O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

á respeito de cada um dos quatro Contractos, que celebrou com o Governo. ,

8.° Copia do Decreto, pelo qual o Governo concedeu aos Contraiu dores do Tabaco uma inderrini-saçào peio augmenío do preço do rape.

9.° Copia do Contracto efíectuado corri o B.anco para a venda de cento e tantas mil libras úe Bonds de 5 por cento, resto da somrria, que a Companhia de Credito Nacional tinha de entregar ao Governo por virtude do Contracto de 31 de Dezembro de 1841, e a importância que produziu essa venda. < .

10.° Copia das ordens rhandadas á Agencia Financeira em Londres para comprar por conta do Governo fundo» de divida externa, e qualéaappli-cação, que tem tido esses fundos; bem corrio as-despezas, que selem affectuado cotil á sua compra.

Jl.° Estado dos pagamentos das classes activas G inactivas nos diversos Districtos do Reino.

12.° — Importância dos Soldos e gratificações dos Officiaes do Exercito e Armada no mez de Dezembro de 1841, é á do ultimo mez ^ cujo pagamento esteja completo.

13.° —Importância dás Pensões é Subsídios das classes inactivas nó rriez de Dezembro de 184L

14.* — Conta da despesa effectuáda com a ultima restauração da Carta Constitucional.

15.°— Desenvolvimento da applicação , que tem tido as soturnas postas á disposição dos diversos Ministérios pelo Thesouro Publico desde, o dia J.° de Fevereiro ate' ao dia 30 de Junfio de 1842. Saladas Sessões 2 de Agoslo de 1842 —• O Deputado pela Estremadura -^ António José d'/ivila.

Ha Ires dias que pedi a palavra para pedir estes esclarecimentos; annuixio á Camará que delles tenho cjne fazer uso ria discussão da Resposta ao Discurso do Thronò, ou ^m qualquer ontra occasião ^ em que se tractern objectos de Fazenda; peço por consequência a V. Kx.a que em a t tenção ao tempo em que estive ínscripto para ler este requerimento, -Q á necessidade que tenho delles, consulte a Camará se o declara urgente.

Foi declarado urgente.

O Sr. Sintas:—Eu não pedi a palavra sobrees= 1e requerimento, pedi-a para lhe fazer um addita-mento , que eu mandarei para a Mesa. Parece-me que o Sr. Deputado entre os requerimentos que fez, pedio copia de um Decreto, pelo qual se tinha revogado uina Portaria que perrnittiú aos Contadores recebessem quotas dos rendimentos das Alfândegas, e eu em aaditamenlo peço também copia das resposta fiscaes, e de qualquer consulta do Tribunal do Thesouro a este respeito.

O Sr. Ávila : — Eu approvo esse additamento. Eu não pedia o processo, mas estimo muito que el-lê venha , e estimaria que o Governo mandasse os processos a respeito de vários documentos que eu peço.

O Sr. Sifnás: — ~Ea peço só a respeito deste requerimento que fallei, as respostas fiscaes, e a consulta do Thesouro, e peço quê este additamento sê declare lambe rir urgente.

O Sr. Gavião: — Eu também quero fazer urn ad-í ditainento a este requerimento , o qual vou mandar para a Mesa, e peço tarnbem a sua urgência.

O Sr\ Presidente:—Vão ler-se os addilamentos dos Srsj Simas e Gavião;

ADDITAMENTO : _— 'Requeira etri additamento âà requerimento do Sr. Deputado Ávila , que pedia a copia do Decreto, que ordenou que os Contadores de Fazenda recebessem quotas dos rendimentos das Alfândegas, que entrassem nos seus cofres, que se peçam todas ás Respostas Fiscaes, eqdulquer Consulta do Tribunal do Thesouro, que o precederam. — Simas, d. Líbano. •

ADDITAMENTO:—Requeiro que se peça ao Governo que diga a esta Camará, se existem reclamações para pagamento de quantias emprestadas á Regência instalada em Torres Novas, para o restabelecimento da Carta em 1837, e a importância, que se pede. —-Gavião.

J^ão havendo quem tna is pedisse a palavra f o am postos seguidamente á votação o requerimento do Sr. Ávila, e os additamentos dos Srs. Simas, e Ga-vião, e f oram appravados.

ORDEM DO DIA. Kleição de Commissoes.

G Sr. Presidente: — Segue-se a eleição da Corel» ínissão de Estatística ; as lintas devem conter 7 no-tiles.

Corrido o escrutínio vereficou-se terem entrado na urna 80 listas, das quaes foram inutilisadas 10 por està-rem ern branco, e â irregulares — e ficaram eleitos com a maioria absoluta

Os Srs. Pereira de Vilhená com.......61 votos.

Fefreri......................60

D. João d'Aze vedo. é. é....... 60

Baptista Silva Lopes.......... 60

José' Cardoso Braga...........59

Pessanha .................... 58

Gavião ......................53

Ò Sr. Gualberto Lopes:—Eu creio; Sr. Presi« dente, que a Commissão de Poderes está tractando das eleições de S. Tiionié, e Príncipe; e pára rne-ihor poder concluir os seus trabalhos, mando para a Mesa o meu Diploma, pelo qual mostro que fui eleito por áquella Provinda; mando-o para a Mesa j e rogo a V. Ex.a o queira mandar á Coinmissão.

G Sr. Presidente:—Vai ser remèltido â Commissão respectiva. — Agora segue-se a eleição,da Commissão de Guerra que deve ser composta de 7 Membros.

G Sr. Sihd Cabral: — Os objectos importantes, de que essa Commissão tende oeeupar-se, não podem deiiar de ser conhecidos por toda a Camará, è então eu propunha que o mesmo que se fez a respeito da Commissão de Fazenda, se fizesse a respeito desta; isto é, que fuêse de 9 Membros eiii Jogar de ?i

Asam se resolveu-

O Sr. Presidente: — Enião as listas devem conter 9 nomes. , .

O Sr. José Esievâoi—Declaro que se estivesse presente, quando se. consultou a Carneira, se adrnit-tiá á discussão o Projecto do Sr Mosioho d^Vlbu^ querque | votava qde se adinittisse.

O Sr. Presidente : — E' melhor o Sr. Deputado fazer essa declaração amanhã* visío ser esse o estilo da Casa.

O Orador: -^-EHa está feita, agora insiram-na na acta, quando quízerem.