O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 123 —

ORDEM DO DIA.

Eleição de um Membro que fallava para completar a lista quintupla donde Sua Magestade ha de escolher o Presidente, e vice-Presidente.

Entraram na urna 78 listas, das quaes 5 brancas e 1 irregular; maioria absoluta 40; mas como era 3.º escrutinio e bastava a maioria relativa, saíu eleito:

O Sr. Roussado Gorjão, com.........35 votos.

ELEIÇÃO DE SECRETARIOS.

Entraram na urna 77 listas, 4 brancas, maioria absoluta 39. Saíram eleitos:

Os Srs. Custodio Rebello de Carvalho, com 58 votos. José Tavares de Macedo.........41»

O Sr. Rebello de Carvalho: — Agradeço muito á Junta Preparatoria a honra que me fez elegendo-me Secretario; mas peço licença para apresentar algumas considerações, em virtude das quaes espero que ella me concederá a escusa deste cargo.

Sr. Presidente, eu tenho sido Secretario da Camara todas as vezes que a ella hei vindo como Deputado: servi na longa Sessão das Côrtes Constituintes de 1837 a 1838, que durou quatorze mezes; na Sessão das Côrtes Ordinarias que se lhes seguiram em 1839, que durou oito ou nove mezes; na Sessão de 1840, e na Sessão do anno passado. Não me parece muito conforme com as regras da justiça distributiva, que havendo como ha tantos Collegas meus que me excedam em intelligencia e capacidade para bem exercerem este cargo, seja eu sempre o escolhido e preferido: se o logar é bom e offerece vantagens, devem ellas ser repartidas por mais alguem; e se pelo contrario em vez de vantagens o logar não traz comsigo senão um grande augmento de trabalho, e outras cousas que o tornam penoso, tambem não é justo que recaia sempre em um mesmo individuo.

Repilo os meus agradecimentos á Junta pela honra que me fez; e peço que em vista do que acabo de dizer, ella se digne conceder-me a escusa do cargo de Secretario.

E pondo-se logo A votação este Requerimento, foi unanimemente denegada a escusa.

O Sr. Presidente: — Sinto muito, por parte do Sr. Custodio Rebello, a votação que acaba de ter logar, mas estimo-a sobremaneira pelo interesse da Camara. (Apoiados)

O Sr. Santos Monteiro (Sobre a ordem): — Mando para a Meza um Parecer da 2.1 Commissão de Verificação de Poderes sobre o diploma do Sr. Deputado eleito pelo Circulo da Guarda, Joaquim Manoel da Fonseca Castello Branco.

É o seguinte:

Parecer: — O Sr. Joaquim Manoel da Fonseca Castello Branco, Deputado eleito pelo Circulo 22.º da Guarda, apresentou o seu diploma, o qual a commissão julga legal, sendo por isso de parecer que o mesmo Senhor deve ser proclamado Deputado da Nação Portugueza.

Sala da Commissão, em 29 de Janeiro de 1853. — Elias da Cunha Pessoa. — A. J. C. Lousada. — V. F. de Novaes. — Carlos Bento. — Santos Monteiro.

Foi logo approvado — E em seguida proclamado Deputado o Sr. Castello Branco.

ELEIÇÃO DE VICE-SECRETARIOS.

Entraram na urna 71 listas, 3 brancas; maioria absoluta 38. Sairam eleitos:

Os Srs. Costa e Silva, com............63 votos.

Conde da Louzã..............46»

O Sr. Presidente: — A Deputação que ha de apresentar a Sua Magestade a lista quintupla, é composta dos seguintes Srs.:

José de Pina Freire da Fonseca.

Conde da Louzã.

Bartholomeu dos Martyres Dias e Sousa.

Basilio Alberto de Sousa Pinto.

Antonio de Azevedo Mello e Carvalho.

Antonio Pereira da Silva Sousa e Menezes.

João Carlos do Amaral Osorio. A Meza não sahe ainda a hora em que Sua Magestade Se dignará receber a Deputação, e por isso os Srs. Deputados serão avisados em suas casas da occasião em que isto ha de ter logar. Está levantada a Sessão. — Eram tres horas da tarde.

O 1.º REDACTOR

J. B. Castão,

N.º 21.

20.ª SESSÃO PREPARATORIA 1853

EM 31 DE JANEIRO

PRESIDENCIA DO SR. ROUSSADO GORJÃO, DECANO

Chamada: — Presentes 69 Srs. Deputados. Abertura: — A meia hora depois do meio dia. Acta: — Approvada.

O Sr. Presidente: — Antes da leitura do expediente, vou dar a palavra ao Sr. Mello e Carvalho, como Presidente da Deputação encarregada de apre

sentar a Sua Magestade a lista quintupla, por isso que o mesmo Sr. Deputado quererá dar conta da maneira como a Deputação cumpriu a sua missão.

O Sr. Mello e Carvalho: — A Deputação encarregada de apresentar a Sua Magestade a lista quintupla, para a escolha de Presidente e Vice-presidente da Camara, cumpriu esta honrosa missão á hora que lhe foi designada.

A Junta ficou inteirada.

EM 31 DE JANEIRO.