O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 20
SESSÃO DE 25 DE MAIO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
SECRETÁRIOS OS SRS.
José de Mello Gouveia
Luiz Albano de Andrade Moraes
Chamada—presentes 93 srs. deputados.
Entraram durante a icssão—os srs. Balduino, Alves Martins, Lacerda (Antonio), Azevedo e Cunha, Arrobas, Fontes, Pinheiro Osorio, Pinlo de Albuquerque, Santos Lessa, Serpa Pimentel, Pinto Carneiro, Sousa Azevedo, Abranches, Ramiro Coutinho, Pinlo Coelho, C. J. Nunes, Rebello de Carvalho, Diogo Forjaz, Garcia Peres, Silva Cunha, F. F. de Mello, F. J. da Costa e Silva, Costa Lobo, Bicudo Correia, Chamiço, Posser, Pereira de Carvalho e Abreu, Silva Andrade, Gomes de Castro, Mártens Ferrão, Ferraz de Miranda, Aragão, Mamede, Lobo d'Avila, Sousa Pinlo Baslo, Figuei redo de Faria, J. M. de Abreu, Casal Ribeiro, José Horta, Rojão, Silveira e Menezes, Nogueira, Luiz Albano, Rebello da Silva, Teixeira de Sampaio Júnior, Azevedo Pinto, marquez de Sousa Holslein, Pinlo Martins, Pedro Roberto, Pitla, Moraes Soares, Nogueira Soares, Pinto da França e Thomas de Carvalho.
Não compareceram — os srs. Correia Caldeira, Dias de Azevedo, Gonçalves dc Freitas, Folque, Barroso, Paiva Pinto, Pulido, Noronha e Menezes, Maia, Dias Ferreira, José Estevão e Lalino Coelho.
Abertura—um quarto depois do meio dia. Acta—approvada.
DECLARAÇÕES
1.*—Do sr. Azevedo Pinto, de que não compareceu á sessão de hontem por motivo justificado.
A camara ficou inteirada.
2.*—Do sr. Çancella, de que não pôde comparecer á sessão de hontem por motivo justificado. A camara ficou inteirada.
3.*—Do sr. Aboim, de que faltou á sessão de hontem por motivo justificado.
A camara ficou inteirada.
4.'—Do sr. Cyrillo Machado, de que o sr. Garcia Peres não pôde comparecer á sessão de hoje e talvez a mais algumas. A camara ficou inteirada.
5.*—Do sr. João José de Azevedo, de que não compareceu ás sessões de 21, 22"e 23 por motivo justificado. A camara ficou inteirada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIOS
1.°—Do ministério das obras publicas, declarando que já
foram remettidos á camara os documentos pedidos pelo sr. Henriques Secco, que deram motivo á portaria de 9 de novembro do anno passado, sobre a direclriz da estrada entre Coimbra e o Ceira. Para a secretaria.
2.'—Do mesmo ministério, acompanhando tres relatórios das inspecções feilas ultimamente ás obras publicas em andamento nos districtos do Porlo, Braga e Vianna, satisfazendo assim a um requerimenlo do sr. Plácido de Abreu.
Para a secretaria.
REPRESENTAÇÕES
1.*—Da camara municipal do concelho de S. Vicente, na ilha do Funchal, pedindo que se mantenha a prohibição da entrada de vinhos portuguezes na ilha da Madeira.
Foi á commissão de vinhos.
2."—Dos cidadãos contribuintes do concelho da Guarda, contra as medidas financeiras apresentadas pelo governo. Foi á commissão de (atenda.
EXPEDIENTE
A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA REQUERIMENTO
Requeiro que seja remettida á commissão de obras publicas a representação que as povoações limilrophes dos campos do Mondego dirigiram á camara dos srs. deputados na sessão de 1858 contra a carta de lei de 12 de agosto de 1856. =-Diogo Forjas.
Foi á commissão de obras publicas.
NOTA DE INTERPELLAÇÃO
Desejo interpellar a s. ex.* o sr. minislro dos negócios da marinha e ultramar:
1.° Acerca da importação de escravos que se lem feito na ilha de S. Thomé, durante o governo do major Luiz José Pereira e Horta, como o mesmo reconhece n'uma sua correspondência publicada no jornal Rei e Ordem n.° 853 de 12 do corrente.
2.° Acerca das providencias que o mesmo governador tem tomado para evilar a continuação da referida importação e para que sejam castigados os delinquentes.