O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

221

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

O sr. Presidente: — Varios srs. deputados têem pedido a palavra, e creio que a camara quererá que eu lh'a conceda (apoiados).

O sr. Gandido de Moraes: — V. ex.ª acaba de declarar que não havendo trabalhos sobre a mesa, tinha de occupar-se a camara na segunda feira apenas da apresentação de pareceres de commissão.

Ha pouco tempo a commissão de guerra mandou para a mesa um parecer, e eu julgo opportuno que v. ex.ª mande imprimir esse parecer, fazendo-o distribuir logo em seguida pelas casas dos srs. deputados, e que peça auctorisação á camara para que, dispensando-se o regimento, elle possa entrar em discussão na segunda feira (apoiados).

O sr. Presidente: — Creio que a camara annue ao pedido do sr. deputado. Portanto, como a leitura do parecer já hoje póde ter logar, mando-o imprimir para ser distribuido pelas casas dos srs. deputados, e dou-o para ordem do dia de segunda feira (apoiados).

Leu-se na mesa o parecer da commissão de guerra.

O sr. Mariano de Carvalho: — Toda, a camara faz certamente justiça ás rectas e patrioticas intenções do nobre presidente do conselho de ministros, quando pede á commissão de fazenda que dirija os seus trabalhos por fórma tal que se possa brevemente discutir o orçamento do estado (apoiados).

Pela minha parte, como membro da commissão de fazenda, não posso senão lisonjear-me com as palavras amabilissimas que s. ex.ª dirigiu áquella commissão.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros: — E justas.

O Orador: — Justas não posso eu dizer, porque sou membro da commissão, e por isso digo só pelas palavras amabilissimas que o sr. presidente do conselho nos dirigiu.

Devo acrescentar, entretanto, que a commissão tem tido sessões quasi todos os dias, sessões que não têem durado menos de quatro horas; a proposito d'este projecto das carnes que ha pouco se votou, eu e outros membros da commissão tivemos n'um dos ultimos dias nove horas de trabalho em commissões. Creio que não se póde exigir mais.

Tambem devo acrescentar que, se fosse possivel inverter a ordem do tempo, isto é, se as sessões do fim de março podessem ter vindo antes das sessões do principio de fevereiro, a camara veria bem quanta rasão eu tinha quando sustentava que mais valia ser nomeada uma commissão de orçamento, do que augmentada a commissão de fazenda.

A commissão de fazenda, apesar de augmentada e apesar de toda a sua boa vontade, ou ha de preterir o estudo das propostas de fazenda de tanta importancia para o paiz para dedicar-se ao do orçamento, ou ha de proceder de modo inverso, mas sempre prejudicando uma parte dos as sumptos que lhe estão confiados; se houvesse as duas commissões, talvez que a esta hora já se podesse discutir o orçamento, e talvez que as propostas de fazenda estivessem muito mais adiantadas.

Era isto que pretendia dizer á camara, exactamente porque tendo eu sustentado em fevereiro que a commissão de fazenda não devia ser augmentada e que era preferivel nomear-se uma commissão de orçamento, fui censurado por isso, chegando a dizer-se que era mostrar receio de que na commissão de fazenda entrassem outros cavalheiros, e querer fazer monopolio da sciencia financeira.

Não era assim. Eu o que queria era que os trabalhos da camara corressem de um modo que me parecia mais conveniente, e os factos estão mostrando que tinha rasão.

Não me estava então movendo nenhuma rasão pessoal ou politica no mau sentido da palavra, era apenas o interesse publico. O tempo deu-me rasão.

O sr. Braamcamp: — Era simplesmente para declarar ao sr. presidente do conselho de ministros, que eu estou capacitado de que s. ex.ª não pretendeu irrogar a menor censura á commissão de fazenda, porque não tem nem podia ter o minimo motivo para isso. O que eu desejava era que se não podesse dar ás palavras de s. ex.ª outro sentido que não fosse aquelle que o nobre marquez manifestou.

A commissão de fazenda tem trabalhado tanto quanto tem cabido em suas forças, e podem, s. ex.ª e a camara, tar a certeza de que ella ha de continuar a

empenhar-se, como se tem empenhado até aqui, em estudar as questões que lhe estalo submettidas (apoiados).

O sr. Presidente: — Está encerrada a sessão.

Eram pouco mais de quatro horas da tarde.