O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

obrigados a pagar licença industrial para funccionamento dos seus utensilios de lavoura, satisfazendo ao requerimento do Sr. Deputado Christiano José de Senna Barcellos.

Para a secretaria.

Do Ministerio da Marinha e Ultramar, enviando tres documentos relativos ao concurso para fornecimentos de medicamentos para a provincia de Moçambique, com destino ao Sr. Deputado Antonio Caetano de Abreu Freire, Egas Moniz.

Para a secretaria.

Do Ministerio da Marinha e Ultramar, enviando o exemplar do relatorio do Sr. Eusebio da Fonseca, sobre a fazenda do Estado da India, satisfazendo ao requerimento do Sr. Deputado Thomás de Aquino de Almeida Garrett.

Para a secretaria.

Do Ministerio da Marinha e Ultramar, enviando copias dos requerimentos, informações e despachos relativos ao medico naval Antonio José Rodrigues Braga, requerida pelo Sr. Deputado José Augusto Moreira de Almeida.

Para a secretaria.

Do Ministerio da Marinha e Ultramar, communicando que nem na Direcção Geral de Marinha nem na Administração dos Serviços Fabris existe qualquer proposta relativa á transferencia do Arsenal da Marinha para a margem esquerda do Tejo, satisfazendo ao requerimento do Sr. Deputado José Maria Pereira de Lima.

Para a secretaria.

Do Ministerio das Obras Publicas, remettendo, em satisfação ao requerimento do Sr. Deputado Antonio Zeferino Candido da Piedade, copia da inspecção á mata do Sobral, pertencente á Camara Municipal da Lousa, e nota dos calculos sobre os preços dos trigos dos mercados de Nova York, Buenos Aires e Odessa.

Para a secretaria.

Do Ministerio das Obras Publicas, remettendo, era satisfação ao requerimento do Sr. Deputado Augusto Lousã, copia do parecer do Conselho do Fomento Commercial dos Productos Agricolas, sobre o qual foi dado o despacho ministerial de 7 de março de 1908, sobre a qualidade e quantidade de aguardente que as fabricas matriculadas são obrigadas a comprar ás fabricas não matriculadas nos termos dos regulamentos respectivos.

Para a secretaria.

Do Ministerio das Obras Publicas, remettendo nota da maneira como se procedeu á vacinação em gado suino do concelho de Grandola, satisfazendo ao requerimento do Sr, Deputado Manuel de Brito Camacho.

Para a secretaria.

Do Ministerio das Obras Publicas, remettendo, em satisfação ao requerimento do Sr. Deputado José Francisco Teixeira de Azevedo, nota sobre a situação em que se encontra a associação de soccorros mutuos Novo Compromisso Maritimo de Villa Real de Santo Antonio.

Para a secretaria,

Do Ministerio das Obras Publicas, remettendo, em satisfação ao requerimento do Sr. Deputado José Julio Vieira Ramos, copia do resultado de exames a que se procedeu, por portaria de 7 de novembro de 1908, sobre os encontros da, ponte da Ribeira de Almargein, na linha ferrea de Tavira a Cacella.

Para a secretaria.

Do Ministerio das Obras Publicas, participando, em satisfação ao requerimento do Sr. Deputado João Pereira de Magalhães, que não é possivel satisfazer o pedido de que se trata naquelle requerimento, por não ter disponivel pessoal que possa encarregar-se do serviço de copias.

Para a secretaria.

Do juizo de direito da 6.ª vara da comarca de Jjisboa, pedindo a comparencia no dia 20 de abril, pelas 12 horas, naquelle juizo, do Sr. Deputado Francisco Cabral Metello, como testemunha num processo civel.

Para a secretaria.

Da Legação de Italia, agradecendo o sentimento manifestado pelo Governo Português por occasião da grande catastrophe de Messina e Regio.

Para a secretaria.

O Sr. Presidente: - Chamo a attenção da Camara para o telegramma, que vou mandar ler, dos presidentes das camaras de Lubango, Humpata e Chibia, pedindo que seja promovido por distincção o valente capitão João de Almeida em virtude dos seus valiosos serviços naquellas paragens, entre os quaes sobresae a occupação dos Dem,bos.

Enviado ás commissões de querra e ultramar.

O Sr. Presidente: - Cumpro o doloroso dever de participar á Camara o falleeimento do antigo Deputado Sr. Conde de Burnay.

Proponho por este facto que na acta da sessão de hoje se lance um voto de sentimento, fazendo-se as devidas communicações.

Julgo interpretar os sentimentos da Camara pedindo a dispensa do regimento para que a minha proposta entre desde já em discussão. (Apoiados).

O Sr. Moreira Junior: - Pedi a palavra para me associar, em nome do partido progressista, ao voto de condolencia por V. Exa. proposto.

O Sr. Conde de Paç-Vieira: -Pedi a palavra para me associar, em meu nome pessoal e no dos meus amigos politicos d'este lado da Camara, ao voto de sentimento proposto por V. Exa. pelo falleeimento do Sr. Conde de Burnay.

Fui collega de S. Exa. nesta Camara, e este facto bastava, só por si, para que eu com profundo respeito me associasse a esta manifestação.

Mas, tendo sido seu amigo durante muitos annos, não é só com respeito, mas tambem com verdadeira magua e com profunda saudade, que a esse voto me associo.

(O orador não reviu).

O Sr. Pereira dos Santos: - Em nome do partido regenerador, venho associar-me ao voto de sentimento que V. Exa. acaba de propor pelo fallecimento do Sr. Conde de Burnay.

O Conde de Burnay foi, indiscutivelmente, o homem que, durante estes ultimos trinta annos, teve maior influencia nos assuntos financeiros do país; foi, indiscutivelmente, o homem contra quem neste ultimo periodo da historia portuguesa se travaram maiores lutas e a essas lutas elle soube sempre corresponder com extraordinaria valentia. E não admira que contra o Conde de Burnay se lutasse muito, porque elle feriu muitos interesses, e alguns legitimos; exacerbou muitas paixões, algumas sem duvida inspiradas por sentimentos de patriotismo, sem que possamos negar que era verdadeiramente extraordinaria a tenacidade com que aquelle homem, com verdadeira tempera de aço, a tudo resistia.

E ainda muito cedo, porem, para se fazer a apreciação