O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

284

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

cordo com os representantes da nação e auxiliado com as suas luzes e sabedoria, ha de empenhar-se, quanto poder, para chegar a este resultado.

Nós continuaremos o que outros ministerios desde muito tempo têem feito.

Procuraremos levantar successivamente o nivel intellectual e material do paiz; pela instrucção publica, emquanto ao nivel intellectual, procurando derramal-a, quanto possivel, por todos os cidadãos; e quanto ao nivel material pelos melhoramentos publicos, pelas vias de communicação e tudo que tenda a elevar o nosso paiz á altura das nações mais adiantadas da Europa. Não podemos fazer tudo, nem ninguem póde presumir isso. Seria loucura indical o e propol-o, e seria tambem loucura esperal-o.

Havemos de fazer o que for possivel e compativel com os nossos recursos e com os recursos do paiz; e de certo tudo que se tentasse alem d'esses recursos seria uma imprudencia censuravel.

Ha, porém, uma questão que domina todas as outras, uma questão que tem valor por si mesma, mas que prende a attenção de todos os homens publicos, e em geral do paiz, pelo que se reflecte em todas as outras questões da publica administração. É a questão de fazenda.

Para a questão de fazenda o governo ha de chamar a attenção das camaras legislativas, o empenhar-se, não digo em resolvel-a, porque é uma phrase já desacreditada e banal que se repete, muitas vezes sem que nunca se chegue a realisar, mas empenhar se em caminhar successivamente para o equilibrio entre a receita e a despeza do estado, e para o melhoramento das nossas condições economicas e financeiras; pois estou convencido de que um paiz que tivesse só a sua receita e despeza equilibradas, mas que lhe faltassem as condições de vitalidade e progresso, seria um paiz estacionario. (Muitos apoiados.)

Por consequencia, n'esta parte ainda sigo as tradições do partido a que tenho a honra de pertencer, que tem tido sempre coma norma e tem sustentado constantemente n'esta casa, que um dos meios mais efficazes para melhorar as condições financeiras do paiz é desenvolver a sua riqueza e a sua capacidade collectavel, collocando-o á altura das nações civilisadas. (Apoiados.)

Se em algum tempo ou em alguma occasião podesse ter havido duvidas a este respeito, creio que os factos têem demonstrado de uma maneira authentica e indestructivel que este systema tem produzido os seus naturaes resultados. (Apoiados.)

Temos visto, e eu não quero arrogar-me nem o privilegio da invenção, nem o merito da execução, porque n'isto não ha invenção, que todos os partidos e todos os governos, mais ou menos, conforme têem podido, têem procurado entrar n'este caminho desde 1851 para cá; e eu não venho n'esta occasião dizer o contrario. (Apoiados.)

É preciso, pois, continuar a promover os melhoramentos publicos; mas é necessario que promovamos esses melhoramentos, não com paixões desordenadas, nem com frenesis desmedidos, nem tambem concentrando-nos nos recursos acanhados de que porventura se possa dispor de momento.

E não querendo por este motivo aventar cousa alguma, creio que é conveniente não exagerar em caso algum, e muito menos n'um assumpto que prende immediatamente. com os altos interesses publicos.

Por isso aquelles que dizem que estamos em uma situação cór de rosa, enganam-se, assim como os que disserem que estamos á beira de um abysmo. Nem uma cousa nem outra é verdadeira.

Direi de passagem que mesmo pelo relatorio que ultimamente foi apresentado á camara pelo ministerio que me precedeu, relatorio pelo qual eu dou os meus emboras ao ministro que o assignou e que honra aquelle cavalheiro, mesmo por esse relatorio se reconhece que a situação da fazenda está longe de ser assustadora; mas ainda assim precisâmos augmentar a receita publica, fazer as nossas despezas com economia, (Apoiados.) e crear recursos para que a riqueza publica se desenvolva sem augmentar os tributos, a fim de que por este modo se possa equilibrar a receita com a despeza.

Estes são os principios que têem presidido sempre á escola politica a que me honro de pertencer. (Muitos apoiados.), e são igualmente estes principios que hão de presidir ás medidas que forem submetidas á apreciação do parlamento, incluindo as modificações que o governo tiver de fazer nas propostas que foram apresentadas pelo ministerio que nos precedeu, se porventura merecerem a nossa annuencia.

Ha outro assumpto que merece tambem a especial attenção do governo; e é o que diz respeito ao melhoramento do exercito e ao seu armamento, ao desenvolvimento das suas forças em circumstancias dadas e á continuação da construcção das fortificações do paiz. Hoje que todos os poderes publicos se preoccupam com a questão da defeza nacional, é tambem conveniente que um paiz como o nosso, que tem a felicidade de estar em paz com todas as potencias, procure melhorar as condições da sua defeza.

N'esse sentido já os meus illustres antecessores, e especialmente o da pasta da guerra, apresentaram propostas. Com parto d'ellas concordo plenamente, a outras apresentarei modificações e discutil-as-hei nas commissões. Mas em todo o caso devo declarar que tenho o maior empenho em que sejam convertidas em lei algumas disposições que tendam a assegurar a melhor organisação da força publica, o seu melhor armamento, a construcção das novas fortificações e outros meios de defeza do paiz. (Vozes: — Muito bem.)

Estas são as simples observações que n'este momento posso e devo apresentar á camara, e de certo ella não exige mais de um ministerio que tem apenas poucas horas de existencia. (Apoiados.) Por consequencia limito-me ao que acabo de dizer, e estou prompto a responder a quaesquer perguntas, que queiram dirigir-me, e aos outros membros do gabinete.

Vozes: — Muito bem, muito bem.

O sr. Carlos Testa: — Sr. presidente, os applausos com que a camara acaba de receber as declarações do nobre presidente do conselho, são de certo testemunho seguro de quanto elle é bem vindo, e os seus collegas, no seio do parlamento, como membros do poder executivo.

Pela minha parte declaro a v. ex.ª que ratifico a minha opinião e o meu modo de sentir a este respeito, e que applaudo inteiramente tudo quanto acaba de dizer o illustre presidente do conselho, e que tendo na nova situação plena confiança, lhe presto a minha dedicação franca e leal. (Vozes: — Muito bem.)

Sou levado a fazer esta declaração, não porque supponha que alguem podesse suspeitar das minhas opiniões, mas unicamente por um sentimento de melindre que a isso me obriga, devido a ter eu na ultima votação, que deu logar á retirada do gabinete anterior, votado contra a moção que foi causa da mudança politica que acaba de ter logar.

Direi, pois, a v. ex.ª que, quando fui chamado a dar o meu voto sobre a moção apresentada pelo illustre deputado o sr. Dias Ferreira, votei pela rejeição, por isso que tendo eu pedido a palavra contra a moção quando se discutira, e não me tendo ella cabido a tempo para explicar os motivos que a isso me levavam, eu entendi que assim não podia plausivelmente approval-a; entendi que a dignidade pessoal estava acima de quaesquer considerações politicas, e por isso rejeitei a moção.

Pareceu-me que a declaração que então fiz, do que com o meu voto contrario eu tinha principalmente em vista rejeitar as rasões em que a moção se fundava; julguei então, dizia eu, e creio ainda, que essa minha declaração seria bastante para convencer aquelles, cuja politica tenho