O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

• ÍN.°20
SESSÃO DE 23 DE MARCO DE 1860
u
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DTAS E SOUSA
- (José de Mello Gouveia SECRETÁRIOS OS SRS.
(João Cardoso Ferraz de Miranda
Chamada—presentes 61 srs. deputados.
Entraram durante q sessão—os srs. Moraes Carvalho, Braamcamp, Lacerda (Antonio), Azevedo e Cunha, Coutinho c Vasconcellos, Correia Caldeira, Dias de Azevedo, Antonio Feio, Avila, Barros e Sá, Fontes, Roballo de Azevedo, Serpa Pimentel, Pinto Carneiro, Sousa Azevedo, Xavier Palmeirim, Xavier da Silva, Abranches, Ferreri, Cyrillo Machado, Ramiro Coutinho, conde da Torre, Custodio de Faria. Cypriano da Costa, Garcia Peres, Silva Cunha, Faustino da Gama, Folque, Fortunato de Mello, F. J. da Costa e Silva, Costa Lobo, Pulido, Batalha, Soares Franco, Posser, Magalhães Lacerda, Pereira de Carvalho e Abreu, Silva Andrade, Gomes de Castro, Mártens Ferrão, Mello c Minas, Fonseca Coutinho, Rebello Cabral, Aragão, Sousa Machado, Noronha e Mcuezcs, Mamede, Coelho de Carvalho, Pinlo de Magalhães, Lobo dc Avila, Infanto Pessanha, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Figueiredo dc Faria, Feijó, Sá Vargas, Casal Ribeiro, J. M. da Costa c Silva, José Horta, Silveira e Menezes, J. P. A. Nogueira, Justino dc Freitas, Freilas Branco, Sampaio Júnior, Penetra, Peixoto, Pinto Martins, Jacomc Correia, Pitta, Moraes Soares, Nogueira Soares, Pinlo da França, Thiago Horta, Thomas de Carvalho, Ferrer, Blanc (Viriato), visconde dc Pindella c visconde de Portocarrcro.
Não compareceram— os srs. Affonso Botelho, Arrobas, Couto Monlciso, Telles dc Vasconcellos, Pinlo Coelho, C. J. Nunes, Bivar, Paiva Pinlo, F. M. da Costa, Bicudo Correia, Chamiço, Sequeira Pinto, Mello Suares, Almeida Pessanha, Dias Ferreira, Pacheco, Lacerda (D. José), Aboim, Rebello da Silva, Camara Leme, Mendes de Vasconcellos, Almeida Júnior, marquez de Sousa Holslein c Silveira Moniz.
Abertura—á meia hora da tarde.
Acta — approvada.
Não houve correspondência.
EXPEDIENTE
A QUE SE J)E!1 DESTINO PELA MESA REQUERIMENTOS
Requeiro que, pelo minislerio do reino, seja remeltido a esta camara o ollicio n.° 61, acompanhado da copia da acla da 13." sessão da junta geral do dislricto dc Braga, acerca das aguas thermaes do mesmo dislriclo, a que se refere a porlaria
de 18 dc junho de 1853. = Gaspár Teixeira de Sousa de Magalhães Lacerda.
Foi remeltido ao governo.
Osr. D. Rodrigo de Menezes: — Sr. presidente, mando para a mesa uma representação da communidade do convento de Santa Marília d'esla cidade, em que pede a esta camara que torne em lei um projecto que já fui discutido n'esta casa, para sc prorogar o praso para a conversão em litulos de divida publica dos padrões que possuem pertencentes á camara municipal. Já houve dois projectos relativos a este objecto, e nunca chegaram a ir á outra casa do parlamento, em consequência das diversas dissoluções que lêem havido; e por isso nenhum d'elles chegou a ser lei do eslado. Eu mando para a mesa a representaçãu, c uma proposta renovando a iniciativa do projeclo de lei da legislatura passada, que proroga por mais seis mezes o praso para a conversão de vários titulos de divida publica, nos quaes se coniprchendem aquelles a que se refere esla representação.
Tambem mando para a mesa uma representação da camara municipal de Villa Nova de Famalicão, a qual representa a esla camara, contra uma supplica qne lhe foi dirigida para a desannexação da freguezia de Penedomc, d'aquelle concelho.
Sr. presidente, a divisão administrativa corresponde a ludo mais que existe entre nós. Porém esle mal será ainda aggravado, se se principiar a dar importância ás supplicas de díf— rentes pessoas interessadas na desannexação de uma ou outra freguezia; c porlanto é assumpto que deve merecer todo o cuidado da camara. Esla representação é dc toda a justiça, e eu espero que seja tomada cm consideração, c rejeitada a representação em contrario.
Sr. presidente, por esla occasião não posso deixar de fazer ainda uso da palavra para outros objeclos, por isso que a sessão não se abre senão depois do meio dia, e fecha-se ás quatro horas, e não ha tempo para se tratar de differentes negócios, nem para se alcançar a palavra antes da ordem do dia.