O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(265

mara, conhece a sua urgencia, por tanto desejava............

O Sr. Presidente: - Está satisfeito o Sr. Ferreira de Castro; é a segunda parte da ordem do dia, entretanto permitta-me a Camara que eu diga que a mesa tem sido injustamente increpada por não ter ultimamente mandado imprimir a lista geral das lesirias; mas pede a justiça e até em meu abono, que eu declare que foi remettido um officio á impressão nacional para impremir a lista das lesirias com recommendação especial, e com preferencia a outro qualquer objecto, e por isso eu entendo que se deve demorar até Segunda feira a discussão desse projecto, para ver se até então chega a lista impressa.

O Sr. Tavares de Carvalho: - Eu admiro-me muito que não se imprimisse as relações das lesirias, e que se imprimisse este projecto que foi remettido depois, e que já hoje foi distribuido.

O Sr. Presidente: - É verdade que se imprimiu depois o projecto, e que já hoje foi distribuido; entre tanto eu peço ao Sr. Secretario que mande vir o officio que se remetteu á imprensa, para me justificar, pois que eu acabo de ser accusado no retardamento de um negocio que é de summa gravidade...

Vozes: - Não é necessario, não é necessario.

O Sr. José Liberato: - Sr. Presidente. É preciso que toda esta Camara saiba que não é possivel imprimir tudo ao mesmo tempo. As relações das lezirias são papeis que deitam de dezesete a vinte folhas de impressão in-folio, cuja composição é toda de algarismos, e mappas, o que dá muito trabalho aos compositores, que são poucos, e não se podem dispensar todos para este trabalho, porque o Sr. Ministro da fazenda quer o orçamento, que é uma cousa absolutamente necessaria, e que leva muito trabalho: só um papel avulso, que é pequena composição, pode imprimir-se sem fazer transtorno algum. Entre tanto assevero que a imprensa está trabalhando dia e noute, e não pode fazer mais porque não ha compositores: por tanto desejo que esta Camara conheça que se faz o mais que se pode fazer: porém que não é possivel vencer-se todo o trabalho no tempo que se deseja.

O Sr. Presidente: - A ordem do dia é, além do additamento do Sr. Leonel Tavares, o projecto n.º 149 - Depois o n.° 148. Está levantada a secção. Eram tres horas e tres quartos da tarde.

Para o Ministerio dos Negocios do Reino:

Illustrissimo e Excellentissimo Sr.- Por virtude de deliberação desta Camara, tomada em secção d'hontem, tenho a honra de remetter a V. Exa., para que sendo presente ao Governo elle a tome na consideração que merecer, a inclusa representação dos estudantes do terceiro anno juridico da universidade de Coimbra, em que se queixam de ter sido mandado ler na cadeira d'historia de legislação patria e romana, o oppositor João Pereira Forjaz de S. Payo, assaz conhecido por desaffecto ao actual sistema.

Deos guarde a V. Exa. Palacio das Côrtes, em 28 de Janeiro de 1836. - Illustrissimo e Excellentissimo Sr. Luiz da Silva d'Albuquerque - Francisco Xavier Soares d'Azevedo, Deputado Secretario.

Para o mesmo.

Illustrissimo e Excelentissimo Sr. - Tendo esta Camara approvado em secção d'hontem a inclusa indicação, por copia, sobre pedir se ao Governo, pela repartição a cargo de V. Exa., um projecto d'estatutos para se estabelecer nesta cidade uma academia de bellas artes, que em 12 de Junho de 1835 foi pela mesma repartição enviado á Commisão creada por portaria de 18 de Fevereiro do mesmo anno, assim tenho a honra de o participar a V. Exa. para sua intelligencia.

Deos guarde a V. Exa. Palacio das Côrtes, em 28 da Janeiro de 1836. - Illustrissimo e Excellentissimo Sr. Luis da Silva Mousinho d'Albuquerque - Francisco Xavier Soares d'Azevedo, Deputado Secretario.

Para o Ministerio dos Negocios da Fazenda.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Por deliberação desta Camara tomada em secção de 26 do corrente, tenho a honra de passar ás mãos de V. Exa. a inclusa copia da indicação apresentada por o Sr. Deputado Barão da Ribeira de Sabroza, ácerca dos titulos de divida publica que se passaram ao Digno Par Visconde de Villarinho de S. Romão; e rogo a V. Exa. se digne enviar-me os documentos alli pedidos para os fazer presentes na Camara.

Deos guarde a V. Exa. Palacio das Côrtes, em 23 de Janeiro de 1836. - Illustrissimo e Excellentissimo Sr. Francisco Antonio de Campos - Francisco Xavier Soares d'Azevedo, Deputado Secretario.

Para o mesmo.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Havendo esta Camara deliberado em secção de 27 do corrente sobre a indicação do Sr. Deputado João d'Oliveira, inclusa por copia, ácerca da execução do alvará de 25 d'Abril de 1818, que a mesma indicação fosse remettida ao Governo, para a tomar na devida consideração; assim tenho a honra de communicar a V. Exa. para sua intelligencia.

Deos guarde a V. Exa. Palacio das Côrtes, em 28 de Janeiro de 1836. - Illustrissimo e Excellentissimo Sr. Francisco Antonio de Campos - Francisco Xavier Soareis d'Azevedo, Deputado Secretario.

Para o mesmo.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Em virtude da indicação que nesta Camara apresentou o Sr. Deputado José Joaquim Lopes de Lima, junta por copia, ácerca dos egressos habilitados da comarca d'Aveiro, deliberou a Camara em secção de 26 do corrente, que a mencionada indicação fosse remettida ao Governo para a tomar na devida consideração, de maneira que a medida alli requerida se faça estensiva a todas as outras comarcas; o que tenho a honra de communicar a V. Exa. para seu conhecimento.

Deos guarde a V. Exa. Palacio das Côrtes, em 28 de Janeiro de 1836. - Illustrissimo e Excellentissimo Sr. Francisco Antonio de Campos - Francisco Xavier Soares d'Azevedo, Deputado Secretario.

Para o Ministerio dos Negocios Estrangeiros.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Pela primeira das indicações, inclusas por copias, terá V. Exa. logar de ver que em relação á questão da successão da Coroa portugueza, alguns membros desta Camara requereram que se peça ao Governo, que mande vir de Pariz uma certidão do auto do nascimento da Senhora Princeza Amelia, que alli tivera logar; pela segunda se requer que o conde de Lavradio declare, se quando ministro em França, em nome de S. M. F., foi convidado, ou assistiu a algum acto civil ou religioso tendente a constituir o nascimento da mesma Princeza; e finalmente pela terceira se requer que o referido conde informe ácerca de tudo que recolheu de diplomatico em Pariz, por occasião daquelle nascimento.

Sendo pois todas as sobreditas indicações approvadas pela Camara em secção de 26 do corrente; cumpre-me rogar a V. Exa. que fazendo-as presentes ao Governo, se sirva

VOLUME II. LEGISLATURA I.

34