O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(228 )

ser passível de affrontosa paixão e morte. Já suou sangue no Horto, já soffreu as apupadas, e o es-cárneo da geitfalha, já a soldadesca a saudou de galhofa, já os coRsenlidores no crime *se estão hy-porriiamente lavando as mãos, já aqui Ibe mandam que tome a sua própria cruz e caminhe para o calvário: — porque ruas da amargura ella aqui passa ! «Cuidam que ha de faltar no calvário «juetn a crucifique! Não digo tjiie sejam estes Senhores ; mas íHuníea falta quem desempenhe esse bello en-Cargo. E gê r e mós nós tão covardes que na hora do perigo releguemos vil mente do mestre? Evitamos Seguir cotn essa infâmia que no dia tremendo da resurretçâo se não torne a derramar o mesmo sangue, mais sangue? Sé não renove esta guerra e divisão de partidos, estas becatombes de homens a princípios! Não, mil vezes hão: e havemos de ía-zê-lo com maior encarniçaínento^ com tnais furor, porquê e da naturesâ das cousas, e dos homens. Oh! Eu não quizéra, para que os meus bisnetos sejam felizes com um GoveTrio Constitucional que ha de vir» obrigár-rae, a fui m e a todas estas ires gerações, a passar poY esses tormentos que nos esperam. E corno será isto retnediave! ? Da maneira que o Governo marcha não 'e possível.

Os Srs. Ministros disseram que tinham feito estas reformas, pata affugenlar o ágio, que balia ás .porias do ThesoYiro. Oh ! Sr. Presidente , então é a Carla um absurdo, se para a defender de Argen-tários é preciso desconta-la a preço tão vil nèss®

torpe mercado. Ora pois, sou eu mais Cartista do ,que estes Senhores defensores da Carta dó agora , e por isso entendo que a Camará não tem poder contra a Carta, e não pôde portanto absolver si-milhanles actos. O que a Gamara pôde fazer é tomar o arbítrio que Uie propoz o Sr. Silvestre Pinheiro , declarar que renuncia a mandar proceder por em quanto contra os Ministros, e passar á revisão dos Decretos como Propostas de Lei.

Não me opponho a nenhuma , sustento todas as partes desta Proposta pelo modo e forma que estão expplicadas pelo seu próprio auctòr. Mas entendo poder e dever accrescentar-lhe um indispensável coroilario. Eu mandarei por escripto uma Proposta o.u antes emenda ao Parecer da Commis-sâo, para que uma muito humilde, e respeitosa mensagem seja enviada a Sua Magestade. Os Ministro? de Sua Magestade pediram o bill deindèm* nídade, o chamado bill de indemnidade: eu argumentei contra a possibilidade de o conceder, no sen« lido em que elles o pediram ; neste não duvido fa-ze»lor A Camará não fica deshonrada, e aos Mi« nistros ainda fica logar de penitencia.

O Sr, Presidente : — « A Ordem do Dia para amanhã , é a continuação da de hoje. Está levantada a Sessão. — Eram â horas da tarde.

O REDACTOR,

S>E CAST&O F&EÍ&E DE MACEDO*

N.° 19.

Presidência do Sr. Gorjao Henrique*.

'hamada.<_ depois='depois' quarto='quarto' presentes='presentes' do='do' approvada.='approvada.' srs.='srs.' aberturaum='aberturaum' _.='_.' nieio='nieio' p='p' acta.='acta.' _73='_73' dia='dia' deputados.='deputados.' _='_'>

C~OR RESPONDE NCÍ Á.

t/m officio do Ministério da Guerra: — Remet-tendo uma relação dos Alferes Alumnos, que havia sido requisitada pelo Sr( Deputado Cezar de Vas-coocellos em Sessão de 10 do corrente. *— A* Secre» taria»

Outro, do Sr. Deputado Oliveira Borges; — Participando que por doente não comparecia á Sessão. — Inteirada.

Outro, do Sr.; Deputado José' Homem de Figueiredo Leitão: — Participando não ter comparecido ás Sessões por doente. -*— Inteirada. ,

TJma representação da Câmara Municipal è mais pessoas dá Villa, de Monchiquè : — Appre&entãda pelo Sr> Mendonça, pedindo tornar aquelle Conce-Iho^s fazer parte tio de Lagos» •*>•- A* Commissão Estítdiaticã.

Qulra, da Camará Municipal de Marvão: — Apreàentada pelo Sr. João Bernardo de Souza, pedindo que sé epprove o Projecto do Sr. Palmei-10 Pinto sobre a extSncçao do contracto das Soboa= rias. —*4% Commissao âè Fa%éen'da.

Outra , da Camará MunicipaldeNiza: — Apresentada pelo Sr. João Bernardo de Souza, pedindo a extincçao do contracto do Sabão. —• À1 Com-missão de Fazenda.

"Outra» da Camará Municipal Apresentada pelo Sr. João Bernardo de Souza, pe dindo a extincçao do contracto das ISaboarias.— A* Comniismo de Fazenda.

Duas i das Camarás Municipaes de Veirose Aviz; —• Apreseriiadas pelo Sr, João Bernardo de Souza, pedindo a esíincção do csntracto do Sabão. — >4* Commissao de Fazenda.

Qrtffá, da Carnara Municipal de Marvâo: — Apresentada pelo Sr. Palmeiro Pinto, pedindo a approvação do Projecto de Lei apresentado pelo Sr. Mousinho d'Albuquerque sobre Estradas, — A* Commissao d? Administração Publica.

Outra, da Carnara Municipal d*Aviz:—'Apresentada pelo Sr. Paímeiro Pinto, pedindo a ap-prováção do Projecto, apresentado pelo Sr, Mousi-i)ho d*Albuquerque ^obre Estradas. — A^ Commis* yão d^Administração Publica.

K)ul?a9 da Camará Municipal e Administrador do Concelho de Penedono:— Apresentada pelo Sr. Fonseca Magalhães, pedindo a abolição do contracto^ das Saboarias. -r- A' Commissao de Fazenda.

Oiío, dos Pharmaeeuticos de Monte Mor o Novo, Alcobaça, Pederneira, Vilia Viçosa, Povoa de Varsim, de (Cortiços, Setúbal, e Portei, pedindo a approyação da Representação da Socisda-de Pharmaceutica de Lisboa sobre a visita dasBo« liças. — A* Commissao de Saúde Publica. SEGIINDA.S LEITURAS.

(Leu-se na JWesa o segitànte)