O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( ââê )

império ( Apoiados número sós) j nós temos um Thro-fio que respeitamos (Apoados) , uma Rainha que idolatramos pelas suas virtudes e pela recordação da mais grata, e singular gratidão ( Estrepitosos ap-plausos), e um Código que restabelecemos á vontade geral— e com que estão ligadas nossa vida, nòs&a'propriedade e nossa lègtírança — (Apoiados), K não e' este aquelíe próprio caso em que quebrando-se, e devendo-se despedaçar o carro das, desconfianças é ern toda ã sua plenitude admissível a hy-polhese,

Sr. Presidente, não pôde haver crime de qualquer natureza que este seja aonde não haja propósito,intenção de o commetler; e nem a gravidade ou natureza dá acção vecn em nada para o caso. -i-Esla regra de hermenêutica natural rrão pôde deixar de ser, a par da conveniência publica, a quê1 tèro de dirigir a sensatez de uma Camará de Representantes do Povo-^- (Apoiados, e muitas vo~ %cs exceltentementei muito bem),

E então quando a vós, Camará de Deputados — quando a vós, grande Jury Nacional, se vos apre-.senlàrem estes quesitos.—-

1.° A concessão do bill importará a deètnnção do Systema Constitucional l

2.° Correrá ao menos em perigo por essa concessão a Cátia Constitucional?

' 3\° A Camará estará na convicção de que os Ministros promulgaram aquelles Decretos cótn as vistos no betn publico, ou com o fim de destruírem a Gaita Constitucional?

4-.° Offerecerá ainda esse Ministério garantias a conservação dessa mesma Carta Constitucional ?

•'•Quê ; responderá t!ada; uni" tle vós, 'cònsultaiido vosso senso intimo? — responderá que está persuadido., que a concessão do bill nada affecta a consolidação da Carta (Apoiados) j responderá que o Governo promulgando aquè^has Leis ^ ou Decretos, satisfez aos votos de vossos constituintes ,-—e do Povo, que representais, e que vós mesmos não podeis contrariar (Apoiados) j responderá, que se ha defeito no "Governo, e em não ter ido mais adiante^ publicando outras Leis próprias a tirar as esperanças aos revolucionários , è inquietos•(Apoiados, justamente) j responderá que os Ministros não"-promulgaram aquelles Decretos com intenção do destruir , antes pelo contrario coín as mistas de consolidarem a Carta Constitucional, (Apoiados numerosos); responderá em fim. que aquelles Ministros tia sua firmeza ~ nos seus talentos — na sua posição-—"nos seus precedentes , nas suas intenções vos offètècetn garantias a favor" da Carta? (Sim, sim, apoiadissimos ).

A vossa consciência pois vos diz o veredict, que cumpre proferir, a sat>er que concedamos o bill dein-dèmnidade, e approvemos seu procedimento — talha de ser o Totó gefal da Camará, como affiançam o patriotismo de cada um dos seus Membros— o seu Car-tismoi—e o seu amor á Causa da Rainha e da 'Pátria. (Ç Orador acabou o seu discurso no meio de es irèpíiosfà applausos, recebendo parabéns de todos os ros seus 'amigos).

*/' "O Sr. Rodrigo da FonsecaMugqlkãe*:'— Sr. Pre-^cJente: depois 6Ta vigorosa decfamaçãò do nobre S3e|iiftàdo, que rtiè precedeu, do calor com que a

sustentou, e do enthusiasmo cotn que apresentou á Camará as suas recriminações, sinto-me um tanto absorto, e com grande desvantagem minha sou o primeiro a faliar, principalmente não seguindo a sua opinião. Discordo do illustre Deputado nas conclu--soes, que tirou, ainda que soudeaccôrdo com muitos dos princípios por elle ennunciados. Sou o homem menos apto para formar incropaçôes a pessoa alguma, nem me lembfo de haver em'um só dia da minha vida parlamentar levantado a voz páracen* surar o Governo; nem agora o farei senão de passagem , offerecendo á Camará algumas considerações, que a mais forte convicção me suggere.

Eu vejo com dor, que se tem seguido um rnetho-do reprehen«iivel nesta discussão ; não posso deixar de o dizer: temos fugido do campo do raciocínio, do exame das cousas para o das offensast pessoaes , para ò dos tiros dirigidos a deter-minadas pessoas. Tem-se atacado as intenções; è todos havemos observado, que mal se pôde demonstrar, que essas intenções fossem reprehensiveis. É pena que cm assumpto de tanta gravidade tenhamos caído em faltas, que não pouco deppèm contra o nosso decantado adiantamento, e civitisaçâo.

Sr. Presidente, a questão e' simples, mas não deixa de ser importante ; e pelolado da sua importância é que ella devia ser tractada. Não succedeu assim: desde logo se confundiu a tal ponto, que hoje posso dizer, que não sei de que se tracta : a questão de doutrina, ou de princípios, bem corno aana-lyse dôs! faètos , "foram perfeitamente desenvolvidas por dois distinctos Oradores do lado da Opposição ; mas depois delles nunca rnais se voltou a esse terreno. Que se tem feito pois? De que se tem tracta-do ? De aliusões.ppprobfiosas, e quando menos de recriminações; é com' demasiada aspereza se tem feito. Ku não sei Éomo o lado direito da Camará tão fértil em talentos, tão distincto pela sizudez de seus Membros, e tão forte pelo seu numero, não tenx neste assumpto tido a coragem necessária de petmittir1 á Opposição alguns destes desvios, qurf em toda a parte se toleram ás Opposiçôes. Que quereis vós (perguntaria eu, na certeza da resposta , porque sei que quereis o que e de razão) , que quereis vós, não ter uma Opposição neste lado da Camará? Ai de noa tbdos, e do Syslema Representativo , sem uma Opposição nas Casas do Parlamento! Como se conservaria este Systema , cc-mo se manteria a Liberdade em utn Paiz, em que não noúvesse uma Qpposição ? Esta deve ser vigorosa, i U ustrada, e ate' violenta : não digo facciosa —Quanto mais ella tiver estas qualificações, maiores garantias dará de liberdade , e deordetn: éellaquern abre os olhos ao Poder, quem lhe marca os limites em que deve conter-se. A Maioria desta Casa, eu bem ó sei, é liberal, e puramente constitucional; e por isso me parece impróprio, quta do seti lado saiam doestos e injurias á Opposição. Ouço d'aqui dizer: e á Maioria ? A Maioria está em outras circumstancias : o que eu acabo dê expor a respeito delia, responde cabalmente a um aparte, quu me não parece muito discreto.