O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

322 DIARIO DA CAM&RA DOS SENHORES DEPUTADOS

tisar completamente a nossa divida fluctuante, julgava mesmo conveniente nem necessario amortisal-a de todo. Referia-me a uma parte, que dizia respeito á junta do credito publico, e não admira, por conseguinte, que nos mezes anteriores, de setembro, outubro e novembro, a nossa divida fluctuante fosse de 1.214:000$000 réis.

Esta verba, comparada com a de 2.169:000$000 réis, dá uma differença de 955:000$000 réis, que apresentam o acrescimo resultante do pagamento do coupon em Londres, que n'essa occasião o paiz teve de fazer.

Já o illustre deputado vê, que. Se é só n'isto que se baseia a sua indignação, não é ella, permitta-me dizer-lhe, de modo algum justificada, porque tudo se faz inteiramente nos termos das disposições orçamentaes do anno passado.

É um horror, exclamava ainda s. exa., o que nós gastâmos com as classes inactivas. Ora n'este ponto concordo eu com s. exa. A verba é realmente grande. Mas não basta dizer que é grande; é preciso saber que meios ha para diminuir ou reduzir essa despeza. Sabe o illustre deputado quaes são? É de crer que não, porque s. exa. tambem não sabe, não adivinha, nem sonha que providencias possam melhorar o estado da fazenda publica!

Pois eu digo ao illustre deputado que quando vier á camara o meu relatorio da fazenda, entre as propostas que com elle tenho a apresentar, algumas ha que satisfarão ás aspirações de s. exa., porque tendem a occorrer aos encargos das classes inactivas.

Visto que s. exa. está tão preoccupado com a despeza das classes inactivas, desde já quero dar esta consolação á alma do illustre deputado, para que volte hoje mais tranquillo para sua casa.

Quanto ao mais, s. exa. não fez senão referir-se ao incremento da riqueza publica, pondo-a em duvida; e acrescentou que, se o incremento d'essa riqueza estava só na elevação da receita do thesouro, de pouco servia isso, visto que, a par dessa elevação, decrescem os rendimentos e recursos das classes menos abastadas.

N'esta ordem de idéas perguntava s. exa.: augmento de riqueza aonde?

Qual é o facto indicativo d'ella?

Está só na elevação da receita?

E eu digo: como é que s. exa. não encontra n'essa elevação de receita, sem precisar recorrer a alguma cousa mais, symptoma algum de augmento de riqueza publica?

Então a cobrança dos rendimentos dos impostos indirectos não demonstram que as transacções mercantis se avolumam?

E este augmento não mostra mais vida, mais animação, mais riqueza do paiz?

É verdade que s. exa. disse não ter ido desde Villa Real de Santo Antonio até ao Minho, aliás talvez tivesse mudado de opinião!

O que me parece é que s. exa. o fez, embora o não queira agora declarar, não direi por uma pirraça para com o ministro da fazenda, porque não quero servir-me d'esta phrase, mas, emfim, por menos dedicação para com quem gere esta pasta.

Na sua digressão, se a fez, como creio, s. exa. devia reconhecer os largos beneficios implantados no paiz por uma lucta de ha muitos annos tenazmente sustentada, e que são o resultado da boa vontade de todos os partidos e dos patrioticos desejos de todos os estadistas; e se o illustre deputado reconheu que ha caldo magro, tambem deve ter visto que ha largas e abundantes fontes de riqueza, que ninguem póde desconhecer, e que s. exa. não podia vir ao parlamento contestar.

Nada mais notei no discurso do sr. Dias Ferreira que exija uma resposta da minha parte. Se eu occupasse o logar do sr. Fontes e ouvisse as largas explanações que o illustre deputado se propunha fazer á camara, teria do certo muito prazer de corresponder ao convite de s. exa. com uma resposta. Mas s. exa. não encontrando diante de si o sr. presidente do conselho, poz de parte todas as considerações politicas que tencionava fazer, e com magua teve de referir-se apenas á questão de fazenda.

Pela minha parte, como nada mais posso apurar, no discurso do illustre deputado, nada mais tenho a responder a s. exa.

Vozes: - Muito bem.

(S. exa. não revê os seus discursos.)

O sr. Presidente: - A ordem do dia para ámanhã é a continuação da de hoje.

Está levantada a sessão.

Eram mais de cinco horas da tarde.

Redactor = S. Rego.