O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 269 )

O Sr. Presidente: — Aqui está na Acta appro-vada pelos Srs. tal qual como eu acabo de dizer.

O Orador: — Eu não estou discutindo coín V.Ex.a; se V. Ex.a quer entrar na discussão deve descer desse logar; eu estou discutindo com a Camará, não e' corn V. Ex.*

O Sr* Presidente: — O Sr. Deputado refere-se a um facto meu ; e preciso que eu lhe responda.

O Orador:—Sr. Presidente, eu entendo, que se queriam que houvesse uma só discussão que corn-prehendesse os dous Artigos, dispensassem a discussão especial ; mas o que se pediu não foi isso , •foi que se dispensasse a discussão da generalidade.

Por tanto, Sr. Presidente, a Camará vote corno quizer; nós não combatemos a deliberação da Camará , não fazemos outra cousa mais do que protestar desta maneira contra os resultados dessa decisão: mas^o facto e que V. Ex.a não pôde por forma alguma dispensar a discussão do Artigo C2.° sem uma nova votação da Camará. (Apoiados).

O Sr. Rebello Cabral: — Eu tinha pedido a palavra sobre a Ordem, porque eu e que tinha feito o Requerimento que deu principio a esta discussão ; corno porem não me chegou a palavra em razão dos Requerimentos qne se hão feito, lambem pedi a palavra para um Requerimento, e principiarei notando a inconveniência que ha em se fazerem protestos contra as resoluções da Camará.... .

O Sr. /ívila:—Ninguém faz protestos; isso foi uni desafogo.

O Orador:—Mas desafogo^ que não tolera o Regimento. .

Sr. Presidente, quando eu apresentei, o meu Requerimento, e o sustentei de passagem, o illus-tre Deputado que acaba de fallar, e que .invocou agora o meu testemunho, o qual eu ve>,u dar lendo as suas próprias palavras , disse (Leu) .... ué impossível separar na discussão o drtigo \.° do 2.9.... nós não podemos discutir o Artigo" 1." sem discutir o 2.°« .... ; c foi por islo .e pelo mais que então se disse que S. Ex;* não se oppoz direitamente ao meu Requerimento ou Proposta. O Sr. Castello Branco tinha pedido a palavra para impugnar a minha Proposta.; mas depois que ouviu a explicação que eu dei, cedeu da palavra, porque conveiu corn a minha Proposta. Por tanto, Sr. Presidente, eu creio que nenhuma dúvida pôde haver de.que estiveram em discussão os Artigos 1.°, e 2.°, porque quasi todos faltaram mais do 3.° do que sobre o 1.°, nem podia deixar de ser assim segundo a observação do Sr. Ávila , porque em verdade era preciso ver primeiramente qual era a importância e necessidade das medidas que se mencionavam no Artigo Q.°, e sem isso não se podia decidir se se devia, na conformidade do Artigo i.°, conceder o bilL de indemnidadcr, ou a amnistia ou perdão pedido pelo Governo. E isto o que V. Ex..a poz ern discussão, e, senão no rigor do Regimento, no rigor do meu Requerimento, e.da approvaçào que lhe deu aXJamara— Depois das explicações dos Srs. Deputados eu entendo que se deve pôr ter-rno a este incidente; porque WEx.% e a Cornara sabe que a discussão abrangeu tanto o. l .* como o Q.° Artigo — a Acta assim o menciona — contra a Acta não se reclamou — a Acta ejim documento vivo, que dispensa o ser consultada a Gamara. Entretanto para que senão diga que a deci-VOL. 1."—JANEIRO — 1843.

são da Camará foi menos explicita e justa, è não se proteste contra e!la , eu desejaria, e até mesmo requeiro que se consulte a Camará sobre se quer rectificar a sua votação' sobre a minha Proposta, ou antes se a sua decisão sobre estar discutida a matéria a requerimento do Sr. Deputado Barros, comprehendeu os Artigos l .* e 2.°—-Èis o modo franco de acabar o incidente (dftoiados, Apoiados).

O Sr. Presidente: —- Como se requereu que a votação fosse nominal, vai proceder-se á chatnad.i para a votação. Os Srs. que concedem o bili de in-demnidadc na forma do Artigo 1.° dizem ápprovot e os que não concedem dizem rejeito.

O Sr. Silva Cahral: — V. E x.* dizúos que concedem o bill de indemnidade ha forma d<_ de='de' do='do' dizendo='dizendo' rigorosamente='rigorosamente' alguém='alguém' virá='virá' rio='rio' faz='faz' como='como' dizrn='dizrn' outra='outra' dizer='dizer' ap-provam='ap-provam' matéria='matéria' _1.='_1.' que='que' no='no' porquede='porquede' questão='questão' l.='l.' appro-vou='appro-vou' artigo='artigo' dizem='dizem' desta='desta' se='se' rejeito='rejeito' ponha='ponha' ex.='ex.' não='não' mas='mas' sr='sr' _='_' tag0:_='_:_' a='a' á='á' necessa='necessa' estava='estava' os='os' fórrna='fórrna' e='e' maneira='maneira' é='é' j='j' approvo='approvo' o='o' p='p' votação='votação' artigo.='artigo.' rejeitam='rejeitam' v.='v.' tudo='tudo' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_'>

O Sr. Presidente: —^ Isso vem a ser a mesma cousa. (Apoiado) apoiado.)