O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.19

SESSÃO DE 19 DE JUNHO DE 1891

Presidencia do ex.mo sr. Antonio de Azevedo Castello Branco

Secretarios-os ex.mos srs.
José Joaquim de Sousa Cavalheiro
João de Paiva.

SUMMARIO

Dá-se conta de um officio do ministerio da guerra, satisfazendo um requerimento do sr. Pedroso de Lima,-Teve segunda leitura um projecto de lei apresentado pelo sr. Adriano Monteiro, auctorisando a camara de Aljezur a desviar uma certa quantia dos fundos de viação, para applicar á construcção de um mercado.- O sr. Jacinto Candido, por parte das commissões que têem de dar parecer sobre a lei de meios, apresenta um projecto de lei prohibindo a importação de phosphoros e a montagem do novas fabricas, para o qual pedia dispensa do regimento.- Dispensa-se o regimento, entra em discussão e é approvado.- O sr. Souto Rodrigues faz o elogio do dr. Lonreuço de Almeida Azevedo, e propõe que se lance na acta um voto de sentimento pela si a morte, levantando-se a sessão logo em seguida a approvação da ultima redacção do projecto votado.- O sr. ministro da fazenda associa-se, como deputado, e por parte do governo, ao voto de sentimento.- Associa-se ao mesmo voto o sr. João Arroyo.- O sr. Agostinho Lucio apresenta uma justificação do faltas e um requerimento do interesse particular.- O sr. Santos Viegas apresenta a ultima redacção do projecto n.°5.- O sr. EIvino de Brito associa-se, em nome dos seus amigos politicos, ao voto de sentimento, requer documentos para se habilitar a discutir a lei de meios, que acompanha de varias considerações, estranha que na commissão nomeada para estudar a remodelação das pautas e dos tratados, não esteja official nem officiosamento representada a industria agricola, e annuncia que elle e alguns collegas tratarão da questão relativa ao fornecimento de lanificios para o exercito.- O sr. ministro da fazenda declara que a industria agricola estava representada n'essa commissão por um dos homens que mais conhece os interesses agricolas do paiz.- O sr. Dias Costa requer varios documentos.-Vota-se a proposta do sr. Souto Rodrigues e levanta-se a sessão.

Abertura da sessão - As tres horas da tarde.

Presentes á chamada 56 srs. deputados. São os seguintes:- Abilio Eduardo da Costa Lobo, Adriano Augusto da Silva Monteiro, Agostinho Lucio e Silva, Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso, Antonio de Azevedo Castello Branco, Antonio Maria Cardoso, Antonio Ribeiro dos Santos Viegas, Antonio Sergio da Silva e Castro, Arthur Hintze Ribeiro, Augusto Cesar Elmano da Cunha e Costa, Augusto José Pereira Leite, Augusto Vidal de Castilho Barreto e Noronha, Bernardino Pacheco Alves Passos, Caetano Pereira Sanches de Castro, Christovão Ayres de Magalhães Sepulveda, Conde do Covo, Custodio Joaquim da Cunha e Almeida, Eduardo Abreu, Eduardo Augusto da Costa Moraes, EIvino José de Sousa e Brito, Francisco de Almeida e Brito, Francisco de Barros Coelho e Campos, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco José Machado, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Ignacio José Franco, Jacinto Candido da Silva, João Alves Bebiano, João José d'Antas Souto Rodrigues, João Marcellino Arroyo, João de Paiva, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João Pinto Moreira, João Pinto Rodrigues dos Santos, João Simões Pedroso de Lima, João de Sousa Machado, Joaquim Alves Matheus, Joaquim Germano de Sequeira, Joaquim Simões Ferreira, José de Alpoim de Sousa Menezes, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Estevão de Moraes Sarmento, José Julio Rodrigues, José Maria Greenfield de Mello, José Maria Pestana de Vasconcellos, José Maria de Sousa Horta e Costa, José Paulo Monteiro Cancella, José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso, Julio Antonio Lupa
do Moura, Luiz de Mello Bandeira Coelho, Manuel Constantino Theophilo Augusto Ferreira, Manuel do Oliveira Aralla e Costa, Manuel Vieira de Andrade, Marcellino Antonio da Silva Mesquita, Pedro Ignacio de Gouveia e Pedro Victor da Costa Sequeira.
Entraram durante a sessão os srs.: - Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto, Alexandre Maria Ortigão de Carvalho, Amandio Eduardo da Motta Veiga, Antonio Baptista de Sousa, Antonio José Pereira Borges, Fidelio de Freitas Branco, Francisco de Castro Mattozo da Silva Côrte Real, Francisco Severino de Avellar, Francisco Xavier de Castro Figueiredo de Faria, Ignacio Emauz do Casal Ribeiro, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel, José de Azevedo Castello Branco, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Joaquim de Sousa Cavalheiro, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, Luiz Virgilio Teixeira, Manuel de Arriaga, Marianno Cyrillo de Carvalho, Pedro de Lencastre (D.), Roberto Alves de Sousa Ferreira e Thomás Victor da Costa Sequeira.
Não compareceram á sessão os srs,: - Adolpho da Cunha Pimentel, Adriano Emilio de Sousa Cavalheiro, Albano de Mello Ribeiro Pinto, Alberto Augusto de Almeida Pimentel, Alfredo Cesar Brandão, Alfredo Mendes da Silva, Alvaro Augusto Froes Possollo de Sousa, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Jardim de Oliveira, Antonio José Arroyo, Antonio José Ennes, Antonio José Lopes Navarro, Antonio Manuel da Costa Lereno, Antonio Maria Jalles, Antonio Maria Pereira Carrilho, Antonio Maximo de Almeida Costa e Silva, Antonio Mendes Pedroso, Antonio Pessoa de Barros e Sá, Antonio Teixeira de Sousa, Aristides Moreira da Motta, Arthur Alberto de Campos Henriques, Arthur Urbano Monteiro de Castro, Augusto Carlos de Sousa Lobo Poppe, Augusto da Cunha Pimentel, Augusto Maria Fuschini, Barão de Paçô Vieira (Alfredo), Bernardino Pereira Pinheiro, Carlos Lobo d'Avila, Carlos Roma du Bocage, Conde de Villa Real, Eduardo Augusto Xavier da Cunha, Eduardo de Jesus Teixeira, Eduardo José Coelho, Emygdio Julio Navarro, Estevão Antonio de Oliveira Junior, Eugenio Augusto Ribeiro de Castro, Feliciano Gabriel de Freitas, Fernando Mattozo Santos, Fernando Pereira Palha Osorio Cabral, Fortunato Vieira das Neves, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Joaquim Ferreira do Amaral, Francisco José de Medeiros, Frederico de Gusmão Corrêa Arouca, Frederico Ressano Garcia, Henrique da Cunha Matos do Mendia, Jayme Arthur da Costa Pinto, João de Barros Mimoso, João Lobo de Santiago Gouveia, João Maria Gonçalves da Silveira Figueiredo, Joaquim Pedro de Oliveira Martins, Joaquim Teixeira Sampaio, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, José Antonio de Almeida, José Augusto Soares Ribeiro de Castro, José Bento Ferreira de Almeida, José Dias Ferreira, José Domingos Ruivo Godinho, José Frederico Laranjo, José Freire Lobo do Amaral, José Luiz Ferreira Freire, José Maria Charters
23