O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

- 151 -

dizia o seguinte: = em dois mezes devem-se gastar as sommas destinadas para um anno. = Ora, sr. presidente, uma recommendação desta natureza é uma daquellas que os governos podem ter a certeza de ser satisfeita; a recommendação de se gastar dentro de dois mezes o que estava votado para um anno, parece-me que todos os ministerios se podem lisonjear de Ser obedecidos neste, ponto. Mas o que nascia daqui, sr. presidente? Uma má situação. Como e que esta camara tinha votado a formação de differentes obras no paiz? Tinha-as votado, quando os meios eram insufficientes, quando não podia contar senão com 200 contos para a formação das estradas, isto é, o systema estabelecido por esta camara tinha tido por base a insufficiencia dos meios; e permitta-me o illustre ministro das obras publicas que lhe diga, que o systema não podia ser o mesmo desde que s. ex.ª tinha á sua disposição meios sufficientes para alargar a escala da construcção das estradas. Pareceu-me ver desde logo um vicio consideravel nesta formação completa das estradas. A camara não tinha dado senão muito pouco dinheiro, e com esse pouco dinheiro tinha estabelecido o systema de fazer as obras indispensaveis, e de fazer mais alguma cousa, de satisfazer como era indispensavel, ás exigencias das diversas localidades; mas desde que o illustre ministro tinha mais dinheiro, desde que tinha os meios sufficientes para estabelecer um systema de communicações mais perfeito, como e que o illustre ministro quereria que prevalecesse ainda um systema que não tinha sido adoptado senão pela insufficiencia de meios? Mas dirá s. ex.ª: «E porque eu não pude obter meios senão depois de fechada a camara, e foi assim que de alguma fórma, sem offender a legalidade, eu pude occorrer ao desejo de com brevidade se fazerem algumas obras.» Ora eu peço licença ao illustre ministro das obras publicas para lhe dizer que se s. ex.ª intendeu que era necessario contrahir um emprestimo, porque a somma annualmente votada para as estradas era insignificante; digo, que o conhecimento dessa insufficiencia era um facto que sabia ha muito tempo, que sabia em janeiro, quando as camaras se abriram; e se o sr. Ministro mandou esse cavalheiro ou commissario tractar de um emprestimo em julho ou agosto, quando as camaras já pouco tempo podiam durar, a dizer a verdade, parece que não tinha desde o principio attendido a uma necessidade, que conhecia, que devia ver desde janeiro.

Desde então era possivel vêr que 200 contos não era uma somma sufficiente para poder fazer face as necessidades do paiz, quanto ao objecto estradas: nem 200 contos tem sido, se attendermos aos documentos publicados pelo governo, porque por elles vê-se que se tem recebido uma somma que não perfaz a quantia orçada. Essa quantia, pois, era insufficiente, e sendo insufficiente, era facil vêr desde janeiro a necessidade de levantar fundos: se se mandasse tractar deste negocio logo em janeiro, não era isto realmente revelar a idéa que o sr. ministro tinha, de que a camara votasse um bom systema de communicações?.... Parece-me; que sim. Mas, sr. presidente, ha ainda outra circumstancia. Além de se determinar que em dois mezes se gastassem as sommas que estavam designadas para um anno, mandou-se fazer isto nos dois peores mezes, novembro e dezembro, que de certo são os peiores mezes para trabalhos desta natureza; é o peor tempo, já pela estação invernosa, e já pela duração dos dias, e emfim por mil outras circumstancias, que escusado é apontar. Ainda mais. Disse-se: = em dois mezes gaste-se a somma que estava applicada para um anno, e ao mesmo tempo ordenou-se ao conselho das obras publicas = que fizesse planos de obras publicas, designando até as bases em que elles deviam ser fundados, bases algumas das quaes eu acho muito razoaveis. Mas pergunto eu, esses planos que se disse ao conselho de obras publicas que apresentasse, haviam de conter um systema conforme ao systema votado pela camara, ou havia de ser differente? Se era o mesmo para que convidar o conselho a formar planos e darem-se-lhe novas bases? Se era differente, para que mandar applicar em dois mezes para trabalhos de estradas uma certa somma, que se considera inutil, porque a base para trabalhos publicos havia de ser differente da que apresentou á camara a sua commissão de obras publicas? Parece-me que este negocio de obras publicas tinha sido decidido muito debaixo das inspirações de momento.

Eu creio, sr. presidente, porque nesse ponto, e a respeito disso pedi esclarecimentos ao governo, que ainda não foi possivel chegarem a esta camara, eu creio, digo que effectivamente não teve logar este emprego dos 200 contos nos dois mezes do inverno; se se tivesse feito tal emprego, haviam de provir tristes resultados dahi; havia de provir a universalidade dos atoleiros! Se acaso os trabalhos se activassem de maneira, que em todos os pontos fossem na escala que o sr. ministro das obras publicas tinha indicado, nós não tinhamos ganho nada; estou persuadido que perdiamos muito. Ha o exemplo de algumas estradas, onde ás vezes, para apparentar alguma actividade, se tinha adoptado atacar ao mesmo tempo differentes pontos; mas a experiencia mostra que é pessimo systema este.

Sr. presidente, ainda sobre obras publicas: o illustre ministro applicou para a formação de um meio de communicação sommas importantes, sommas do rendimento do estado; fallo da applicação do fundo especial de amortisação. Este fundo era para ser applicado á feitura de um caminho de ferro. Não desejo nesta occasião tractar da questão do emprego que se deu a esse fundo, ou ás sommas delle provenientes, mas intendo que esta camara deve escolher uma occasião para tractar de negocio, tão importante, como este é: não exponho o que tem tido logar a respeito do caminho de ferro, chamado de leste; mas não posso deixar de fazer algumas reflexões que tem intima ligação com este objecto.

Eu sinto muito que inspirações de bons dezejos impacientes e irreflectidos tenham prejudicado consideravelmente esta questão. Ainda estou persuadido, sr. presidente, que infelizmente se affastou da conclusão deste caminho de ferro a unica companhia, que o podia fazer; não porque esta companhia se affastasse acintosamente, mas muitas vezes estas criticas, criticas severas, e muitas vezes severissimas, que póde apresentar a opposição por falta de se ter levado a effeito nina empreza determinada, faz com que os ministros não tenham a coragem necessaria para affrontar essas mesmas censuras declarando a tempo que foram enganados.

Sr. presidente, o illustre ministro das obras publicas não tinha informações necessarias a respeito das diversas companhias que chegaram ao concurso, ainda mesmo com relação áquellas que não eram formadas no paiz?.. O illustre ministro não sabe que