Lessa, Telles de Vasconcellos, Pinto Carneiro, Sousa Azevedo, Xavier da Silva, Zeferino Rodrigues, Garcez, Ferreri, Pinto Coelho, C. J. Nunes, conde da Torre, Garcia Peres, Silva Cunha, Faustino da Gama, Frederico de Mello, Coelho do Amaral, F. J. da Costa e Silva, Costa Lobo, Gavieho, Batalha, Magalhães Lacerda, Pereira de Carvalho e Abreu, Mártens Ferrão, Ferraz de Miranda, Rebello Cabral, Sousa Machado, Pinto de Magalhães, Lobo d'Avila, Maia, Silva Cabral, Infante Pessanha, Dias Ferreira, José Estevão, Sá Vargas, Lacerda (D. José), Frazão, José Horta, Nogueira, Justino de Freitas, Rebello da Silva, Mendes de Vasconcellos, Teixeira de Sampaio Júnior, Peneira, Sousa Feio, Jacome Correia, Plácido de Abreu, Pitta, Moraes Soares, Nogueira Soares, Thiago Horta e Thomas de Carvalho.
JVão compareceram—os srs. Lacerda (Antonio), Pequito, Pinto de Albuquerque, barão das Lages, Ramiro Coulinho, Pereira da Cruz, Folque, Barrozo, Paiva Pinto, Posser, Mello e Minas, Aragão, Coelho de Carvalho, Sousa Pinlo Basto, Pacheco, Chrispiniano da Fonseca, Casal Ribeiro, J. M. da Costa e Silva, Silveira e Menezes, Mello Gouveia, Azevedo Pinlo, Pinto Martins, Pinto da França e Blanc (Viriato.)
Abertura—ao meio dia. Acla—approvada.
DECLARAÇÕES
1.'—Do sr. Gouveia Osorio, de que faltou á sessão de hontem por molivo justificado. A camara ficou inteirada.
2."—Do sr. Garcia Peres, de que o sr. Coelho de Carvalho não pôde comparecer á sessão de hoje por motivo justificado.
A camara ficou inteirada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIOS
1 .•—Do minislerio do reino, participando que no dia 29 de abril corrente, pela uma hora da tarde, haverá recepção Vol. Ill—Abril—1860.
cm grande gala no real paço das Necessidades, por ser o aii-niversario da outorga da carta constitucional. A camara ficou inteirada.
2."—Do mesmo minislerio, participando que não existe n'aquelle ministério documento algum relativo ao empres-limo que pretende contrahir a camara municipal de Ponta Delgada, porque foram devolvidos ao governador civil do respeclivo districlo, para os fazer reformar c additar em forma de serem presentes á camara.
Foi á commissão de adminislração publica.
3.°—Do minislerio das obras publicas, dando os esclarecimentos pedidos pelo sr. Julio do Carvalhal sobre as estradas dc Villa Real a Mirandclla, passando por junto de Murça.
Para a secretaria.
REPRESENTAÇÕES
1."—Da camara municipal dc Ovar, pedindo que se votem meios para se continuar a estrada entre Ovar e Oliveira de Azeméis.
Foi á commissão de obras publicas.
2.*—Das religiosas dos conventos de Lisboa, contra a desamortisação dos seus bens, e pedindo a liberdade das profissões.
Foi á commissão ecclesiastica.
EXPEDIENTE
A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA REQUERIMENTOS
1.°—Requeiro, por parte da commissão do exame das consultas das juntas geraes dos districtos, que o governo envie a esta camara as consultas relativas aos annos de 1858 c 1859, e os relatórios dos governadores civis, respectivos aos mesmos annos, a fim de que a commissão possa começar os seus trabalhos.= O secretario da commissão, Ferraz de Miranda.
2."—Requeiro que, pelo minislerio dos negócios ecclesiasticos e de justiça, se peça ao governo a representação que os habitantes do exlincto concelho de Maiorca, no districlo de Coimbra, fizeram ás cortes para serem desannexados do concelho da Figueira, e que por esta camara lhe foi enviada em officio de 3 de agosto de 1854.
Requeiro mais que, pelo ministério do reino, se peçam ao governo as representações successivas que pelos habitantes do sobredito extincto concelho de Maiorca e pela junta deparo-