O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

dar para a Mesa o meu additamcnto: no caso de "haver quem o impugne, pedirei a palavra paraosus-tentar. — E* o seguinte:

AoíóiiAMENTo. — Que em vez de cinco Membros sejam nove os Membros da Commissão Especial dos vinhos proposta pelo íllm° Deputado o Sr. Felix Pereira de Magalhães. — Silva Cabral,

O Sr. Presidente :— Advirto os Srs. Deputados que não e' permittido usar da palavra sem a ter pedido primeiro, e sem lhe ser concedida pela Mesa. (/4 pinados).

O Sr. Pereira de Magalhães: — O meu Requerimento e que está em discussão?

O Sr. Presidente: — Sim, Senhor.

O Orador: — E sobre elle que peço a palavra.

O Sr. Presidente: — 'Tem a palavra.

O Orador; — Sr. Presidente, o cornmercio dos vinhos do Douro faz por espaço de 70 annos a felicidade daquelle Paiz, a grandeza da Cidade do Porto, e a prosperidade de todo o Reino: neste espaço, segundo cálculos, que &e podem dizer offi-ciaes, produziu mais d<_ objecto='objecto' vinhos='vinhos' consideração='consideração' progressivamente='progressivamente' e-u='e-u' toda='toda' tag1:_='lamentável:_' apresentado='apresentado' occvipar='occvipar' pobres='pobres' atten-ção='atten-ção' sobreviver='sobreviver' vir='vir' devo-as='devo-as' tomando='tomando' abalam='abalam' nas='nas' olla='olla' protegia='protegia' activa='activa' ao='ao' farei='farei' importante='importante' trabalhos.='trabalhos.' as='as' pôde='pôde' podia='podia' tenha='tenha' seus='seus' portugal='portugal' decadência='decadência' assegurar='assegurar' elle='elle' logar='logar' porto='porto' estào='estào' mil='mil' se='se' providencias='providencias' acorn-rnissão='acorn-rnissão' sem='sem' honra='honra' constantemente='constantemente' mas='mas' _='_' ern='ern' a='a' atalaia='atalaia' balancear='balancear' e='e' tractado='tractado' di-2er-se='di-2er-se' m='m' o='o' p='p' todo='todo' cila='cila' tenho='tenho' resta='resta' fortunas='fortunas' todos='todos' lodo='lodo' comniercicio='comniercicio' da='da' _1810.='_1810.' com='com' de='de' estado='estado' pojto.='pojto.' fará='fará' podemos='podemos' ricos='ricos' parte='parte' do='do' mais='mais' pie='pie' chamar='chamar' tomar='tomar' commercio='commercio' ameaça='ameaça' nem='nem' um='um' me='me' necessariamente='necessariamente' lieirio='lieirio' fallencias='fallencias' corre='corre' tal='tal' são='são' ba-lánciasse='ba-lánciasse' imitas='imitas' desde='desde' catástrofe='catástrofe' reservar='reservar' aclia='aclia' legislação='legislação' em='em' reis='reis' contos='contos' negocio='negocio' todas='todas' pedem='pedem' ponderar='ponderar' eu='eu' este='este' sobre='sobre' douro='douro' na='na' ido='ido' já='já' desle='desle' fazia='fazia' que='que' no='no' foi='foi' cidade='cidade' miseráveis='miseráveis' ruina='ruina' alli='alli' soffre='soffre' uma='uma' nós='nós' aqnelle='aqnelle' para='para' paiz='paiz' camará='camará' _200='_200' magnitude='magnitude' paiz.='paiz.' proponho='proponho' não='não' só='só' tag0:_='_:_' á='á' externo='externo' os='os' grandíssimo='grandíssimo' maneira='maneira' dislruida='dislruida' nosso='nosso' prosperidade='prosperidade' grande='grande' quando='quando' ò='ò' _1834='_1834' serviço='serviço' ha='ha' seria='seria' calamidades='calamidades' cousas='cousas' lê='lê' porque='porque' preposer='preposer' sobte='sobte' risco='risco' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_' xmlns:tag1='urn:x-prefix:lamentável'>

