O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

- 152 -

era facil conhecer a significação dos nomes dos concorrentes? Parece-me que sim. A significação desses nomes dava a possibilidade de que aceitando-os a obra de que elles se encarregassem, seria levada á conclusão. Póde dizer-se que a possibilidade de acceitar uma companhia está da parte daquelles, que se sujeitam ás condições do programma, que se publicou. Mas pergunto eu: — e verificou-se effectivamente isso a respeito do caminho de ferro a que me referi?... Parece-me que não. — Digo mais, que uma companhia que dera mais garantias que a actual, de levar á execução esta obra, foi posta de lado, e com isto não quero desacreditar a actual companhia ou desacreditar uma companhia qualquer.

Havia uma companhia que já tinha feito caminhos de ferro n'outros paizes; e deu-se preferencia a uma companhia, que ainda não tinha feito caminho de ferro algum. Eu intendo que a nação que principia, não póde, nem deve principiar com principiantes a grande vantagem é encetar estes trabalhos com companhias que já tenham feito caminhos de ferro em outros pontos. Uma dessas companhias se apresentou com informações competentes de um agente do governo, que lhe não póde merecer a menor desconfiança. Realmente parece-me que essa companhia devia ser attendida para formar a companhia dos caminhos de ferro de Portugal. Mas diz-se — essa companhia não tinha feito o deposito; não fez o deposito de dinheiro pelo modo que estava designado no programma, como garantia de que ella havia cumprir o contracto; e por isso a adjudicação do contracto fez-se áquella companhia, que preencheu as condições do contracto. — Mas, pergunto eu agora — houve ou não tambem falta de preenchimento das condições por parte dessa companhia, a quem o contracto foi adjudicado? — Parece-me que sim. Parece-me que foi mais de uma vez, mesmo a respeito da condição do deposito; e digo que me parece que faltou mais de uma vez ás respectivas indicações, a considerar isto pelas repetidas prorogações de praso, que o governo lhe concedeu para o preenchimento de certas formalidades. Neste caso houve mais de uma occasião para poder suspender o que se havia feito, e não adjudicar o contracto a essa companhia, e sim da-lo á outra. Este ponto é importante, tanto mais, quando o governo para adjudicar a uma companhia a formação de um caminho de ferro, teve de entrar com sommas consideraveis; teve de ser accionista, e talvez o começo desses trabalhos, e mesmo a conclusão delles, se tiver logar, seja devida ao auxilio que se lhe tem prestado da parte do governo.

Mesmo com a feitura deste caminho de ferro póde acontecer que n'um certo sitio venhamos a ter uma duplicação de communicações, quando faltam communicações as mais simples em todos os outros pontos do reino.

Devo por esta occasião lembrar á camara, que um illustre deputado daquelle lado (o esquerdo) apresentou á camara um projecto para a construcção de um caminho de ferro de Lisboa ao Porto; intendo que esse projecto indicava, para a formação do caminho, meios inconvenientes; mas havia tres idéas altamente sérias na apresentação desse projecto. Primeira idéa séria — a vinda de um engenheiro estrangeiro, que era necessario para convidar os capitalistas estrangeiros a entrarem nesta empreza. — Segunda idéa séria — que o commercio interno tem muita mais importancia que o commercio externo é esta uma circumstancia que a economia politica indica, e que a estatistica demonstra. Terceira idéa séria — que o caminho principie onde acaba uma excellente communicação aquatica. — Esta ultima idéa é altamente sensata, mas não foi attendida na formação do caminho de ferro de leste, de maneira que, mesmo quando se consiga a construcção da primeira secção desse caminho, vamos ter uma communicação para Santarem, para onde já a temos excellente, e de Santarem por diante continuamos no mesmo estado de atraso, isto é, em vez de termos vinte legoas de boa communicação, vamos ter dez legoas de communicação duplicada, e esta circumstancia dá-me a idéa de que ainda neste ponto não presidiu ás nossas obras publicas o pensamento que intendo que devia estar mais em harmonia com as nossas necessidades.

Sr. presidente, a explicação da rapidez de feitura de vias de communicação existe no estado da perfeição do credito dos paizes onde essa communicação tem logar. Eu oiço constantemente dizer, que as nossas estradas não passam de estradas no papel, e, sem ser antithese, eu diria que o nosso fim devia ser conseguir lançar papel nas estradas. É esta a explicação da facilidade e importancia das communicações nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos abunda a multiplicidade de bancos, e tambem a multiplicidade de papeis em circulação, e sem isso não sei que se podesse ter chegado ao estado de desenvolvimento que alli ha. Entre nós a situação economica não é muito lisongeira sobre esse ponto, e eu confesso que é com a maior tristeza possivel que vejo tractar-se no Porto, se ha de acabar o banco commercial, ou continuar; confesso que isto me causa um sentimento de tristeza. Eu bem sei que uma instituição desta ordem póde ser substituida por outra; mas esta idéa dos directores de um estabelecimento commercial tractarem de saber, se esse estabelecimento ha-de continuar ou não, é realmente para mim uma idéa, que me infunde tristeza, e que mostra que o estado da nossa actividade commercial e a nossa situação economica não são as melhores possivel.

Sr. presidente, mais outro facto ainda, que prova que a nossa situação economica não é a mais vantajosa. O banco do Porto, tendo mais de 1:000 contos em deposito, tem uma porção de notas insignificantissima na circulação. A circulação das notas do banco de Portugal no mez passado não passava de 240 contos, note-se bem, tendo mil e tantos contos em deposito. Segundo a publicação feita no Diario do Governo hoje a circulação das notas do banco de Portugal já sóbe a 500 contos, e já isso é resultado de se fallarem acordo entre o governo e o banco, e de se intender que a hostilidade entre o governo e aquelle estabelecimento monetario se procura terminar; basta só esta circumstancia, para melhorar a situação de um estabelecimento de credito, e isto fará tambem reflectir na séria responsabilidade de promover ou ter promovido conflictos desta natureza.

Eu já disse, sr. presidente, que este projecto, com quanto seja um projecto de desconfiança, com quanto seja de bastante vantagem para os emprezarios, no entretanto não se póde deixar de reconhecer que foi feito com desejos de ser util a este paiz. Mas, sr. presidente, chegámos a uma situação, em que é necessario que o governo dê penhores em qualquer em-