O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O Sr. Fonseca Magalhães:—Desejo que o arli-go seja approvado, salva a redacção, porque me parece que pôde ter melhor. Foi approvado salva a redacção. Entrou em discussão o

Ari. 2.° A base da todo o sistema métrico legal sorá a extensão linear, que se denominará vara, e que será igual a decima milionessitna parte do quarto do meridiano terrestre, calculado sobre o arco do mesmo meridiano entre os paraicllos de Dunkerque, e Barcelona, pelos astrónomos france-ze ; isto e, ao metro legal da França.

O Sr. /Igostinho dlbano: — Sr. Presidente, votado o primeiro artigo para haver uniformidade no nosso sistema de pesos e medidas, era absolutamente necessário, determinar qual era o sistema de pesos e medidas, que devia seguir-se. A Comrnissâo estabeleceu este sistema d'uma maneira muito explicita e clara ; o sistema métrico que havemos de introduzir nó nosso Paiz, e, com diversa denominação, o mesmo que se acha estabelecido em França ; isto e, o sistema métrico decimal. Ha portanto base, e subdivisões da mesma base: isto e', múltiplos o submultiplos das diversas unidade*. Ern quanto n denominação a Cornmissâo entendeu (e quanto a mim entendeu muito bern) que seria melhor procura-la n'uma medida conhecida já entre nós, do que n'outra desconhecida ; e por isso que os trabalhos todos que se fizeram, foram em relação com o sistema métrico francez, entre este e aquelle, não ha senão fazer a distincção da denominação da base que adoptamos, e que se acha consignada neste projecto : acho que a-Commissâo fez muito melhor ern adoptar esta denominação, do que se acaso quizesse introduzir a denominação métrica tal qual se acha em França: neste ponto fomos mais felizes, porque nos occoireu a circumstancia desta relação. Agora devemos entender que esta medido da vara udmitie uma outra ; temos a braça, que e' o dohro da vara ; temos o covado, que está n'utna relação para com a vara de ires quintos, pouco mais» ou menos: portanto teremos uma grande conveniência, que é, não ter na pratica, nina tão considerável differença em medidas de extensão; reduzido tudo avara, estamos também nas circumstancias de poder dizer, que a braça é o dobro da vara ; a braça, da qual se usa muito frequentemente; nas medições de conslrucção se usa por vezes repetidas, ate' por el!a se orçam as despezas que devem custar estas mesmas obras, tanto na fortificação de praças, como na construc-,ção de edifícios: a braça é uru termo de compararão, donde se parte: portanto estamos n* um excel-lente terreno, que é não sairmos de termos conhecidos. Ora como a vara seja igual a um rnetro, e "o meio palmo á decima parte do metro ; ou por outro modo de dizer, corno dez varas sejam iguaes a onze metros : esta base e' para nós a mais própria e conveniente, sem lermos de recorrer a nova expressão, porque entre o metro, e a nossa actual vara ha uma relação fenita, e mui próxima: ora se a difficuldade ha de ser grande com a divisão desta unidade, muito maior seria se se tivesse adoptado por base urna medida desconhecida no nosso Paiz. (apoiados) Da rnesma maneira os belgas foram muito prudentes, porque conservaram a maior paríe das denominações antigas, posto que as apropriassem ao metro.

SESSÃO N." 19.

Acho que o artigo não será susceptível de grande impugnação, que poderia haver, se avara que propõe a Commissâo, não fosse o metro francez: neste caso teríamos que alterar os trabalhos já feitos; teríamos que perder os trabalhos de que alli se acha as amostras, os padrões; e perderíamos ainda osi-, tros, o das conferencias que já se fizeram em todos os concelhos do Reino, que existem na Torre do Tombo, os respectivos autos, ou termos; e que um dos illustres membros da Commissâo tem um diploma aiithcnlico na sua mão. Os povos foram já consultados sobre este assumpto pela maneira maisau-thentica que foi possível : agora se se mudasse de denominação de base, e em vez da vara que n Commissâo escolheu como base fundamental do nosso sistema métrico, se se quizesse estabelecer a termo-logia do sistema métrico francez, seria destruir to-dos os trabalhos que já temos feito a este respeito. Portanto entendo que o artigo, salva a redacção, não será susceptível de contestação, se se attender que não se adoptando esta base que propõe a Com-missão, perderemos todo o trabalho já feito nas com missões, e mesmo na confecção dos padrões.

O Sr. Fonseca Magalhães:—Peço a palavra só* bro a ordfin.

O Orador: — Como o Sr. Deputado tem a palavra, talvez apresente alguma cousa que rne esclareci?, eu desejo sempre ter muitas occasiões de apreciar os seus talentos, pois que ao rnesmo tempo dá maior iliustração ás minhas ideas. (O Sr. Fonseca Maga* Ihães:—Eu declaro que o que tenho que dizer não e para combater o nobre Deputado, S. Ex.a está sempre sonhando corn as minhas intenções.)

O Orador: —Bern ; eu não digo que S. Kx.a per-tenda, ou queira combater as minhas ideas, antes pelo contrario, e muito desejo ouvi-lo.

O Sr. Fonseca Magalhães:—Tudo quanto disse o nobre Deputado c exacto, e eu certamente não pertendo combate-lo; mas quer eu peça a palavra antes quer depois, julga sempre o illustre Orador que não e para outra cousa senão porá fallar contra a sua opinião. Antes do que inspirar taes desconfianças, quizera eu permanecer ern silencio. Dirão que isto em mim e' demasiada sensibilidade, não o duvido.

Sr. Presidente, a terminologia deste artigo é a adoptada pela Cotmnissâo externa. Ella abraçou q syslema métrico decimal francez, não acceitando a linguagem scientifica. Entendeu talvez que a adopção de um idioma novo, fora o que maiores obstáculos oppoz áacceitação dosystema em Franca mesmo. Q.ue diz a Commissâo l Diz que a medida chamada metro no systema francez, se chamará em por-tuguez—vara — não e a antiga vara portugueza , nem a moderna, é o metro que tem com a vara certa relação, porque esta e' apenas mais extensa de um decimo do rnetro. O metro, ou nova vara é pois de uma extensão conhecida, o que facilita ao vendedor e comprador o seu tracto commercial. Em quanto a este ponto bem estamos; mas o que eu muito desejo, e' que a Camará se interesse da existência de dois systemas das duas propostas para igualar os pesos e medidas, tanto esta da Commissâo externa, como a outra de tomar por typo regulador os pesos e medidas de Lisboa.