O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

-120-

não a prejudicando como não prejudica, o Protesto apresentado por Antonio Alaria da Fonseca á Meza Eleitoral do Concelho da Vidigueira, nem a justificação à que procedeu perante o Juizo Ordinario do mesmo Concelho, porque os fundamentos a que se recorre, não são sufficientes para se annullar a eleição, que teve logar neste Concelho:

Pelo que a Commissão é de Parecer que se approve esta eleição; e outro sim que, julgando legaes os 5 diplomas que lhe foram presentes, devem ser proclamados Deputados os Srs. José Alaria de Andrade, Antonio José de Avila, Francisco de Paula Castro é Lemos, Antonio da Cunha Sotto-Maior, e Antonio Corrêa Caldeira.

Sala da Commissão 17 de Janeiro de 1853. — Antonio de Azevedo Mello e Carvalho, Presidente. — José Tavares de Macedo, Relator. — D. Rodrigo José de Menezes. — Antonio Rodrigues Sampaio, Secretario.

36. Circulo de Faro.

Parecer (N.º 3 — E — 3.ª Commissão de Verificação de Poderes examinou as Actas e mais documentos da eleição do Circulo Eleitoral de Faro, e é de Parecer que esta eleição deve ser approvada, por se não encontrar cousa que duvida faça, nem haver reclamação contra a mesma eleição.

Na Acta da Assembléa Eleitoral de Villa Real de Santo Antonio encontram-se 3 votos de mais do que corresponde ao numero total dos votos das listas recebidas: em Olhão na Assembléa da Villa foi admittido a votar um Official que não estava recenseado; e o mesmo se practicou na Assembléa de Salir, Concelho de Loulé; e na Assembla de S. Clemente do mesmo Concelho se acharam na urna 5 listas de iriais do que as descargas nos cadernos do recenseamento; mas deduzidos estes 10 votos do total correspondente a cada um dos Cidadãos eleitos, em nada se altera o resultado da eleição; pois tendo havido 3:116 listas e tendo os Srs.

Hermenegildo Gomes de Palma...... 2:421 votos.

D. Antonio José de Mello Saldanha.. 2:400» Joaquim Ramalho de Macedo Ortigão 2:399» Antonio dos Santos Monteiro........ 2:898»

O Cidadão que logo depois se lhe segue em votos teve sómente 701. E tendo igualmente a Commissão examinado os diplomas dos Srs. D. Antonio José de Mello Saldanha, e Antonio dos Santos Monteiro os achou em boa e devida fórma, e por isso é de Parecer que devem ambos ser proclamados Deputados da Nação Portugueza.

Sala da Commissão, 17 de Janeiro de 1853. — Antonio de Azevedo Mello e Carvalho, Presidente. — José Tavares de Macedo, Relator. — D. Rodrigo José de Menezes. — Antonio Rodrigues Sampaio, Secretario.

Additamento ao Parecer (N.º 3 — E) — A 3.ª Commissão de Verificação de Poderes examinou os diplomas dos Srs. Hermenegildo Gomes da Palma, e Joaquim Ramalho de Macedo Ortigão, eleitos Deputados pelo Circulo Eleitoral de Faio; e achando-os legaes, é de Parecer que ambos os eleitos devem ser proclamados Deputados da Nação Portugueza — Antonio de Azevedo Mello e Carvalho, Presidente. José Tavares de Macedo, Relator. —

D. Rodrigo José de Menezes. — Antonio Rodrigues Sampaio, Secretario.

Foram approvados sem discussão tanta o Parecer, como o Additamento.

O Sr. Presidente: — Não ha sobre a meza mais Pareceres; vou por tanto em conformidade com que dispõe o artigo 6.º do Regimento proclamar Deputados os Senhores, cujos titulos se acham approvados

Foram proclamados os seguintes Srs.:

Arcos de Valdevez.

João Nuno Silverio Cerqueira Gomes e Lima.

Placido Antonio da Cunha e Abreu. Antonio Pereira da Silva Sousa e Menezes.

Vianna..... Rodrigo Nogueira Soares Vieira.

Vianna.

Joaquim Honorato Ferreira. Thomaz Norton. Carlos Bento da Silva.

BRAGA

Vicente Ferreira de Novaes. Antonio Feyo de Magalhães Coutinho.

Augusto Xavier Palmeirim.

Braga..... (Barcellos

Antonio Rodrigues Sampaio. Antonio Ladisláo da Costa Camarate.

GUIMARÃES.

Conde de Saldanha.

Porto 6.º Visconde de Castro e Silva. Salvador de Oliveira Pinto da França. João Damazio Roussado Gorjão.

Porto 7. I Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello.

Francisco Joaquim Maya..

Antonio José Coelho Lousada. Antonio Ferreira de Macedo Pinto. Carlos Cyrillo Machado..

Amarante.

Rodrigo Nogueira Soares Vieira. Lourenço de Sousa Cabral.

Penafiel

Custodio Rebello de Carvalho, Antonio de Azevedo Mello e Carvalho.

Chaves

Francisco Damazio Roussado Gorjão. Antonio José Antunes Guerreiro. Rodrigo de Moraes Soares. Villa Real.. Antonio Gonçalves Lages.

Villa real.

Antonio José d'Avila.