O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 271 )

N/21

Cessão fce 26 t>e Janeiro

1843.

Presidência do Sr. Gorjão Henriques.

-Chamada. — Presentes 72 Srs. Deputados.

Abertura,— Eram três quartos depois do meio dia.,

*4cta—Apptovada sem discussão.-• CORRESPONDÊNCIA.'

Um,Officio:—Do Sr. José'ígnacio de Sousa AU buquerque, participando que por doente não comparecia na Sessão de hoje. — A Camará.ficou inteirada, ' . •*-

O Sr. í^asboncdlos e Sá:—Pedi a palavra para mandar para a Mesa a seguinte:

'T"\ w ^

DECLARAÇÃO DE VOTO. — Declaro que se hontetn estivesse presente, approvaria o bill d* indemnidade. Sala da Camará, 26 de Janeiro de 1843. — Vas-concellos e Sá.

O Sr. Serrão Felloso : — Declaro que se tivesse assistido á Sessão de hontem, volaria a favor dos dous Artigos do Projecto de Lei, que concede o bill d"indernnidade ao Governo. Sala das Sessões-,

em 26 de Janeiro de 1843. — P. da F. Serrão Vel-loso.

Mandaram-se lançar na Acta ambas -estas decla» rações.

Foi introduzido na Sala, com as formalidades do costume^ o Sr. Deputado eleito pelo Collegio Klei-toral dá Província dos Açores , Luiz d1 Almeida Menezes e Pasconcellos , que prestou juramento , e tomou assento.

O Sr. Presidente • — A Ordem do Dia pára amanha e' primeiramente a palavra para explicações; depois as eíeiçôes de Goa , em seguida o Projecto n.° 13 sobre as habilitações dos Âlurnnos das Escolas Medico-Cirurgicas do Porto e de Lisboa , e por ultimo leitura de Pareceres -de Cottimissôes. A Camará vai resolver-sè em Comrnissôes. Esta levantada a Sessão. — /ira uma hora da tarde*

O REDACTOR , JOSÉ BE CASTRO FREIRE DE MACEDO*

N •

i>e 27 í*e Jaimr.0

1843.

Presidência do Sr. Gorjão Henriques.

hamada—Presentes 83 Srs. Deputados.

Abertura—Urn quarto depois do meio dia.

Acta. — A pprovada.

CORRESPONDÊNCIA.

Um officio do Ministério da Marinha e Ultramar:— Kemeltendo uma nota authentica da população das Províncias denominadas das Novas Con-quislas da Jndia, que havia sido requerida pelo Sr. Deputado Moura Coutinho.—«4* Secretaria.

Outro do mesmo Ministério : —• Respondendo ao officio de 28 do corrente desta Camará, participando que ficam expedidas as ordens necessárias a fnn de que o Capitão de Mar e Guerra, Presidente do Conselho de Guerra, feito ao Sr. Deputado Celestino Soares, faça entregar imrnediatarnente os processos que requisitou á Secretaria desta Camará.— Inteirada.

• Outro do Ministério da Justiça: — Participando em cumprimento do Requerimento do Sr. Deputado Júlio Gomes, que não se havendo tomado por aquelle Ministério medida alguma ^extraordinária , ou Legislativa na ausência das Cortes, nenhumas informações se mostram nos termos de ser enviadas á Camará.—Inteirada.

Outro do Sr. Deputado , Martinho Quesado : — Participando que a sua demora em comparecer na, Camará, era motivada por motivos urgentes. — /«-teirada.

Outro do Sr. Deputado pelo Douro, José Soares Barbosa da Cunha: — Participando que a sua demora e falta na Camará é produzida por moléstia. — Inteirada.

Uma Representação da Camará e mais Cidadãos do Concelho da Filia d"Atkouguia: — Apresentada pelo Sr. Presidente ; pedindo que a Camará.tome em consideração uma Representação reroettida em 1841 na qual se pede a re-organisação do seu antigo Concelho.— A' Commissão d'Estatística.

Outra da Camará Municipal de Serncmcelhe: — Apresentada pelo Sr. Presidente, pedindo que se adopte o Projecto de Lei sobre estradas, apresentado pelo Sr. Mousinho. — ^ Commissâo d*Administração Publica.

Outra da Camará Municipal d* A mar ante : —• Apresentada pelo Sr. Chrispiniano, pedindo que se não venda o Convento de S. Gonçalo, e que se destine a outros usos.— A' Commissão de Fazenda.

Outra da Camará Municipal de Fronteira,: — Apresentada pelo Sr. João Bernardo de Souza, pedindo que se adopte o Projecto das estradas apresentado pelo Sr. Mousinho. — A' Commissão d1 Administração Publica*

Outra da mesma Camará:—Também apresentada pelo Sr. João Bernardo de Souza, pedindo a ex-tincção do Contracto das Saboarias. — A% Commissâo de Fazenda. ,

Outra de vários Fabricantes de papel: — Apresentada pelo Sr. Xavier da Silva , em que pede uma reforma nas Panfãs no artigo == Papel.^= A^ Commissão de Fazenda. ,

SEGUNDAS LEITURAS.

(Leu-se na JlTesá o seguinte)