O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 49
SESSÃO DE 26 DE ABRIL DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
SECRETÁRIOS OS SRS.
Joaquim Gonçalves Mamede Luiz Albano de Andrade Moraes
Chamada—presentes 63 srs. deputados.
Entraram durante a sessão—os srs. Dias da Silva, Pinheiro Osorio, Santos Lessa, Pinto Carneiro, Rebello de Carvalho, Garcia Peres, Fortunato de Mello, Bivar, Pereira de Carvalho e Abreu, Rebello Cabral, Sousa Machado, Infante Pessanha, José Estevão, Sá Vargas, Camara Leme, Mendes de Vasconcellos, Pinto da França e Thiago Horta.
Não compareceram—os srs.MoraesCarvalho, Braamcamp, Alves Martins, Lacerda (Antonio), Correia Caldeira, Ferreira Pontes, Avila, Barros e Sá, Arrobas, Couto Monteiro, Fontes, Pinto de Albuquerque, Roballo de Azevedo, Rodrigues Sampaio, Serpa Pimentel, Sousa Azevedo, Xavier da Silva, barão das Lages, Garcez, Carlos Bento, Cyrillo Machado, Ramiro Coutinho, Pinto Coelho, conde da Torre, Silva Cunha, Faustino da Gama, Folque, Barroso, Paiva Pinto, F. J. da Costa e Silva, Costa Lobo, Soares Franco, Pos-ser. Gaspar Pereira, Magalhães Lacerda, Blanc (Hermenegildo), Palma, Gomes de Caslro, Márlens Ferrão, Mello e Minas, Almeida Pessanha, Aragão, Mamede, Lobo d'Avila, Sousa Pinto Basto, Guilherme Pacheco, Chrispiniano da Fonseca, J. M. de Abreu, Casal Ribeiro, Lacerda (D. José), J. M. da Costa e Silva, Frazão, José Horta, Silveira e Menezes, Mello Gouveia, Justino de Freitas, Rebello da Silva, Teixeira de Sampaio Júnior, Penetra, Pinto Martins, Jaco-me Correia, Moraes Soares, Nogueira Soares, Thomas de Carvalho, Ferrer e visconde de Portocarrero.
Abertura—ao meio dia. Acla—approvada.
DECLARAÇÃO DE VOTO
Declaro que votei pela approvação do contrato do caminho de ferro das Vendas Novas a Évora e Beja; e que se estivesse presente, quando se volou o adiamenlo proposto pelo sr. Augusto Xavier da Silva, teria votado contra. = Fortunato de Mello.
Mandou-se lançar na acta.
DECLARAÇÕES
1.*—Do sr. Pinto da França, de que por incommodo de saude não pôde comparecer á sessão de hontem. Â camara ficou inteirada.
2.*—Do sr. Cláudio José Nunes, de que por doente não compareceu á sessão de hontem; e se estivesse presente, vo-Vol. 111—Abhu—1860.
taria contra a proposta de adiamento apresentada pelo sr. Xavier da Silva.
A camara ficou inteirada.
3.*—Do sr. Blanc (Viriato), de que não compareceu á sessão de hontem por molivo de moléstia. A camara ficou inteirada.
4."—Do sr. Frederico de Mello, de que o sr. Aragão Mascarenhas não compareceu á sessão de hontem, nem comparece á de hoje por incommodo de saude.
A camara ficou inteirada.
5."—Do sr. Azevedo Pinto, de que não compareceu á sessão de hontem por molivo justificado. A camara ficou inteirada.
6."—Do mesmo sr. deputado, de que o sr. Chrispiniano da Fonseca não compareceu á sessão de hontem, não comparece á de hoje e talvez a mais algumas,'por falta de saude.
A camara ficou inteirada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIOS
1.°—Do ministério da fazenda, dando os esclarecimentos pedidos pelo sr. Bivar, sobre o numero de barcos que nos ul- • timps sete annos despacharam carga das alfandegas do Algarve para Gibraltar e portos de Hespanhá.
Para a secretaria.
2.°—Do mesmo ministério, participando que é o ministério dos negócios estrangeiros que pôde dar os esclarecimentos pedidos pela commissão de fazenda acerca da reclamação e pagamento de 2:700 libras esterlinas aos possuidores do cu-ter Herald, apprehendido na bahia de Lourenço Marques; por ser por aquelle ministério que correu este negocio.
Para a secretaria.
REPRESENTAÇÕES
1.*—Dos proprietários e lavradores do dislricto de Portalegre contra as medidas financeiras apresentadas pelo governo.
Foi á commissão de fazenda.
"2.*—Da camara municipal de Villa Franca de Xira, pedindo a concessão definitiva de uma pequena casa que antigamente serviu de ermida da invocação de Nossa Senhora das Necessidades.
Foi á commissão de fazenda.
3.*—Da sociedade das, sciencias medicas de Lisboa, pe-