O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

286

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

ministerial; apesar d’isso a maioria respondeu ao voto de desconfiança do sr. marquez d'Avila com um voto de confiança; aggredido violentamente pelo sr. Barros e Cunha, na sessão de 6 de março, veiu evangelicamente offerecer-lhe a face esquerda (Apoiados.)

Este procedimento é a derogação de todas as formulas constitucionaes, é uma viciação do systema parlamentar, cuja reparação é quasi verdadeiramente impossivel. (Apoiados.) Que garantia offerece ao paiz uma maioria que ainda o anno passado, depois de recusar a discussão da proposta de uma commissão de inquerito (Apoiados.), veiu logo em seguida levar ao poder um governo que votou esse inquerito? Não (juiz a commissão, e foi-lhe abrir em seguida as portas das secretarias, porque o ministerio do sr. marquez d’Avila foi uma verdadeira commissão do inquerito. Esse inquerito logo começou. A votação da maioria na ultima sessão veiu-lhe pôr termo; mas não veiu a tempo de evitar que se tivesse rasgado o véu que encobria os mysterios da construcção da penitenciaria. (Apoiados.)

Uma situação politica deve caír com as idéas que advoga; uma situação politica não se compõe simplesmente do ministerio que a representa no poder e de um grupo do deputados que o apoiam, mas significa um conjuncto de idéas espalhadas no paiz, o que não é licito sacrificar. (Apoiados.)

Mas a maioria tem estado ha dois annos a fazer politica sem se importar nada com o que pensa o paiz; tem feito politica byzantina, e não politica parlamentar. (Sussurro.)

Vozes: — Falle, falle.

O sr. Visconde de Moreira de Rey: — Não ha nada que estranha. Estou de accordo com o illustre deputado.

O Orador: — A maioria d'esta casa tem feito politica independente completamente do paiz; tem feito politica sem curar da opinião publica; politica por sua conta. Não tem feito politica, tem feito prestidigitação.

Estava no ministerio o sr. Fontes; a maioria cobrio com o chapéu a banqueta ministerial, e em seguida levantou o chapéu e appareceu o sr. marquez d’Avila; surpreza do paiz. Tornou, a cobrir a banqueta com o chapéu, e levantando-o novamente, apparece outra vez o sr. Fontes (riso); nova surpreza do paiz, que se limita a ver o espectaculo e a pagar a entrada.

Em presença da entrada d'este ministerio no poder, entrada, que significa pura e simplesmente uma completa restauração, (Apoiados.) em presença, da entrada d'este ministerio nem eu, nem os meus amigos podemos deixar de lhe recusar o nosso voto politico (Apoiados.}

Mesmo na formação do gabinete, depois da sophismação e completa, viciação do systema representativo a que alludi, (Apoiados.) mesmo n’essa formação nem sequer foram respeitadas as indicações parlamentares da votação da maioria. (Apoiados.)

A votação da camara na sessão de sabbado simplificava, não uma restauração da situação caída no anno passado, mas uma situação nova, (Apoiados.) e essa situação nova era caracterisada pelo nome do sr. Dias Ferreira; (Apoiados.) mas o sr. Dias Ferreira, não só não é quem dirige a situação, mas nem sequer está sentado nas cadeiras do poder.

Perante a situação nova que o sr. Dias Ferreira tinha direito de crear, reservariamos nós o nosso voto, e conservar-nos-íamos em espectativa benevola, emquanto essa situação não manifestasse quaes os principios que representava; perante uma restauração contraria a todos os principios parlamentares, eu, pelo menos, não posso fazer mais do que recusar desde já o meu voto politico ao gabinete.

E a restauração é tão completa que o partido regenerador nem ao menos teve a bondade de renovar o seu pessoal.

Quem vemos de novo no ministerio é apenas o sr. Thomás Ribeiro.

Permitta-me v. ex.ª, e permitta-me a camara que eu me abstraia por um momento da minha situação politica, para manifestar apenas os meus sentimentos de homem.

Eu congratulo-me profundamente por ver nos conselhos da corôa tão nobre e tão elevada intelligencia (Apoiados.), por ver no poder um homem que honra o parlamento com a sua eloquencia, que honrou a litteratura portugueza com a sua brilhante inspiração (Apoiados.), e com o seu honrado caracter o governo a que se associa. (Apoiados.)

Se nós nos encontrarmos, como é natural, face a face nestas pugnas parlamentares, creia s. ex.ª que não hei de esquecei nunca a amisade que nos une, nem a admiração profunda que professo pelos seus talentos.

Mas a entrada do sr. Thomás Ribeiro no poder acabado ser classificada por um illustre deputado da maioria como representando um certo numero de idéas, que a maioria classificou de reaccionarias, e eu peço desde já ao governo que me diga se effectivamente essa entrada tem essa significação. (Apoiados.)

E é s. ex.ª, repito, o unico vulto novo que se encontra nas cadeiras do ministerio.

O nobre presidente do conselho de ministros, parlamentar distincto, eloquentissimo orador, estadista que conquistou no parlamento as suas esporas de oiro, tem pelas indicações parlamentares, permitta-me s. ex.ª que lh'o diga, o mais completo desprezo quando se trata de formar ministerio. (Apoiados.)

Com este ministerio regenerador não acontece o que acontece sempre em todos os paizes constitucionaes e liberaes. Quem vae para o governo não são aquelles que lutam aqui constantemente a favor das suas idéas; os ministros não saem das cadeiras parlamentares, saem dos salões do sr. Fontes. (Apoiados.)

Nada tenho com a organisação interna do partido regenerador. Estas palavras significam apenas que a consequencia da ultima organisação ministerial é que nem mesmo nas questões de administração podemos esperar novas soluções das importantes questões, pendentes.

São os mesmos homens, cujas idéas e cujos actos o paiz já conhece.

Eu tenho por todos elles, pelos seus talentos e alias faculdades, a mais elevada consideração.

Mas a entrada do sr. Fontes Pereira de Mello para ministro da guerra, apesar dos seus talentos, apesar do seu valor pessoal, que eu não lhe contesto e que pelo contrario aprecio altamente, significa mais uma vez o dispendio quasi inutil, (Apoiados.) a resistencia, obstinada a todas as idéas de sciencia moderna, ácerca da defeza nacional. (Apoiados.)

Não sei se s. ex.ª na, sua viagem recente á Allemanha aprendeu lá, que os paizes não se defendem já, com os velhos exercitos filhos do recrutamento, mas com as nações armadas. Era bom o terreno para estudar os novos principios da arte militar. S. ex.ª tem o intento de defender o paiz, mas os methodos verdadeiros téem-nos desprezado sempre nos ministerios passados!

Emquanto á outra questão, a da fazenda, não vejo diante de mim senão um ministerio que representa na theoria e na pratica o abuso constante do credito como base essencial da organisação financeira, e a restauração das velhas theorias, e que não promette ao paiz uma administração mais brilhante do que a que caiu em março de 1877.

Mas eu não venho aqui prever os actos do ministerio e declarar-me desde já contrario a elles; declaro até, que lhe darei o meu voto em questões administrativas, se entender que as medidas que apresentar são favoraveis ao paiz. Mas o motivo principal, porque recuso o meu voto politico ao ministerio, é porque entendo que situações caídas só o paiz as póde restaurar.

Entendo que, ou a situação passada saíu tendo ainda a confiança do paiz, e n'esse caso faltou a maioria aos seus deveres abandonando o poder, ou o ministerio caiu por sentir que lhe estava faltando essa confiança do paiz; e onde