O Sr. Silva da. Cunha:- — Pedi a palavra a V. JKx.a sobre o Requerimento que está em discussão. Eu apoio inteitíitnente o Reqiu-rimento do Sr. Felix Pereira de Magalhães, ,bem corno o additamen-ío do Sr. Silva Cabral , para que se proceda á nomeação de tuna Conimiísào especial de vinhos; pois que o seu objecto e muitíssimo importante: tracta-ge de dar providencias sobre o commercio dos vinhos do Douro. O Douro está reduzido á ultima miséria; nma e ruais vezos s« tem. aqui instado por providencias sobre o commercio dos vinhos daqiiella Província , e por uma fatalidade rui o se tf m aftondido, nern se tem ouvido os clamores e representações dos Povos do Douro, e o resultado tem sido a penúria em que elles se acham : não e 'exageração o que digo da miséria do 'Douro, e se alguém duvida disto, vá lá e verá a miséria que corre de família em família. Poucos dias antes de vir pa-

ra aqui Lavradores, que colhiam £00 pipas de vinho do mais generoso, e que em outro teinpo faziam contos e contos de reis de rendimento, disseram-nie, que tinham vendido tudo aquillo que em outro tempo tinham comprado na abundância ; as suas jóias, alfaias, e tudo o que tinham de bom já tem sido reduzido a dinheiro, a fim de poderem subsistir: ainda mais, Sr. Presidente, Lavradores de cento e tantas pipas de vinho com as lagrimas nos olhos me disseram, que não tinham vintém para rapé: quando isto acontece corn os Lavradores mais ricos, que fará com os outros. Por conseguinte é de muito interesse, e de absoluta e immediala necessidade darmos providencias tendentes a melhorar a agricultura e commercio dos vinhos daquella Província. O Povo acha-se reduzido á maior miséria e necessidade, effeilo da falta de providencias sobre aquelle importante ramo do commercio. Por isso sou de opinião que se nomêe uma Cominissão especial de vinhos, que seja de nove Membros, segundo o additamento do Sr. Silva Cabral.

O Sr. Silva Cabral : — .E' um additamento ao Requerimento do Sr. Felix Pereira, u — Em vez de cinco Membros, sejam nove os Membros da Coin-missão especial dos vinhos proposta pelo illustre Deputado o Sr. Felix Pereira de Magalhães.» — Não accrescenlo mais nada.

O Sr. José Estevão: — Queria só saber qual era o Requerimento, cuidei que era algum expediente novo, que nós não conhecíamos; cuidei que era algum especifico novamente indicado, rnaseaCoin-missão velha, e a Cominissão especial dos vinhos que se costuma nomear, depois das principaes, níio-é cousa nova.

O Sr. Cdstilko: — Sem duvida que os males que pesam sobre o Douro são de grandíssima magnitude : recebi cartas ainda hontem ponderando as circumslancias ern que se achavam aquelles Povos, em estado de absoluta miséria ; parece-me até que uma Commissão especial dos principaes lavradores daquelles Povos, na qual se acham homens na realidade eminentes, tenciona vir apresentar á Camará e ao (.loverno as medidas que s só acha exactamente nas mesmas circuins-lancias do Douro. Por consequência, peço a V. Ex.a consulte esta Camará , se e possível que a Commissão encarregada de prover de remédio aos males, que pesam sobre a Província do Douro, possa também estender as suas vistas sohre um Dis-Iticto, que se acha exactamente no mesmo caso. (i'rozes : — K' para a totalidade.) O Orador : — Mas como ate agora se não tem fallada sobre só sã Irada da totalidade dos vinhos de todos os Diàtfi-ctos vinhateiros, por isso fazia esle pedido.