O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

mo que S. Exa. poderá sempre contar com a nossa mais decidida dedicação e com a nossa mais completa cooperação. (Apoiados).

Tudo contribuo no momento actual para nitidamente frisar está attitude, independente das circunstancias graves, melindrosas, que sob varios aspectos atravessa a nossa patria. Dá-se a circunstancia ainda de neste Ministerio, se encontrarem alliados que respeitamos e correligionarios a quem queremos e, mais ainda, dá-se a circunstancia, de grande valor para nos todos, progressistas, que é a da actual situação politica ser presidida por um dos seus membros mais distinctos, por uma das suas individualidades mais prestigiosas. (Apoiados).

Está na tradição do partido progressista proceder sempre com lealdade e dedicação. (Apoiados). Não o faz apenas por um indeclinavel dever para com o Ministerio constituido e formado de elementos saídos do seu seio. Essa lealdade na cooperação, essa sinceridade na maneira como procura seguir a marcha do Governo que apoia, tem-se evidenciado sempre nos Ministerios de concentração monarchica.

Mas, Sr. Presidente, incita ainda, repito, a nossa devotada cooperação o facto de ser o Ministerio formado por alliados que respeitamos e correligionarios que honram a nossa facção politica, e o ser elle presidido por uma figura das mais prestigiosas do nosso partido, o general Sr. Sebastião Telles.

Leal e intensa foi a nossa collaboração prestada aos Ministerios presididos pelo notavel almirante português Sr. Ferreira do Amaral, e pelo Sr. Conselheiro Campos Henriques E leal e intensa será agora.

Não nos arrependemos do que temos feito.

O que foi o nosso auxilio ao Ministerio Amaral affirmou-o S. Exa., em palavras nobres, na Camara dos Dignos Pares, em momento em que não podiam ser detur padas as suas intenções.

No que respeita ao Ministerio presidido pelo Sr. Conselheiro Campos Henriques, foi tambem sem uma deserção, sem um desfallecimeuto, sereno e resoluto, o nosso apoio: o mesmo faremos agora. (Apoiados).

E visto que este é o ensejo de fazermos affirmações politicas, cumprimentando os actuaes Ministros, não quero deixar de frisar, em nome do partida progressista, as- minhas homenagens para com o Gabinete transacto, cuja gerencia foi curta, mas cujos patrioticos designios ficaram affirmados no respeito á lei, na justa garantia dos direitos individuaes e collectivos, e no conjunto de propostas, apresentadas umas, em via de apresentação, outras, consorciando-se todas num vasto plano, util ao país. (Apoiados)

Não quero, nem devo deixar de destacar a figura nobre do illustre chefe da situação transacta, que, muito galhardamente, com calor e convicção, defendeu sempre as providencias governativas, sem se preoccupar com a qualidade partidaria do Ministro sobre quem principalmente incidia a sua responsabilidade, e cuja nobreza de proposito! se evidenciou ainda na maneira primorosamente correcti como se houve para com a Coroa, apresentando-lhe o pedido de demissão, pura e simplesmente, ante os incidentes parlamentares, sem uma sombra de violencia exercida sobre a Camara, nem uma difficuldade criada áquella na resolução do conflicto. (Apoiados).

Ao fazer os cumprimentos ao Ministerio que se apresenta, era justo que eu prestasse as homenagens do meu respeito e da minha consideração ao Ministerio que saiu.

O actual Presidente do Conselho, chefe da situação politica presente, é uma individualidade grande no nosso partido, é uma honra do nosso exercito e é uma gloria do nosso país. É um homem cuja alta illustração não é apenas conhecida entre nós, mas tambem lá fora. É um homem cuja modéstia iguala o seu alto valor. (Apoiados).

O illustre estadista, ao apresentar o seu Ministerio, em largos traços, mostrou qual seria a sua orientação, apoiando as propostas apresentadas pelo Ministerio anterior.

Com respeito á lei eleitoral e á reforma da Constituição, tambem essa necessidade não passou despercebida ao seu sspirito, como claramente se deduz das palavras pronunciadas pelo illustre chefe do Governo. Tambem o plano da resolução do problema financeiro e economico foi apresentado.

Essa era a parte inicial do prograuima do Ministerio passado.

Esse é, como disse o illustre Presidente do Conselho, um campo vasto, uma ampla arena para se combater, orientando-se unicamente nessas questões de alto interesse publico.

E isso, effectivamente, alguma cousa que o país requer e que o pais impõe que seja a orientação de um chefe de Governo.

Nos todos, nas diversas questões financeiras, nos melindrosos problemas economicos, nas graves questões coloniaes, temos campo vastissimo em que o nosso saber se pode manifestar e em que o nosso patriotismo pode dar provas bastantes.

Esses sim, é que são os planos grandes e generosos; é isto o que o pais quer, e é a proposito d'isto que eu, em nome do partido progressista, declaro que a nossa cooperação ha de ser efficaz. A unica missão patriotica e grande é essa. (Apoiados).

A nossa industria tem se valorizado, é certo, mas encontra-se actualmente numa crise deveras aguda, em alguns dos seus ramos mais importantes, á espera de uma remodelação pautal sempre promettida, mas sempre adiada; a nossa agricultura tem-se desenvolvido deveras, não ha duvida, mas a agricultura atravessa ainda no seu ramo essencial, a viticultura, uma phase realmente aterradora. A nossa agricultura exige ainda outras providencias mais, como seja providencias relativas a tratados de commercio e outras, de forma a que o seu desenvolvimento se produza. Estes é que são os grandes problemas e é sobre elles que a nossa actividade se deve exercer - e não com, discussões estereis sobre politica,
a nossa situação financeira é deverás embaraçosa, e deve merecer os cuidados - de todos. Eu não posso comprehender que em logar de a encararmos a serio, andemos aqui a ferir-nos uns aos outros sem resultado pratico!

As nossas colonias precisam de muito e cuidadoso estudo; a situação financeira de Angola é gravissima e só poderá modificar-se com providencias beneficas daqui saídas. A crise do alcool tambem exige attenções; os problemas relativos á India, que só a hydraulica agricola pode resolver; a situação de Macau pelo caracter difficil que atravessa - tudo isto deve merecer do Governo a mais escrupulosa attenção.

Igualmente se encontra a maioria na mesma orientação: acompanhar a actual situação politica no tocante á parte financeira. A divida externa precisa ser consolidada; a tributação carece de ser remodelada por forma a haver maiores reditos para o Thesouro; o contrato com o Banco de Portugal é indispensavel que saia de bases solidas, importantes, para não succeder o que actualmente está succedendo; e devem envidar-se os mais energicos esforços para resolver os graves problemas da nossa economia. E são estes, positivamente, os pontos sobre que incidem as vistas do actual Governo, por parte do partido progressista. É neste campo que o Governo da presidencia do Sr. Conselheiro Sebastião Telles ha de ter a nossa mais accentuada, fervorosa e leal dedicação, (Vozes; - Muito bem, muito bem).

Encontram-se no Ministerio individualidades em destaque na politica e no país, notaveis pelo saber, pelos seus integros caracteres, e pelas suas bellas faculdades de trabalho, condições estas preciosissimas para a apresentação