O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ciar estas bazes, isto não e um contracto definitivo. — Ora agora ; depois de se ter feito o concurso, e havendo empresário, então lia de fazer-se um contracto, e então e que hade ser submettido ao conhecimento da Camará, para elía decidir se quer ou não a empreza; mas agora isto não e' senão um annuncio , debaixo d'esías bazes, para evitar que succeda o mesmo que acconteceu o anno passado (como V. Ex.a ha de estar certo) que se apresentaram algumas propostas, que eram uns despropósitos, e por essa razão é que a Commissão julgou que seria conveniente indicar estas bases, e eu julgo que para isto não será necessário haver segunda leitura, porque isto e' só para que os empresários tenham a certeza de que a Camará deu aucto-risação á"Commissão para isso.

O Sr. Scabra: — Sr. Presidente, eu não ffie op-porei a que se imprimissem as nossas Sessões; mas ao que àe certo me opponho, è a que se cleciàa esta questão, sem maior conhecimento, porque eu ainda estou muito em dúvida, se essa impressão se deve faser por meio de empreza, ou por qualquer outra maneira. Esta e a grande questão que ale hoje Dão vimos concluída; por tanto peço que este Parecer se dê para Ordem do dia, e que seja primei-To impresso, e distribuído, para se poder meditar sobre elle, porque entendo que sem se deliberar píimeiro, qual dos meios que temos para tornarmos públicos os nossos trabalhos, não se pode, nem se deve fazer o annuncio , porque e' decidir uma questão sem conhecimento da matéria.

O Sr. Alberto Carlos: — Creio que isto não indica de modo nenhum que hade ser por empreza : este annuncio é só para vir a adoptar-se o que for mais vantDJozo, isto é, só uma tentativa a ver se agrada alguma proposta , se agradar alguma das que se fizerem n'este sentido, acceita-se, senão, não. Nós não fazemos nenhuma obrigação, nós somente dizemos: —quem quizertomar esta empreza, desta forma pouco mais ou menos, pode apresentar-se dentro d'este praso. Ora se alguma das pró-potras for para ambos os objectos, de Impressão

^k

, vantajoza será a preferida, e se o preço convidar, então se fará o contracto, o qual ha de ser súb-mettido á app.rovação da Camará, seja de qualquer das formas que for ; e então parece-me que, nem o Sr. Deputado, nem a Gamara, se ha de op-por, porque como já disse, com este annuncio não fazemos nenhuma obrigação que ligue a Camará , é unicamente para adiantar este trabalhoe para avaliar se seTá melhor por administração ou por emir i ' J / preza : e necessário abrir o concurso , porque nos

não podemos decidir sem haver as propostas; eis-. aqui a minha idea e a da Commissão.

O Sr. Leonel: — Todos nós havemos de querer aquillo que for mais vantajoso ; porem eu não vejo que haja "outro meio para haver Diário, sériãõ por meio cTuma empreza, e quanto a mim , não tenho duvida nenhuma emapprovar as indicações da Commissão porque ella não fez senão apresentar as condições d'uma empreza, e esta não podemos nós ter, so-rn offerecer ao público essa empreza, com a declaração d'e que não resulta obrigação alguma para a Camará d'essas condições apresentadas. Ora, o que e' verdade e'que nós não temos Diário das nossas Sessões, e que e' necessário que o haja quan-

to mais depressa melhor; e se acaso o não querem, então declare-se isso, mas a havê-lo deve ser quanto antes.

O Sr. Seabra :—Sr. Presidente, debaixo do ponto de vista. ern quéencarou o^Sr. Leoíiei ests negocio, não tenho duvida em que se decida agora esta questão, na certeza de que esta proposta ha de ser trasi-da aqui, para a Anal ser decidido por nós todos, se ha de ser por empresa, ou por outro meio que nos pareça mais conveniente.

O Sr. J. A. de Magalhães:-— Sr. Presidente, se V. Exc.a propozer á Camará estas bases, taes quaes se acham redigidas, eu opponho-me a elias, porque entendo que ao menos ha de ficar semprs salva a redacção : eu na leitura que se fez desse annuncio, ouvi uma expressão que me não agradou, e julgo que ao illustre Deputado auctor da proposta também não deve agradar, e por isso referindo-me a essa expressão âesejaria que-em Jogar das palavras:^ quesenão imprimam absurdos e contradicçoes indecentes, se use .cToutra expressão ; porque eu não quero que se publiquem absurdos^ embora elles não possam ser cias-seficados de indecentes, por isso peço que ao menos se,Corrija esfa expressão.

O Sr. Alberto Carlos: — Isto, Sr. Presidente, de certo que não e' Parecer que a Commissão agora apresenta, e' simplesmente pedir licença á Camará para se fazer este annuncio, e perguntar ao publico se quer tomar esta empresa; depois, se houverem concorrentes, é que aCoiiimissão hade fazer um Parecer acompanhado de, todos os documentos necessários , e então e que me parece que a Camará deve decidir com mais conhecimeíjto.

Agora.quanto á expressão que fez menção o nobre Deputado, não tsnho duvida em que se emende, e se foi daquelle modo é porque eu entendi que e' preciso muita cautella ; eu não queria que o Redactor a titulo de corrigir, desfigurasse as falias dos Srs. Deputados, ou cortasse os seus discursos, roas isso tem remédio porque não se usa cTaquelia expressão. Mas sobre tudo, o que eu desejava era que Camará entrasse bern na ide'a da Commissão; porque isto e' só afiar d<_3 que='que' de='de' depois='depois' quaes='quaes' propostas='propostas' alguma='alguma' fazer='fazer' bem='bem' do='do' paòtíco='paòtíco' mais='mais' bases='bases' por='por' para='para' isto='isto' nera='nera' discussão='discussão' nem='nem' hâode='hâode' camará='camará' são='são' _='_' só='só' á='á' ser='ser' a='a' consequência='consequência' e='e' padec='padec' maneira='maneira' escriptura='escriptura' duas='duas' haver='haver' p='p' contracto='contracto' subroettidas='subroettidas' as='as' cocsridar='cocsridar' reguladas.='reguladas.' possam='possam' paca='paca' da='da' estas='estas'>

O Sr. Costa Cabral: — (Sobre a ordem) Sr. Presidente, se esta discussão caminhar da maneira que começou, eu vejo que não tiraremos resultado algum, delia; porque a Commissão apresentou-nos um Parecer para nós o approvarmos, ou rejeitarmos; tem-se fallado na matéria em geral, sem se tocar em ponto algum particular,, e então creio que estando nós todos concordes, em que deve haver Diário da Ca» mara, e tão concordes estamos que ate' se nomeou uina"Commissão para esse fim, parecia-me que o que devíamos era discutir esse Parecer na especialidade, e peço a V. Exc.a que consulte a Camará a este respeito, e se quer que se discuta hoje mesmo.

Assim se resolveu.

O Sr. Presidente: -—Entra em discussão o 1." Artigo.