O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ram por igual fornia. Por consequência não sei por que não ha de ver â luz do dia, salvo se interesses particulares se oppoern á sua discussão; mas, Sr. Presidente, nós não podemos, por honra nossa recusar-nos a ella, porque assim o reclamam a imparcialidade e a justiça, de que devemos ser os primeiros respeitadores, mas lambem porqui-e está ligada a minha proposta a pensamentos económicos, que devemos sempre ter em vista, porque estamos a lançar tributos sobre o povo, em quanto desperdiçamos seis contos de réis, que podern dar de comer a muita «rente que se acha morrendo de fome, a muitos desses infelizes, que pertencem ás classes inactivas. Peço portanto pela terceira vez a V. Ex.a, que tenha a bondade de convidar a illustre Com missão, para dar quanto antes o seu parecer. Sei que se acha muito sobrecarregada de trabalho, faço-lhe justiça, conheço em todos os seus membros o maior presli-ino, conheço a boa vontade de trabalhar, pelo menos, ern muitos delles; no entretanto não sei, que fatalidade, ou que rnáo fado obsta a apresentação de tal parecer. Rogo portanto a V. Ex.a haja de ter a bondade de fazer o convite pedido.

O Sr. Rebello Cabral:—P^ço a palavra. O Sr. Miranda:—Peço outra vez a palavra. O Sr. Corte Real: — Sr. Presidente, se o Sr. Deputado estivesse ao facto dos muitos e importantes trabalhos, de que se occupam todos os membros da Comraissão de Legislação, certamente não haveria de chán-iar sobre aquella Commissão a censura que lançou,, quando falloti do máo fado, que aftribue á sua proposta. Não sei a que interesses o nobre Deputado se referiu, porque não se explicou a semi* lhante respeito. Porém pôde tranquillisar-se a consciência do Sr. Deputado, pois que lhe posso assegurar que a sua proposta se acha compelentemenledistribuída, e alguém ha que já tem trabalhado nesta matéria para apresentar um parecer sobre a proposta do Sr. Deputado; a isto respondo eu, porque ate' já Iractel deste objecto, já faltei no Sr. segundo Secretario para ter com elle e o Sr. Presidente urna conferencia sobre este objecto, visto que nelle se eu* volve uma empreza, e que nem a mesma Commissão sabe qual é o seu estado.

Posso portanto assegurar ao Sr. Deputado, que a Commissão ha de quanto antes dar um resultado sobre este negocio; porém podia ao Sr. Deputado que quizesse declarar quem são esses que faliam, e que dizem essas cousas a que o Sr. Deputado se referiu; (apoiados) mas, Sr. Presidente, eu supponho que não ha fundamentos para taes suspeitas, e até direi mais, hão ha ninguém que as diga.

O Sr. Miranda : — Sr. Presidente, eu começo por agradecer ao Sr. Deputado a bondade, que teve em me dizer, que a illustre Commissão de Legislação se occupa da minha proposta; mas, Sr. Presidente, não basta dizer, que se occupa, é necessário, qtie appa-reçarn os resultados dessa occupação, porque já na Sessão passada esta questão se tractou, e é na verdade caminhar muito pouco, quando agora só consta que está distribuído.

Pois então digo eu, que não posso conceber, que trabalhos apresentados na Sessão passada (e não obstante faço toda a justiça ao illustre Deputado, que sei é trabalhador, pois tenho concorrido com elle a esses trabalhos), estejam ainda no estado em que estão. Já se vê, que não é delle, que eu me queixo, SESSÃO N." 19.

mas sim do máo fado, que acompanha a minha proposta, e se me obrigam, não duvidarei dizer, qual é esse máo fado, porque costumo ter pouco medo, e creio q,ue disso lenho dado sobejas provas*, (f^ozes: — Diga, diga). São interesses particulares; querem que o diga, digo-o ; não são de V. Ex.a, nem de nenhum dos membros desta Casa, mas ha interesses particulares de alguém, que perigam com a appro-vação da rwimha proposta. Ora eu fallb assim, por que me contento com as honras da discussão, embaraçando-me, pelo que me respeita pessoalmente, muito pouco a rejeição, mas hom é, que o Paiz saiba que não se querem fazer economias, acabando com a empreza do diário, que não preenche o fim que se queria. Eu queria, que houvesse um jornal, onde senão publicassem os discursos dos Deputados, de uma maneira tão parcial, ou não quizera ver jor-nues, aonde apparecessem tantos apoiados, ha discursos de clgtms oradores, que não os tiveram, quando ha muitos outros, que os tiveram, e nem utn só apparece: eu bem sei como isso se faz, mas entretanto não acho que seja bom. Ficarei aqui. Sr. Presidente, eu satisfaço-me com o que disse o illuslre Deputado, membro da Commissão de Legislação, e tenho a declarar-lhe, que o que eu disse não tem referencia com S. Ex.a nem corn os membros da Commissão de Legislação, nem com a Camará, mas o que digo, é, que é necessário, que este negocio se discuta j e se acabe por uma vez.

O Sr. Ávila : •—Sr. Presidente, eu também convenho cõíi! o nobre Deputado, o Sr. Miranda, ern que a empreza não prehenche o fim , q-ue se pretende : as nossas sessões estão r)'um atraso de dois mezes — (Umavo^: — Ou ainda mais.) Ora eu quizera, que a Camará me dissesse, de que serve esta impressão: que interesse pôde ter o publico em ver os trabalhos parlamentares, muitos delles importantíssimos, publicados depois de terem passado dois mezes, ou mais ? Por tanto isto assim não é publicidade. O que me admira é que este negocio fosse á Cormnissão de Legislação! Que tem ella co-m a publicação das sessões desta Casa? Tenho observado ha dias, que se mandam a esta Commissão todas as propostas, que aqui se fazem, e só se lhe não mandou o Oiçamenlo í . . . Isto é urna proposta de lei corno qualquer outra, e se a esta Commissão se hão-de mandar todas as propostas de lei, deve lambem a ella maridar-se oorçamento. O meu nobre collegn e amigo o Sr. Silva Sanchcs- apresentou aqui ha dias um projecto de reforma da lei eleitora! , e havendo nesta Casa uma Commissão especial para tractar este negocio, mandou-se, não obston{e isso, o projecto á Commissão de Legislação! E o mesmo que dizer, que a Commissão Eleitoral não faça nada.

Quanto ao objecto de que se tracta, direi que neslaCasa lia uma Commissão da redacção do Diário , nem pôde deixar de a haver, porque ate' e' composta de pessoas designadas pelo Regimento , o qual diz o seguinte =r (leu)