O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 31 DE JANEIRO DE 1885

Presidencia do exmo. sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios - os exmos. srs.

Francisco Augusto Florido de Mouta e Vasconcellos
Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

SUMMARIO

Tiveram secunda leitura renovações de iniciativa de differentes projectos dos srs. Bernardino Machado e Barbosa Centeno. - Teve tambem segunda leitura o projecto apresentado pelo sr. Bernardino Machado, e assignado por mais sete senhores deputados, auctorisando o governo a adquirir 500 exemplares da obra Garrett, por Francisco Gomes de Amorim, para serem distribuidos pelos estabelecimentos publicos de instrucção, escolas e bibliothecas particulares de reconhecida utilidade. - O sr. Joaquim José Alves renova a iniciativa de dois projectos de lei, um apresentado por elle em 1875, e outro pelo sr. Luciano Cordeiro em 1884, o primeiro com referencia á rcorganisação das escolas de pharmacia. e o segundo á prohibição da entrada de medicamentos de composição secreta, não incluidos na pharmacopeia portugueza. - Mandam tambem nota de renovação de iniciativa de differentes projectos os srs. Gonçalves de Freitas, Filippe de Carvalho e Borges de Faria. - Apresentam representações os srs. Garcia de Lima, dos professores de instrucção primaria de Penafiel: Filippe de Carvalho, dos pescadores de Peniche; Avellar Machado, da camara de Gavião; Arroyo, da irmandade de Nossa Senhora da Assumpção da Povoa de Varzim. - Mandam requerimentos os srs. Sousa e Silva, Joaquim José Alves, Almeida Pinheiro e Pinto de Magalhães. - Apresenta duas notas de interpellação aos srs. ministros das obras publicas, da justiça e da fazenda, o sr. Gonçalves de Freitas.

Não se entra na ordem do dia em consequencia de não poder comparecer na camara o ministerio, por motivo urgente de serviço publico.

Abertura - Ás duas horas e meia da tarde.

Presentes á chamada - 73 srs. deputados.

São os seguintes: - Lopes Vieira, Agostinho Lucio, Agostinho Fevereiro, Garcia de Lima, Albino Montenegro, A. da Rocha Peixoto, Alfredo Barjona de Freiras, Silva Cardoso, Sousa e Silva, Antonio Candido, Pereira Côrte Real, Garcia Lobo, A. J. da Fonseca, A. J. d'Avila, Lopes Navarro, Moraes Machado, A. M. Pedroso, Santos Viegas, Antonio Centeno, Pinto de Magalhães, A. Hintze Ribeiro, Urbano de Castro, Augusto Barjona de Freitas, Augusto Poppe, Ferreira de Mesquita, Pereira Leite, Avelino Calixto, Caetano de Carvalho, Sanches de Castro, Conde de Thomar, Ribeiro Cabral, E. Coelho, Fernando Geraldes, Filippe de Carvalho, Vieira das Neves. Correia Barata, Monta e Vasconeellos, Francisco de Campos, Mártens Ferrão, Matos de Mendia, Baima de Bastos, Augusto Teixeira, Franco Castello Branco, Souto Rodrigues, João Arrojo, Ferrão de Castello Branco, Ponces de Carvalho, J. J. Alves, Coelho de Carvalho, Simões Ferreira, Teixeira de Sampaio, Amorim Novaes, Avellar Machado, Correia de Barros, Azevedo Castello Branco, José Borges, Elias Garcia, Laranjo, José Frederico, Ferreira Freire, Pinto de Mascarenhas, Luiz de Lencastre, Bivar, Reis Torgal, Luiz Jardim, M. da Rocha Peixoto, Manuel de Medeiros, Aralla e Costa, Miguel Tudella, Gonçalves de Freitas, Sebastião Centeno, Vicente Pinheiro, Visconde de Ariz, Visconde de Balsemão, Visconde das Laranjeiras Visconde de Reguengos e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adriano Cavalheiro, Moraes Carvalho, Antonio Ennes, Cunha Bellem, Jalles, Almeida Pinheiro, Fuschini, Neves Carneiro, Lobo d'Avila, Conde de Villa Real, Emygdio Navarro, Sousa Pinto Basto, Goes Pinto, Estevão de Oliveira, Firmino Lopes, Francisco Beirão, Castro Côrte Real, Wanzeller, Frederico Arouca, Guilherme de Abreu, Barros Gomes, Sousa Machado. Ferreira de Almeida, Lobo Lamare, Pereira dos Santos, Figueiredo Mascarenhas, José Luciano, Oliveira Peixoto, Luiz Dias, Luiz Osorio, Manuel d'Assumpção, Marçal Pacheco, Mariano de Carvalho, Martinho Montenegro, Miguel Dantas, Pedro do Carvalho, Rodrigo Pequito, Pereira Bastos, Tito de Carvalho, e Visconde de Alentem.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Pimentel, Anselmo Braamcamp, Pereira Borges, Fontes Ganhado, Carrilho, Sousa Pavão, Seguier, Barão de Ramalho, Bernardino Machado, Cypriano Jardim. E. Hintze Ribeiro. Sant'Anna e Vasconcellos, Silveira da Motta, Costa Pinto, J. A. Pinto, J. A. Valente, Melicio, Scarnichia, Ferreira Braga, Teixeira de Vasconcellos, Ribeiro dos Santos, J. Alves Matheus, J. A. Neves, Joaquim de Sequeira, Dias Ferreira, J. M. dos Santos, Simões Dias, Lopo Vaz, Luiz Ferreira, Correia de Oliveira, M. P. Guedes, Pinheiro Chagas, Guimarães Camões, Pedro Correia, Pedro Franco, Santos Diniz, Pedro Roberto, Dantas Baracho e Visconde do Rio Sado.

