O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

trabalha , tem tido reuniões fora da casa destinada neste edifício, e ha de continuar a tel-as, mas os membros daComrnissão de Leglislação não teern forças mais que humanas p£fra poderem estar continuamente a trabalhar de dia e de noite; e quanto ao objecto de que se tracta , note-se quando foi instal-lada a Cornmissâo, e que só depois disso e que teve logar a distribuição da proposta do Sr. Miranda.

Concluo, Sr. Presidente, dizendo, que a questão de ordem e agora decidir, se sim, ou não a proposta do Sr. Miranda, que está affecta á Cornmissão de Legislação, e que foi alli remettida ern consequência de uma deliberação da Camará, deve ser retirada dessa Com missão para ir para a da Redacção do Diário; eu declaro que isso me é indifferen-te, mas noto a circurnstancia de ter sido mandada áquella Cornmissão por se conhecer que ella involve um contracto entre a Mesa desta Camará e uma Em-preza.

O Sr. Presidente : •— Por occasião da apresentação desta proposta, suscitou-se a discussão sobre aCom-missão a que havia de ser remettida, e então vendo-se que envolvia um contracto no qual se poderiam prejudicar condições estipuladas, resolveu a Carna-ra, que era a Cornmissão de Legislação a própria.

Ern quanto ao que disse o Sr. Deputado Ávila relativamente a haver uma Cornmissão especial para este objecto, chamada de Redacção, devo dizer que quando se apresentou a proposta , questionou-se então , a que a Commissâo devia ir, mas duvidando-i-e sobre a existência de contractos, resolveu-se que fosse á Commissâo em que se acha, por ser a mais própria para dar o seu parecer sobre este objecto.

O Sr. Ávila: — Sr. Presidente, eu pedi a palavra sobre a ordem para dizer que eu linha feito uma substituição ao requerimento do Sr. Miranda; mas como o illustre Deputado declarou que muito breve ha de vir este negocio á discussão, eu a retiro. Por esta occasião devo declarar, que eu não quiz censurar as deliberações da Camará : a Camará pôde mandar os negócios, que aqui se apresentam á Cornmissão que quizer: rnas quanto á inconveniência da remessa dessa proposta á Cornmissão de Legislação o mesmo illustre Deputado acaba de a demonstrar, e por tanto nesta parte estamos d'accordo.

O Sr. Miranda: — Eu também me parece, assim como o Sr Ávila, que não e agora a occasião de se traclar deste negocio, eu o que quiz foi somente pedir, que a minha proposta fosse altendida pela illustre Commissâo, a fim de dar sobre ella o seu parecer; porque julguei, que já tem decorrido tempo bastante , para se poder ter emitlido sobre ella alguma opinião.

Quanto ao mais não me queixo de ninguém, o dizer que é njáo fado não offende nem a Camará , n ern a Co rn missão.

O que o nobre Deputado, o Sr. Ávila, propõe, não pôde deixar d'adoptar-se , e d'ahi não resulta desdouro algum para a Camará, porque não vejo que seja deshonroso mudar de parecer, quando se conhece, que s'errou. Quanto a mirn, se hontem fizesse uma cousa menos boa, não teria duvida em emendar hoje o erro, não e só dos indivíduos, também as corporações erram: agora ha de permittir-me o nobre Deputado, que lhe diga, que sendo a sua memória tão feliz, falhou agora; eu appello para a memória de todos os illustres membros da SESSÃO N." 10.

Commissâo de Legislação, para que digam, se esta proposta lhe foi presente, quando eu fazia parte delia? Nunca; e o Sr. Deputado sabe, e lia de ser obrigado ao menos a fazer-me esta justiça, de que não era eu, que costumava faltar ás reuniões da Commissâo, (apoiados) assim como lha faço a el-le. Sr. Presidente, a Commissão, disse o nobre De-pulado , pelo facto de lhe ser remettida uma proposto, não se segue, que possa dar logo sobre ella um parecer; eu nào fui tão exigente como isso; a proposta foi já apresentada na Sessão passada , e será muito exigente o homem que no fim de um mez de Sessão pede á Commissâo, que dê o seu parecer sobre um objecto? Não o e' de certo ; por consequência eu espero pelo parecer da Commissâo, seja elle qual for, e tenho satisfeito o meu fim,

O Sr. Presidente: — Está acabado o incidente, tem a palavra o Sr. Novaes.

O Sr. Novaes: — E para participar a V. Ex.a e á Camará, que o Sr. Pereira de Mello não póJe vir á Camará por motivo de moléstia,

O Sr. Presidente:—A Camará fica inteirada.

ORDEM DO DIA.

Continuação da discussão especial do projecto n.° 136 sobre pesos e medidas.

O Sr. Presidente:—Continua a discussão doarí. 1.° e a emenda , que o Sr. Albano lhe fez. Tem a palavra o Sr. José' Lourenço da Luz.

O Sr. José Lourenço da Lm: — Sr. Presidente, não desejava ficar silencioso em uma matéria, que interessa tanto os povos, e levanto-me não para a tractar de modo, que os dois dignos Deputados, que aceitaram esta discussão a tractararn , porque , estou persuadido, que melhor do que elles o fizeram, não é possível faze-lo. Ainda ha outro motivo para me não oppôr ás razões, e motivos, que a Commissâo teve para levar a effeito uma medida tão reclamada pelo Paiz , e digo eu, essa medida reclamada por todos e desejada desde muito tempo, tem como aqui se disse na Sessão pasmada, e na outra em que esta matéria se tractou, graves, e ponderosos inconvenientes na execução; e se eu, Sr. Presidente, não tivesse a honra de; representar .aqui uma porção dos domínios portuguezes aonde , de certo, a execução desta lei ha de produzir infalli-velrnente grande impressão, eu .continuaria «enfado nesta cadeira a ouvir silenciosa, e admirado o que tenho ouvido sabre esta matéria , porque rne persuado que e tudo quanto se pôde dizer de melhor neste assumpto.