Acta. - Approvada.

EXPEDIENTE

Segundas leituras

Projecto de lei

Senhores. - A obra collectiva de qualquer nação exige os esforços tenazes de cada um dos seus membros, a cada instante, mas não se emprehende e faz logo á primeira geração, leva ás vezes seculos. Para a promover, para a cumprir, é necessario atar indissoluvelmente o presente ao passado. Mal das sociedades que ignoram a sua estirpe e não dão valor ao patrimonio grangeado pelos seus maiores! Por mais que labutem, labutam em vão: poderão iniciar muito, roas não conciliem nada e ficam reduzidas a imitar, perdem o caracter, desnacionalisam-se.

É que, alem da ordem social, indispensavel para a vida simultanea dos povos, ha outra ordem social, indispensavel esta para o seu desenvolvimento successivo.

Se ambicionâmos, caminhar para o futuro com passo largo e firme, só desejâmos progredir, coordenemo-nos com os nossos antepassados, unamo-nos bem a elles. Só n'esta intimidade secular reside a consciencia, a alma da nação, a sua força. Mantenhamos vivos na nossa memoria os portuguezes preclaros que souberam concentrar era si com todo o brilho as idéas, sentimentos e aspirações da nossa patria. Portuguez de primeira grandeza foi incontestavelmente Garrett. No drama da nossa sociedade contemporanea coube-lhe um papel principal, e quem pretender represental-a ha de collocar no primeiro plano e a toda a luz a sua figura proeminente. Homem de sciencia e de letras, escriptor e orador, ministro e emigrado, soldado, elle poz ao serviço da patria todas as suas extraordinarias faculdades, fez-lhe todos os sacrificios: e é em grande parte producto seu esta civilisação que desfructâmos.

A quem o vá seguindo na sua gloriosa carreira lateja-lhe o coração com as aspirações ideaes, com as dores e com as esperanças que agitaram o paiz na primeira metade do seculo; e hão de se lhe accender e inflammar os sagrados brios do patriotismo, que ninguem sentiu melhor do que elle, nem logrou communicar mais irresistivelmente,

20